...

10 passos para o seu intercâmbio ser um sucesso

Que tal conhecer 10 passos para seu intercâmbio ser um sucesso? Sabemos que não basta apenas embarcar para o exterior, se você não ter disciplina, pode acabar voltando ao Brasil com o mesmo nível de inglês. Mas com esses passos tudo pode ser diferente!

Pra começar, sabemos que fazer intercâmbio é o sonho de todos os brasileiros. Isso porque, essa é uma experiência única de vida.

Quem faz um intercâmbio dá uma guinada financeira, cultural e de auto conhecimento. Por isso, a decisão de fazer um intercâmbio também exige que você se organize e planeje corretamente sua estadia no exterior. Assim, você desfruta ao máximo dessa oportunidade!

Como dissemos, para ajudar você ter êxito, organizamos o 10 passo para seu intercâmbio ser um sucesso. Aqui você vai encontrar itens que vão ajudar nas tomadas de decisões mais importantes na hora de morar em outro país. Confira abaixo!

1 – Defina seu objetivo ao realizar um intercâmbio

Para começar o intercâmbio com o pé direito, o que manda é a motivação.

Neste momento você precisa definir um motivo para agir com força de vontade e em direção ao seu objetivo.

Você já definiu seu objetivo?

Por exemplo… melhorar o seu currículo para conseguir aquele emprego dos sonhos.

Poder se comunicar em outra língua.

Pode ser viajar para seu país dos seus sonhos e se comunicar com fluência.

Ou mesmo conhecer pessoas das mais variadas nacionalidades.

A sua motivação para realizar o intercâmbio vai tornar tudo mais fácil de ser alcançado.

2 – Defina quanto vai investir na experiência

Não podemos esquecer que o intercâmbio tem seu investimento, ou seja, dinheiro envolvido! Por isso, um bom planjeamento prevê isso nos primeiros passos para o seu intercâmbio acontecer.

Aqui, você pode tomar dois caminhos:

  • Definir extamente o quanto você quer usar nesta experiência e buscar opções que caibam no seu orçamento.
  • Escolher a experiência que combina com você e encontrar formas de pagá-la, seja economizando dinheiro, parcelando no cartão, boleto etc.

Por isso, é importante avaliar quanto tempo vai ficar fora do país, qual tipo de curso e até mesmo o destino que vai escolher. Não se esqueça que seu dinheiro é que vai definir até onde você pode ir!

Além disso, para ter um orçamento mais maleável, você também pode pensar em destinos com opção de trabalhar e estudar.

Caso ainda não tenha definido o destino, confira o nosso comparador de destinos clicando no botão acima👆👆👆

3 – Quanto tempo você pode dedicar ao intercâmbio?

Convide seus amigos para começarem a aprender inglês

Definir o tempo que você vai passar fora do país é um cuidado importante que deve no passo a passo para seu intercâmbio ser um sucesso. Afinal, isso depende de muitos fatores!

Por exempo, se você trabalha, o período de férias é ideal para fazer cursos menores. Além disso, você pode negociar uma liberação com seu empregador para passar um período maior se dedicando aos estudos.

Já para quem sair do trabalho recentemente ou está estudando, o melhor mesmo é investir um tempo maior nessa experiência.

Por isso, que definir o tempo é essencial! A partir dessa decisão você escolhe o tipo de curso que você vai fazer e o seu destino que vai receber você.


Veja mais: tudo que você precisa saber intercâmbio 2021?


4 – Defina quando você pode fazer essa viagem

A data que você vai viajar para o intercâmbio também é muito importante para as decisões que você vai tomar.

Dependendo da data você poderá optar por destinos que oferecem experiências completamente diferentes de clima, ritmo da cidade e até opções de aluguéis e moradia.

Em Malta, por exemplo, de janeiro a abril os valores são bem mais baixos do que na primeira e no verão. Isso porque as férias escolares na Europa acontecem em julho.

Por esse motivo, defina uma época do ano para viajar e assim continue seu planejamento.

5 – Escolha seu país de destino

Com todas as informações acima em mãos e já definidas, chegou a hora de escolher o país de destino!

Na pesquise dos locais que atraem você considere pontos como:

  • Clima.
  • Possibilidade de trabalhar.
  • Opções de curso.
  • Receptividade para estrangeiros.
  • Oportunidade para visitar locais próximos.
  • Vida noturna.
  • Custo de vida.

Além disso, aqui na Fluencypass temos diversas opções de intercâmbio clique na figura e conheça mais sobre cada um deles:

6 – Escolha o curso que você vai fazer

Chegou a hora de definir o tipo de curso que você realizará. A partir daqui, o ideal é pensar nos pontos a seguir:

  • Quanto tempo você terá disponível para realizar o curso: um mês, três meses, seis meses ou um ano.
  • Para curtos períodos vale a pena considerar países que não precisam de visto e possuem inglês como língua nativa.
  • Quantas horas por semana você está afim de estudar?
  • Defina se o curso será de inglês tradicional, o chamado General English. Você ainda pode fazer um curso voltado para negócios ou cursos específicos para certificações TOEFL, IELTS etc.

7 – Escolha o tipo de acomodação ideal para você

Depois disso, é hora de encontrar a acomodação para o seu intercâmbio. Abaixo você pode ver algumas das características principais de cada acomodação e qual pode combinar contingo:

  • passsos para seu intercâmbio

Avalie bem todas as opções disponíveis no país e cidade que você escolheu como destino do intercâmbio e faça a escolha mais adequada para seu conforto, experiência e orçamento.

Você pode conferir o preço das acomodações de diversas escolas para o seu intercâmbio após selecionar o curso desejado, faça seu orçamento personalizado aqui.

8 – Avalie se você precisa de Seguro Viagem

A contratação do seguro viagem é uma das etapas obrigatórias em alguns países que são destinos tradicionais do intercâmbio.

Em países como a Austrália e a Irlanda, por exemplo, o intercambista não é obrigado a pagar pelo seguro particular. Ainda assim, deve contratar o seguro governamental, que garante acesso ao hospital público do país.

Por isso é importante conferir qual tipo de seguro o seu destino considera obrigatório e contratá-lo imediatamente.

Mesmo que o país não obrigue você a contratar um seguro, vale a pena ter essa cobertura para o seu período de intercâmbio.

Isso porque, internações e atendimentos particulares no exterior podem ser muito caros. Alguns chegam a $50.000,00 por poucos dias de internação. Optar por não ter um seguro saúde internacional é colocar em risco sua condição financeira e saúde, caso você tenha possíveis problemas de saúde fora do país.

9 – Pesquise os valores de passagens aéreas

Chegou o momento de encontrar as passagens aéreas! Nesta etapa, o estudante tem duas opções:

Passagens na tarifa comercial

Costuma ser a mais barata e a mais fácil de encontrar, devido ao grande número de promoções das companhias aéreas.

Entretanto, tarifas comerciais só permitem mudança de data do voo após pagamento de uma taxa de alteração e da diferença tarifária entre as passagens, caso exista.

10 – Não se esqueça de avaliar o visto

Nos destinos mais tradicionais de intercâmbio de inglês, é preciso ter visto para estudos. Entretanto, isto não significa que a regra vale para todos os locais que você escolher.

Por isso, antes mesmo de comprar sua passagem, vale a pena pesquisar se o seu destino exige a emissão de um visto de estudante para entrada no país.

Não se esqueça também que, mesmo nos países em que o brasileiro não precisa aplicar visto de estudante, o visto pode ser obrigatório para quem pretende passar um período maior no país.

Além disso, para quem pretende trabalhar durante o intercâmbio, é preciso ver a necessidade de retirar um visto de trabalho e quais são as regras envolvidas.

Depois de conferir os 10 passos para seu intercâmbio ser um sucesso, você está pronto para começar a organizar seu período fora do país. Então, conte com a Fluencypass para tornar isso realidade!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor