...

Intercâmbio em Montreal: TUDO o que você precisa saber!

Como muitos sabem, o Canadá tem como principais línguas o inglês e o francês. Algumas cidades podem ter apenas uma das línguas como referencial, enquanto em outras é possível encontrar ambas as línguas.

Esse é o caso de Montreal, uma metrópole que faz parte do sul da província de Quebec, mas também das melhores experiências de intercâmbio de muitas pessoas.

Tendo em vista seu potencial de propulsora de conhecimento, nós da Fluencypass resolvemos fazer esse guia sobre intercâmbio em Montreal, nele está tudo que você precisa saber para estudar nesta cidade. Vamos lá?

Um pouco sobre Montreal…

Por ser delimitada pelo Rio São Lourenço e o Rio Prairies, Montreal é considerada uma ilha, mas, diferentemente de 1535, quando Jacques Cartier resolveu explorar esse local em busca de outro, a Montreal atual tem inúmeras pontes que a conectam a Boucherville, Laval, Terrebonne e outras cidades dos arredores.

Ela está localizada na província de Quebec, é a segunda maior cidade do Canadá e já foi, inclusive, o polo econômico e administrativo, perdendo o posto para Toronto em 1960.

A parte turística e histórica se reúne na Old Montreal, uma região que dá para conhecer caminhando. Dá para ver o Centro de Ciências de Montreal, ter uma vista maravilhosa do Porto Velho, conhecer o Museu de Arqueologia e História e a tão famosa Basílica de Notre Dame.

Há ainda uma área que possui uma grande variedade de hotéis, restaurantes e lojas. Essa é Downtown, que também tem algumas estações de metrô e torna-se uma boa região para escolha de acomodações.

É engraçado como cada edificação de Montreal parece ter sido minuciosamente pensada para que experimentemos as mais diversas sensações. 

No bairro Plateau Mont Royal, por exemplo, as casas são feitas tijolinho, mas o acabamento de madeira é pintado nas mais diversas cores, misturando o rústico e o moderno.

Essa região também possui boas opções de hospedagem, além de ambientes naturais como o Parc La Fontaine, o qual nos períodos quentes se enchem de verde e nos frios se torna branco.

Intercâmbio em Montreal: clima

Falando em clima, a cidade se assemelha a outras que conseguem manter bem definidas as quatro estações. 

O verão tem temperaturas que chegam, no máximo, a 23ºC. Os meses que o compreendem essa estação são junho, julho, agosto e só um pouquinho de setembro.

Os montrealeses aproveitam o sol para encher os parques, praticar esportes e pôr a vitamina D em dia com as mais diversas atividades outdoors. Dá ainda para aproveitar as piscinas públicas, que têm uma taxa diária de cerca de CA$ 5 e fazem a felicidade de muitos.

O inverno já é uma época que precisa de atenção, pois ele tende a ser rigoroso com temperaturas que chegam a -6ºC. Durante ele é importante manter a hidratação da pele, beber bastante água, proteger olhos, ouvidos e extremidades.

O lado bom é que Montreal já está preparada para todo esse período. O Réso se torna bastante movimentado nos períodos frios. Ah, e por falar nele, esse é complexo de lojas que se estende por 32 km e é conhecido como a maior cidade subterrânea.

Intercâmbio em Montreal: transporte

Montreal fica localizada próxima aos EUA.

O transporte de Montreal é bastante eficiente, ele conta com ônibus, metrôs, trens e até mesmo barcos turísticos.

Por contar com uma malha de transporte completa, transporte com certeza não será problema em seu intercâmbio em Montreal.

O metrô tem quatro linhas: verde, laranja, amarela e azul, que operam em horários diferentes, podendo funcionar até a 1:00 a.m. ou antes.

A frota de ônibus tem veículos expressos, outros regulares e alguns que circulam de madrugada. Há diversos tipos de passes que podem ser comprados de acordo com o período de uso.

Se for o one-trip ticket, por exemplo, que custa, CA$ 3,25, só valerá por uma viagem e um por um período de 2 horas. Já o passe mensal tem um valor de CA$85 e uso ilimitado durante esse período.

Intercâmbio em Montreal: acomodação

Como vimos anteriormente, há diversos locais que podem proporcionar boas hospedagens por um período menor de tempo. Ficar em um hostel pode custar CA$ 15; em um hotel pode custar CA$ 30.

Durante seu intercâmbio, você também pode optar por outras opções a depender do tempo que deseja permanecer em Montreal.

Homestay, com valores que iniciam em CA$ 230,00 por semana, é sempre uma boa alternativa para quem quer ter uma experiência mais imersiva e contato diário com a rotina canadense.

Para residência estudantil é possível encontrar valores de CA$ 175 por semana. Nelas é possível conhecer viajantes de diversos países que também têm o intuito de melhorar suas habilidades linguísticas.

Alimentação durante o intercâmbio

Cozinhar em casa sempre é uma boa opção para se economizar uma grana durante o intercâmbio em Montreal.  Veja alguns dos valores compartilhados pelo Numbeo e entenda mais sobre quanto sua alimentação pode custar:

Leite (litro) – CA$ 2,01

Arroz (kg) – CA$ 3.09

Ovos (dúzia) – CA$ 3,15

Banana (kg) – CA$ 1,92

Alface (unidade) – CA$ 2,33

Intercâmbio em Montreal: internet

Para a internet, que tanto nos salva em tempos de apuros, vale a pena checar empresas como Bell, Solo Mobile e Telus.

O valor de empresas de telefonia é realmente mais caro no Canadá que em outros locais. Assim, é possível que os preços básicos girem em torno de CA$ 35 com 250MB e possibilidade de ligações com minutagem limitada, além de sms.


Veja mais: Quanto custa intercâmbio no Canadá?


Como serão os estudos no intercâmbio em Montreal?

Muitas pessoas aproveitam o intercâmbio para explorar oportunidades de trabalho no Canadá. Contudo, fazer isso só é possível para cursos técnicos. Cursos de idiomas têm liberação de visto estritamente para estudos.

Ainda assim, num primeiro momento é bastante promissor fazer um curso de idiomas, pois te dará a base da língua para que consiga aproveitar melhores oportunidades futuras.

E vale lembrar que essas oportunidades podem estar ainda no Brasil, pois a fluência no inglês pode te ajudar a até a dobrar seu salário.

Nós também separamos uma lista com algumas escolas com ensino de qualidade e credibilidade. Você ainda pode checar nossa lista completa de escolas para intercâmbio em Montreal.

  • ALI Montreal: de 15 a 30 horas por semana, sendo no período da manhã;
  • ILSC Montreal: de 13 a 30 horas por semana, com aulas de manhã ou integrais;
  • Sprachcaffe Montreal: de 10 a 40 horas por semana com cursos na parte da manhã.

Os valores do curso podem variar de acordo com período escolhido, a quantidade aulas e a escola pretendida.

Clique aqui e confira o valor das melhores escolas de inglês em Montreal!

Comece seu intercâmbio em Montreal!

O Canadá é um dos destinos mais procurados para fazer intercâmbio!

Montreal é um bom destino para estudar línguas, já que você pode ir para estudar inglês e começar no francês, fazer amigos de diversos países e se encantar com as belezas tanto naturais quanto com a arquitetura.

Nós da Intercâmbio Direto sabemos que um intercâmbio é um diferencial na vida profissional, principalmente num mercado que tem se tornado cada vez mais global.

Se você quer ser um desses profissionais diferenciados e com fluência no inglês, não perca tempo e faça seu intercâmbio em Montreal! Temos ótimos pacotes para você por um preço que caiba no seu bolso.

Além disso, não cobramos qualquer taxa de agência e prestamos suporte 5 estrelas durante TODO seu intercâmbio!

Montreal está só esperando você chegar para ser mais um dos aventureiros que traz vida à cidade.

Faça um orçamento online e totalmente gratuito com quem é especialista em Canadá:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor