...

Estudar e Trabalhar na Austrália: o guia completo!

Está pensando em Estudar e Trabalhar na Austrália mas não sabe quais sãos os gastos que você terá? Neste post te detalhamos todos os valores! Nos acompanhe.

Para quem quer fugir das rotas tradicionais de intercâmbio de inglês como os Estados Unidos, a Inglaterra e o Canadá, a Oceania tem se tornado o destino ideal para aliar o tempo de curso com a oportunidade de trabalhar. 

Nesse continente, a Austrália é a opção mais procurada e desejada por estudantes que saem do Brasil em busca de novas experiências pessoais e oportunidades profissionais.

Se você é um desses intercambistas que já escolheu ou ainda está em dúvida se a Austrália pode ser seu destino de estudo e trabalho, confira aqui tudo que você precisa saber sobre trabalhar e estudar na Austrália antes de arrumar suas malas e pegar seu voo para o outro lado do globo!

Por que estudar e trabalhar na Austrália é uma ótima opção?

A Austrália é um dos destinos favoritos dos brasileiros para estudar inglês e passar uma temporada de grande experiência no exterior por dois motivos: 

1) Seu clima ameno, que se assemelha ao da nossa terra natal (alguns dizem até que a Austrália é o Brasil que deu certo, com lindas paisagens e belezas naturais) e ter a oportunidade de viver em um país desenvolvido. 

2) Outro ponto que faz da Austrália um país atrativo para estudantes estrangeiros é a permissão para trabalhar legalmente enquanto realiza o curso de inglês.

Mesmo que os preços das passagens aéreas sejam mais altas que outros destinos de intercâmbio de inglês, tudo é compensado devida a sua excelente infraestrutura, cidades planejadas, organizadas e seguras, além do povo australiano que recebem intercambistas com grande carinho e respeito.

Qual visto devo obter? E quais os documentos necessários para sua emissão? 

passaporte

Estudar e trabalhar na Austrália não é uma tarefa muito difícil e, visto que essa é uma prática permitida pelo governo australiano, é cada vez maior o número de intercambistas que opta por morar no país. 

A oportunidade de estudar e trabalhar em solo australiano vai depender do tipo de visto que você obtém ao sair do Brasil:

  • Visto de turismo: indicado para turistas estrangeiros que vão ao país com objetivo turístico ou também é aplicado para estudantes que desejam realizar um intercâmbio de inglês em até 12 semanas (3 meses). Com esse visto não é permitido nenhuma forma de trabalho. O valor é de AU$145. 
  • Visto de estudante: qualquer estudante matriculado em cursos de língua ou profissionalizante com mais de 14 semanas e com carga horária mínima de 20 horas semanais recebe, automaticamente, o direito de trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas. No período de férias, o estudante pode trabalhar até 40 horas semanais.

Caso o estudante tenha um companheiro, é possível levá-lo como dependente. Basta que este encaminhe ao Departamento de Imigração igual documentação exigida do estudante. 

Nessa qualidade, o companheiro terá direito a trabalhar nos mesmos termos que o estudante, exceto se este for mestrando. Nesse caso, não há limite de horas de trabalho para o companheiro. O valor desse visto é de AU$620 para o estudante e de AU$460 para o dependente.

Importante: para conseguir seu visto com tranquilidade, é essencial que você se organize e solicite o visto com, pelo menos, 2 meses de antecedência da data da viagem.  

Documentos necessários para emissão do visto de estudante

  • Formulário 956A;
  • Cópia da carteira de trabalho;
  • Cópia colorida das páginas do Passaporte;
  • Carta custeio;
  • IR;
  • Comprovante Escolar e/ou Carta de Licença do Trabalho;
  • Passaporte (observar a validade, se está com uma folga de, no mínimo, 6 meses) e RG; 
  • Seguro de saúde obrigatório (OSHC);
  • CoE: confirmação da sua matrícula em instituição de ensino; 
  • Certificado do seu último grau de escolaridade no Brasil ou onde for;
  • Extratos bancários;
  • Últimos 3 contra-cheques ou holerites ou pró-labores ou DECORE (se empresário) ou RPA (se autônomo);
  • Comprovação financeira de AU$ 1650 por mês de permanência no país;
  • Carta de intenções: aqui você deve explicar, em inglês, digitado, o porquê da sua escolha e quais foram suas motivações para realizar um intercâmbio na Austrália. Ela deverá ser assinada por você. 
  • Exame Médico (após a aplicação do visto)

Preciso de alguma autorização para trabalhar na Austrália?

Com o visto de estudante em mãos, o brasileiro que pretende trabalhar em terras australianas deve também estar atento à possíveis licenças ou certificados que precisa obter para atuar em determinados mercados. Separamos abaixo os principais certificados exigidos por contratantes na Austrália:

  • RSA (Responsible Service of Alcohol): este certificado é exigido para cargos que trabalham diretamente com a venda de bebidas alcoólicas, como garçons, atendentes de bottle shops e similares. Ele pode ser retirado com a realização de um curso online. O certificado varia de acordo com cada estado, portanto, fique atento para obter o correto.
  • RCG (Responsible Conduct of Gambling): este é o certificado que deve ser emitido para todos os funcionários que atuam em estabelecimentos que lidam diretamente com o mercado de aposta e jogos, como cassinos, por exemplo.
  • Senior First Aid: esse é um certificado exigido para quem vai trabalhar em serviços de cuidado com crianças e idosos, consiste em um curso de primeiro socorros.
  • White Card: esse certificado é legalmente exigido na cidade Queensland. Com ele é permitido trabalhar na área de construção e para quem pretende atuar na obra de canteiros sem escolta.

Vale lembrar que nem todos os empregadores exigem uma certificação, entretanto, para entrar no mercado competitivo e ter a possibilidade de ganhar salários maiores e melhores, ter uma certificação pode ser o diferencial para a sua profissão. 

Outra dica é estar sempre atento, pois pode ser que as licenças e certificações mudem de acordo com cada estado australiano. 

Qual a melhor cidade para estudar e trabalhar na Austrália?

sydney-bay
Sydney,  Austrália

A Austrália tem diversas cidades com excelentes opções para estudar e trabalhar, e algumas cidades se destacam por ser mais receptivas com estudantes estrangeiros, dentre elas estão BrisbaneMelbournePerthSydney e Gold Coast. Outras cidades menores e menos procuradas, como CairnsSunshine Coast, também são excelentes opções para ter uma experiência diferente e mais econômica.

Sydney é a maior cidade do país e conta com praias maravilhosas, uma atmosfera moderna, típica de cidade grande. O clima durante o ano varia de 8ºC a 29ºC por lá, e o custo de vida é um dos mais altos da Austrália. Para trabalho, a cidade oferece vagas nas mais diversas áreas. 

Melbourne é outra cidade grande, porém está situada no sul do país, portanto, conta com temperaturas mais baixas (inclusive durante o verão). É o centro cultural da Austrália e foi eleita diversas vezes como a melhor cidade para se viver no mundo! Ótima para quem busca trabalhar na área gastronômica e em escritórios. O custo de vida de Melbourne é alto, porém não tanto quanto Sydney. 

Brisbane, capital do estado de Queensland, é uma cidade não litorânea, próxima a Gold Coast e Sunshine Coast, cidades com praias maravilhosas. O custo de vida por lá é médio e, por ser um importante centro econômico, é ótima para trabalho e/ou estudo. 

Mudando para o outro lado do país, lado oeste, temos a cidade de Perth. Com clima tropical e estações bem demarcadas (verão muito quente e inverno beirando 8ºC), Perth é grande, porém tranquila. O custo de vida por lá é médio para alto. Hotelaria e construção civil são áreas de trabalho em ascendência. 

Gold Coast é a cidade que respira surf. Praias maravilhosas e um estilo de vida leve e tranquilo descrevem muito bem a cidade. Essa cidade é ótima se você busca trabalhar em locais como restaurantes, bares e hotéis. 

Já se seu foco é encontrar um trabalho mais formal, na área financeira por exemplo, melhor optar por Brisbane ou Sydney. O custo de vida é médio, e o clima é bom durante o ano todo, com um frio razoável no inverno. 

Por outro lado, saindo dos grandes centros, temos as cidades de Sunshine Coast e Cairns. Sunshine Coast é uma cidade situada no estado de Queensland, próxima a Brisbane, e conta com uma população de 350 mil habitantes. É uma cidade típica de praia, jeito mais relaxado e tranquilo, com um custo de vida médio para baixo. As temperaturas variam de 14ºC a 32ºC durante o ano. 

Cairns, no norte do país, é o ano todo. Cidade pequena, com cerca de 150 mil habitantes, ela tem um custo de vida baixo. Assim como Gold Coast e Sunshine Coast, Cairns é uma opção para quem pretende trabalhar em bares e restaurantes. 

Como encontrar emprego na Austrália e quais são as vagas mais fáceis? 

Encontrar emprego na Austrália é uma tarefa que demanda dedicação como em qualquer outro lugar do mundo – afinal, o emprego dos nossos sonhos nunca vai bater à nossa porta se não corrermos atrás. 

Por isso a recomendação para quem quer encontrar uma boa oportunidade de trabalho no país é preparar o currículo e bater nas portas das oportunidades.

As vagas de emprego mais tradicionais para estudantes estrangeiros na Austrália são encontradas em diversos setores na áreas de varejo, turismo, vendas, hotelaria e serviço.  

Uma boa alternativa para conquistar um trabalho é utilizar sites na internet que direcionam para vagas de emprego no país como o Career One, o My Career, o Seek, e o Gumtree, ou simplesmente ficar atento aos murais do campus onde estará estudando, quase sempre utilizam o quadro de aviso para anexarem vagas de emprego. 

Já para quem gosta de navegar nas redes sociais, a dica é acompanhar grupos no Facebook direcionados ao público brasileiro. Lá sempre há pessoas postando oportunidades para jobs freelancer. 

Qual o salário pago para trabalhar na Austrália?

Como já citamos, o visto de estudante permite que este trabalhe 20 horas semanais durante o período letivo,  40 horas para o período que o estudante estiver de férias. O salário oferecido para estudantes varia de acordo com o trabalho e o nível de inglês apresentado. O Salário mínimo na Austrália é AU$ 18,93 a hora. O pagamento do salário é geralmente feito por semana ou quinzenalmente. 

Nível básico: trabalhos como ajudante de obras, limpeza e lavador de pratos, por exemplo, são boas opções. A hora nessas modalidades vale uma média de 20 dólares, portanto, por semana, é possível tirar cerca de AU$400.

Nível intermediário: garçom, bartender e cozinha são áreas geralmente abertas para quem possui um nível de inglês intermediário. O valor da hora gira em torno de 24 dólares, totalizando uma média de AU$480 por semana. 

Nível avançado: chef de cozinha, gerente, assistente e vendedor são ótimas áreas. O valor da hora aqui é mais elevado, em torno de 30 dólares, sendo possível tirar uma média de AU$600 por semana. 

Se você já apresenta um diploma de graduação e também tem uma boa fluência na língua, é possível, ainda, obter uma oportunidade de trabalho no seu mercado de atuação, recebendo salários mais atrativos correspondente ao sua área profissional. 

O que significa TFN?

TFN é o nome dado para Tax File Number, o seu número de registro para trabalhar de maneira formal no país. A emissão do TFN é indispensável para qualquer tipo de trabalhador em terras australianas, visto que ele será usado para fazer o recolhimento do Imposto de Renda do trabalhador, que poderá ter parte resgatada por você ao voltar para o Brasil.

A emissão desse número é feita online e a entrega é realizada no endereço selecionado por você, em um prazo máximo de 30 dias.

Qual o custo de vida na Austrália?

O custo de vida na Austrália varia muito de uma cidade para outra. Já citamos isso no tópico “Qual a melhor cidade para estudar e trabalhar na Austrália?”, porém aqui iremos detalhar um pouco melhor. Observação: assim como o salário é pago semanalmente ou quinzenalmente, os gastos aqui demonstrados serão descritos por semana. 

Passagem aérea

Os valores de passagem aérea para a Austrália vão variar de acordo com o período do intercâmbio, duração e câmbio. Confira a seguir uma média dos valores:

passagem-australia
Fonte: Google Flights

Aluguel

O aluguel será o seu maior gasto na Austrália, e ele varia muito de acordo com o tipo de acomodação que você escolher, bem como a localização. Você pode escolher ficar em casa de família ou dividir casa com outras pessoas, por exemplo. Albergue, geralmente, é o que menos compensa. 

Ao pesquisar acomodação para alugar na Austrália, tenha em mente que o valor irá variar de acordo com a região e com a própria acomodação. O valor médio de aluguel de um quarto duplo ou triplo em casa compartilhada é AU$ 800.

Vale a pena dar uma olhada nos grupos do Facebook direcionados para brasileiros, pois lá diariamente pessoas estão procurando por pessoas para dividir apartamento. 

Já nas escolas, o valor médio da acomodação é de AU$ 400 por semana.

Outros gastos dentro de casa

Às vezes, além do aluguel propriamente dito, é exigido do inquilino participação na divisão de contas da casa (como luz, água, internet e gás), porém há muitos lugares que esse valor já está incluso no aluguel. 

Esse ponto é um pouco diferente dos demais, porque o valor não é calculado por semana, mas sim por trimestre – a luz na Austrália é paga a cada 3 meses. Uma média, por mês, de gastos com luz, água, internet e gás, é de AU$80. 

A média de gasto com internet mobile é de AU$ 75 por semana.

Transporte

O gasto médio individual com transporte público na Austrália, por semana, é de AU$50. Este valor pode variar de acordo o trajeto. O país tem uma ótima estrutura de transporte, com ar condicionado e MUITA pontualidade. Uma dica é fazer o cartão de estudante, ele dá um belo desconto nas passagens! 

Alimentação 

Nesse tópico iremos falar estritamente sobre gastos no supermercado. O valor médio por semana que uma pessoa gasta no supermercado na Austrália é AU$75

Aqui vão duas dicas de ouro: o homebrand e o half price

O homebrand é quando o mercado tem a sua própria marca, e isso torna o preço do produto menor que os demais da prateleira. 

A outra dica de supermercado para Estudar e Trabalhar na Austrália é o half price. Toda vez que você for no mercado na Austrália, algum item estará pela metade do preço, e a dica é: aproveite! Se o seu desodorante ou biscoito favorito estiver pela metade do preço em determinado dia, compre mais de uma unidade, pois o preço pela metade não dura por muito tempo no mesmo produto.  

Veja também: Quais são as comidas típicas da Austrália?

Qual o custo de um curso na Austrália?

Os valores dos cursos irão variar de acordo com a cidade e com a carga horária por semana escolhida. Abaixo, selecionamos algumas opções de escolas, com média de valor de R$ 1.100, na Austrália: 

  • EC Brisbane ou Gold Coast 
  • EC Melbourne ou Sydney: 
  • Kaplan Perth
  • Lexis Sunshine Coast
  • OHC English Cairns

Você pode visualizar todas as opções de escolas, cursos e valores clicando aqui!

Essas sobre como Estudar e Trabalhar na Austrália informações te ajudaram a compreender melhor como funciona  estudar e trabalhar na Austrália? Ótimo!

Escolha agora o melhor curso na Austrália clicando aqui! São preços direto da escola, sem taxa adicional e com suporte 5 estrelas durante todo o intercâmbio. Acesse agora!

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor