...

Intercâmbio Estudo e Trabalho: O que você precisa saber

Estudar fora do país é uma grande oportunidade para aprender um pouco mais outra língua e também aumentar a experiência cultural que você vai ter. Mas e se fosse possível fazer um intercâmbio com estudo e trabalho ao mesmo tempo, você optaria por essa oportunidade?

Se a sua resposta é sim, esse artigo foi feito pra você! Vamos apresentar aqui a oportunidade de fazer um intercâmbio com estudo e trabalho, quais são suas vantagens e como participar de um programa com esses objetivos. Boa leitura!

O que é o programa de intercâmbio estudo e trabalho?

O intercâmbio estudo e trabalho nada mais é do que um programa que une a oportunidade de fazer um curso de inglês fora do país, com a possibilidade de trabalhar e ganhar um dinheiro para bancar a sua viagem, ou para investir em outras finalidades quando retornar ao Brasil.

Não são todos os países de língua inglesa que permitem essa oportunidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, porém boas opções podem ser encontradas em agências de intercâmbio especializadas nesse tipo de programa.

A grande vantagem de se optar por fazer um intercâmbio de estudo e trabalho é, sem sombra de dúvidas, garantir um aprendizado extra, atuando como um profissional de um mercado específico fora do seu país.

Como funciona o intercâmbio estudo e trabalho?

Para poder fazer um intercâmbio estudo e trabalho é preciso, primeiro, encontrar uma agência que ofereça esse serviço, assim ela te auxiliará a encontrar as melhores escolas de inglês para o seu objetivo, a escola por sua vez será responsável por avaliar seu inglês e te direcionar para o estudo, ficando o trabalho como sua responsabilidade, já que terá o visto para poder trabalhar.

As agências ainda exigem do aluno que tire o visto de estudo e trabalho, atuando legalmente no país de destino.

A grande maioria das agências recomenda, para conseguir uma vaga nesse tipo de programa, inglês em nível intermediário e conclusão do Ensino Médio, já que o inglês é indispensável  para se comunicar durante a rotina de trabalho e a formação colegial para garantir uma vaga na área de seu interesse.  

Os países que oferecem esse tipo de oportunidade são a Austrália, a Nova Zelândia e a Irlanda. Nesses países é possível conseguir oportunidades de trabalho em setores como serviços e hotelaria (os campos com mais oportunidade para estrangeiros), administração, tecnologia da informação, engenharia e marketing (que exigem pré-requisitos como experiência profissional ou formação na área) ou estágio não remunerado (que é uma oportunidade para poder se desenvolver profissionalmente, sem visar o lucro).

 

Vale lembrar que de acordo com as leis de cada País, para realizar o intercâmbio estudo e trabalho, a duração mínima do curso deve varia de 14 semanas até 1 ano de curso, podendo ou não renovar quando acabar o contrato. Procure a agência que ofereça as melhores condições de acordo com suas necessidades.

Estudar e trabalhar no intercâmbio torna o programa mais caro?

O programa de intercâmbio trabalho e estudo não é considerado mais caro do que as outras oportunidades para intercambistas, mas existe sim uma diferença de valores. Como em qualquer outro tipo de intercâmbio, muitos são os fatores para influenciar no valor total de um intercâmbio, tais como destino, escola, duração do curso, visto e outros.

Para exemplificar cotamos e comparamos de uma agência de intercâmbio, dois tipos de programa de intercâmbio: o de idiomas geral e o trabalho e estudo. Concluímos então:  

  • Programa Trabalho e Estudo na Austrália, 6 meses aproximadamente R$ 23.000,00*
  • Programa Curso de Idioma Geral na Austrália, 6 meses aproximadamente R$ 19.000,00*

Como podemos perceber a diferença entre os dois valores para o mesmo período de tempo é relativamente baixa.

Outra questão que devemos salientar, é o que o aluno deve fazer uma lista com as vantagens e desvantagens de trabalhar durante o intercâmbio, pois muitos intercambistas escolhem o intercâmbio com trabalho e estudo pensando em recuperar o dinheiro investido, mas esquecem que a remuneração do trabalho é só uma ajuda de custo e que possivelmente tirará o tempo livre para fazer novas amizades, conhecer mais a cidade e até deixar o cansaço atrapalhar na sala de aula, como sempre temos vantagens e desvantagens.

Atente-se! Esse tipo de programa tem o objetivo de enriquecer o currículo profissional com experiência no mercado estrangeiro e treinar  a língua inglesa, principalmente com termos profissionais. Por conta disso, mais uma vez frisamos, que esse tipo de programa é aconselhável para alunos com domínio mínimo de inglês no nível intermediário.

*Valores aproximados com o câmbio do dia 19/01/2016

Qual a faixa etária para o intercâmbio estudo e trabalho?

Recomenda-se, para esse tipo de programa de intercâmbio, que o candidato tenha idade mínima de 18 anos e máxima de 30, para poder usufruir das melhores oportunidades de trabalho. Fora essa recomendação os países também exigem um visto de estudante e trabalho, um seguro viagem e inglês no mínimo intermediário

Ultimamente tem surgido uma outra faixa etária interessados nesse tipo de intercâmbio, são empresários, que desejam migrar para o país de vez e utilizam esse programa para experimentar como seria a nova vida.

 

Ficou interessado em fazer um intercâmbio com estudo e trabalho depois de conferir esse artigo? Participe tirando suas dúvidas e contribuindo com informações sobre o tema, nós vamos adorar sua participação.

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor