...

Transporte na Nova Zelândia: como se locomover no país?

Conheça como é o transporte na Nova Zelândia e saiba andar pelo país sem precisar de carro!

A Nova Zelândia é conhecida como a terra dos esportes radicais, isso porque o país possui diversas opções de lazer que são diferentes das convencionais. É possível pular de bungee-jump, saltar de paraquedas e muito mais.

Mas como se locomover pela cidade e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer?

No artigo de hoje vamos ajudar você a entende como é o transporte na Nova Zelândia e como se locomover neste país!

Conheça as opções de transporte na Nova Zelândia

Para começar, podemos dizer que há grande diversidade de transporte na terra dos kiwis. Em cidades menores é possível se locomover caminhando ou fazendo passeios de bicicletas, opção que é mais econômica, saudável e ajuda o meio ambiente.

Além disso, há a possibilidade de se utilizar carros, pois têm o aluguel mais barato e proporcionam comodidade e tranquilidade para o viajante.

Lembre-se, contudo, de que a mão utilizada no país é a inglesa. A sua carteira de motorista não é o único documento que você precisa se preocupar no momento da viagem. É preciso providenciar a tradução dela ou a Permissão Internacional para dirigir, PID.

O transporte público na Nova Zelândia é de qualidade, tem segurança e costuma ser pontual. Os moradores costumam dizer que a tarifa é alta, ainda assim se desfruta de boas condições.

As opções de transporte público são ônibus, trens e barcas. Vamos entender agora como eles funcionam nas principais cidades do país!

Transporte em Wellington

O ônibus na capital neozelandesa funciona de maneira diferente da que costumamos ver no Brasil. Você paga de acordo com o trecho que você percorre, o que significa que pessoas que fazem distâncias maiores pagam valores mais altos.

No geral, a passagem em Wellington inicia-se em NZ$ 1,71, mas se for pegar o ônibus desde o aeroporto é possível que você pague mais caro, cerca de NZ$ 4,20.

No caso dos trens e balsas, a regra do custo em relação ao deslocamento permanece. Dê uma olhada nos valores de tickets aqui.

Para tornar sua viagem mais tranquila você pode comprar bilhete com múltiplas viagens, assim não precisa se preocupar em recarregar a todo momento. Há opções de recargas individuais, diárias ou mensais.

Transporte em Christchurch

Bonde na cidade de chrischurch na nova zelândia

Christchurch está localizada na Ilha Sul da Nova Zelândia.

Por não ter muitas ladeiras, é comum encontrar bastante pessoas se deslocando em Christchurch utilizando bikes.

Com o Metrocard, é possível pagar NZ$ 1,25 pela passagem de ônibus, e sem ele o valor vai para NZ$ 1,80. Dá para economizar uma grana ao comprar passes diários, semanais ou mensais.

Além disso, utilizando o ônibus se chega a várias regiões, como Waikuku Beach, Rangiora e a própria região de downtown.

Caso seu objetivo seja apenas turistar, tome um dos ônibus amarelos que são gratuitos e passam por locais relevantes. Dá também para utilizar um bonde que foi restaurado, e por apenas NZ$ 25 faz uma rota bem interessante.

A Nova Zelândia também conta com os tradicionais bondes, que passam pelos principais pontos da cidade. O passeio custa NZ$ 25 por pessoa.

As balsas também estão entre as opções de transporte para Christchurch na Nova Zelândia. Pelo preço de NZ$ 12,40, por exemplo, é possível ir a Diamond Harbour.

Como se pode ver até agora, o transporte na Nova Zelândia é completo e atende bem as cidades. Mas como é a malha em Queenstown? Veja a seguir!


Veja também: Quanto custa um intercâmbio na Nova Zelândia?


Transporte em Auckland

Auckland é uma das maiores cidades da Nova Zelândia e seu transporte funciona de maneira bastante eficiente.

O sistema de pagamento é o mesmo para os ônibus, porém eles não possuem catracas e é preciso validar o cartão no momento do embarque. Caso o usuário haja de má fé não efetue o pagamento, pode pagar uma multa de até NZ$ 50,00.

Se não possuir o cartão, não se preocupe, a passagem pode ser paga diretamente ao motorista, visto que eles não têm alguém que exerça a função de cobrador.

Entretanto, utilizar o cartão é uma boa, já que ele pode proporcionar descontos e ainda permite que você faça viagens gratuitas no ônibus City Link, que faz rotas circulares no centro da cidade.

A recarga mensal é feita para cada região específica, sendo que a cidade é dividida em três regiões. Caso queira que seu cartão seja válido para uma região, o valor é de NZ$ 140, para duas NZ$ 190 e para todas, NZ$ 250.

Nos pontos de ônibus é possível ver informações em relação a horários e rotas das linhas, alguns têm letreiro eletrônico informando que horas o próximo carro passa ou se está atrasado.


Veja também: Saiba tudo sobre Auckland!


Além do ônibus convencional, é possível utilizar a linha que faz a rota do aeroporto até a cidade de Auckland e utilizar o ônibus turístico que passa por diversos pontos e monumentos.

Em relação ao uso de trens, também são cobrados por trecho percorrido; os tickets precisam ser validados antes de realizar o embarque e podem ser comprados ou carregados em máquinas da estação. Com o cartão At Hop, o valor do trem inicia em NZ$ 0,50 e pode chegar a NZ$ 12,20

No caso das barcas, elas são acessadas por cartão e levam para algumas ilhas que só são acessadas por via marítima. O valor desse tipo de transporte varia de acordo com o destino; veja os valores detalhados aqui

 

Transporte em Queenstown

Uma boa opção é utilizar o cartão Gocards na cidade de Queenstown; com ele se paga NZ$ 2,00 e é possível trocar de ônibus gratuitamente no intervalo de 30 minutos.

Para os viajantes que preferem pagar em dinheiro, o custo da viagem fica NZ$ 5. A vantagem de se locomover por Queenstown é que, diferente das outras cidades citadas, não se paga por trecho, mas a tarifa é fixa. Para utilizar os táxis aquáticos para atravessar o braço Frankton, o valor é de NZ$ 9.

Transporte na Nova Zelândia: completo e eficiente

Como você pôde perceber, o transporte na Nova Zelândia não decepciona. Com opções de ônibus, barcas e trens, é possível fazer viagens tranquilas e seguras. Inclusive para intercidades, há opções de carros compartilhados e ônibus do tipo hop-on e hop-off.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse país, comece a planejar seu intercâmbio para lá! A Nova Zelândia é um ótimo país para estudar e se tornar fluente em inglês. Além disso, por lá, você poderá trabalhar para arcar com seu custo de vida!

A Fluencypass pode te dar todo o suporte para essa jornada e não cobramos taxa de agência ou tarifas surpresas. Somos uma empresa transparente que já fez o sonho de muitas pessoas se tornar real, agora chegou sua vez!

Faça seu orçamento online e totalmente gratuito com a gente:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor