...

Novas regras do Visto de Estudante Australiano

Estudantes que pretendem estudar na Austrália devem ficar mais atentos com as regras de visto em 2016. À partir do dia 01 de julho de 2016, as regras para obtenção do visto de estudante australiano irão mudar, deixando, de acordo com o governo local, mais justo e prático o processo de obtenção para a permissão de estudos no país e melhorando a qualidade de ensino para estudantes estrangeiros.

Para que essa mudança não te pegue de surpresa, preparamos um artigo completo para você, sobre as novas regras do visto de estudante australiano e tudo que você deve se saber, à partir de julho deste ano, para obtê-lo. Confira!

As novas regras do visto de estudante australiano

A Austrália, apesar da longa distância do Brasil, é atualmente um dos destinos mais procurados por intercambistas, principalmente devido ao visto de estudante australiano possibilitar trabalhar legalmente e ainda levar dependentes.

Entretanto em julho desse ano, entra em vigor uma série de mudanças que vão atingir diretamente todos os estudantes estrangeiros, inclusive os brasileiros: as novas regras do visto de estudante australiano.

O governo australiano afirma que a mudança de regras para a obtenção do visto de estudante no país tem como objetivo tornar mais “sustentável” o processo de crescimento do setor de educação internacional na região, visto que cada vez mais alunos, de todos os cantos do mundo, buscam realizar o intercâmbio na Austrália. Essas medidas também visam tornar esse processo de liberação de visto mais justa com aqueles estudantes que, realmente, tem como objetivo se dedicar aos estudos em solo australiano e a melhorar o nível de qualidade de ensino nas escolas australianas.

As principais mudanças para o visto de estudante australiano

As regras do visto de estudante australiano mudaram em muitos aspectos – os quais detalharemos abaixo:

Subclasse

O candidato a estudante na Austrália podia, antes dessa nova regra, se candidatar a oito subclasses diferentes de visto de estudo no país. À partir de agora essas subclasses se unificaram em apenas duas que, de acordo com o governo local, simplificarão mais o processo:

  • Subclasse 500: Esse será o visto de estudante liberado para qualquer tipo de estudante que vai ao país, independente do tipo de curso que irá realizar (de línguas, graduação, ensino médio, etc);
  • Subclasse 590: Visto obtido por tutores, familiares ou guardiões do estudante.

Ainda nesse cenário, outro mudança que vai acontecer, é no processo de aplicação do visto, que antes, era feito em “paper application” (aplicação em papel). Em julho todo esse processo será feito online, direto pela imigração, mas que continuam sendo avaliados pela embaixada australiana em Brasília.

Curso

O governo australiano agora também estará atento ao tipo de escola que o candidato ao visto estará matriculado para fazer seu curso de inglês.

Para elevar a qualidade de ensino na Austrália e o nível das escolas, o governo está fazendo um processo de filtro mais rigoroso nas instituições que precisam emitir o COE – Confirmation of Enrollment (confirmação para obter o visto australiano), as que estão no perfil se mantém no cadastro da imigração enquanto outras estão sendo tiradas por não se enquadrarem nesse padrão. Com isso, somente as escolas com certificação do governo é que permitirão ao estudante obter um visto de estudo australiano, por isso, antes de realizar sua matrícula em qualquer escola, será importante conferir quais delas tem “aval” do governo local.

[cta id=’3715′]

Algumas das escolas cadastradas no processo de imigração australiano são:

E muitas outras que você pode conferir clicando aqui! Você pode também conferir a lista completa acessando o site do governo direcionado para assuntos relacionados ao visto.

Uma das novas regras que será implementada no próximo mês afeta principalmente os estudantes que pretendem transferir de curso dentro da validade do visto. Agora, só será permitido a transferência de cursos caso ocorra uma progressão acadêmica, ou seja, o aluno passará de um nível baixo para um nível mais alto.  

As novas regras do visto de estudante australiano, também trazem mudanças significativas em relação a comprovação de renda durante o período do estudante em território australiano.

Para identificar os estudantes que deverão comprovar renda disponível durante toda sua estadia no país, o governo se certificará do resultado de calculo que será feito à partir do cruzamento de dois dados importantes: o nível de risco do país de sua nacionalidade com a nota da escola onde pretende estudar. Com base nessa confirmação, a imigração julgará se é necessário ou não o demostrativo financeiro e se for, qual o valor exato o estudante deverá ter em conta para realizar seus estudos na  Austrália .


Para aqueles que se candidatam ao visto unificado e precisam comprovar renda, será obrigatório realizar uma comprovação financeira, para conseguir se sustentar no país por um período mínimo de 12 meses. Cada estudante (e seu responsável) terão que apresentar um comprovante de renda de valor mínimo de AUD$19.830,00 e AUD$1.652,50 referente a um mês, esse valores também sofreram um pequeno aumento nas novas regras. Caso tenham cônjuges ou parceiros, este valor é acrescido de AUD$6.940 e, caso tenha filhos, mais AUD$2.970,00.

Essa comprovação de renda tem como objetivo provar para o governo australiano que o estudante tem plenas condições de se manter no país para se dedicar aos estudos.

 

Nível de Inglês

A comprovação do nível de inglês é mais uma das exigências do visto de estudante australiano à partir de julho de 2016. Essa comprovação, que deverá ser apresentada por meio de aprovação em testes de proficiência como o T
OEFL e IELTS, e só é dispensada nos seguintes casos:

  • Cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Irlanda;
  • Estudantes com mais de 5 anos de estudo na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e Irlanda;
  • Estudantes que vão ingressar em cursos de inglês no país;
  • Estudantes que vão cursar o High School Full Time;
  • Estudantes que irão realizar cursos de Pesquisa e Pós Graduação;
  • Estudantes formados em cursos de inglês (até dois anos antes da aplicação do visto australiano) com nível Senior Secondary e Certificate IV.

Como solicitar esse visto de estudante australiano?

Para solicitar o visto australiano basta acessar a página oficial da Austrália e realizar a inscrição no processo – tudo feito agora via online. Todos os comprovantes necessários podem ser enviados via upload no sistema disponível no site do setor de imigração do país. Vale lembrar que mesmo esse processo se tornando online, toda documentação continua sendo avaliada pela embaixada australiana localizada em Brasília.

Mesmo com as novas regras que serão implementadas à partir do próximo mês, a Austrália ainda continua sendo uma excelente opção, principalmente pelas oportunidades que o visto de estudante australiano oferece.

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor