...

Host Family: o que é? Quais as vantagens e como lidar com a família?

Você vai fazer ou está pensando em fazer um intercâmbio e surgiu a seguiu a dúvida: o que é Host Family? Então conheça tudo sobre ficar em uma casa de família e quais vantagens esse tipo de acomodação poderá te proporcionar!

Se você já escolheu ficar em uma Host Family em seu intercâmbio, confira dicas de como lidar com sua família no exterior para aproveitar a experiência de intercâmbio ao máximo! Partiu?

O que é Host Family?

Host Family nada mais é do que a família que hospeda estudantes estrangeiros que estão fazendo intercâmbio no país. Ou seja, quando o estudante seleciona a opção de morar com uma Host Family, morará com uma família nativa daquele destino.

Geralmente, quando um estudante fecha um programa de intercâmbio, a escola seleciona a Host Family para ele, baseando-se em seu perfil, através de uma entrevista. Ou seja, fique tranquilo! Sua Host Family será escolhida de forma personalizada para você. É claro, eles terão hábitos e culturas próprias, por isso é importante que você saiba lidar com sua família (também falaremos mais sobre isso).

Além disso, a Host Family também é totalmente preparada para receber estudantes. Eles são analisados em diversos critérios e estão em conformidade para acolherem estudantes de intercâmbio.

Esse tipo acomodação é um dos mais comuns e populares entre os intercambistas, pois oferece muitas vantagens (falaremos mais disso a seguir).

As vantagens de ficar em Host Family

Homestay é excelente para viver como um nativo no Canadá

Ao aprender um idioma no exterior, você precisará escolher um tipo de acomodação durante o intercâmbio. Entre todas as opções, a casa de família apresenta diversas vantagens, como:

Você conhece a cultura local

A principal vantagem de viver com uma Host Family no seu intercâmbio é, sem sombra de dúvidas, estar dentro do cenário da cultura local, afinal, você vai viver no coração de uma família tradicional do país. Você vai conhecer os hábitos tradicionais, as refeições, aprender as rotinas e conviver intimamente com o dia a dia dessa família que, com certeza, é bem diferente da sua brasileira.

Por exemplo, se você estiver fazendo um intercâmbio em Vancouver, no Canadá, ficará em uma casa de canadenses, vivendo de perto a cultura do Canadá.

É mais barato

Optar por uma Host Family é uma alternativa muito mais barata para o seu bolso, sabia? Geralmente o preço pago para viver com uma família é muito mais confortável do que viver em uma residência estudantil ou alugar o seu próprio apartamento (mesmo que você divida com alguém esses custos).

Veja também: Como providenciar tudo o que é necessário para um intercâmbio

Refeições inclusas

Na maioria das Host Family, você terá ao menos duas refeições incluídas (geralmente café da manhã e jantar). Isso com certeza vai te ajudar a economizar muito em alimentação, gastando apenas com almoço, por exemplo.

E o mais legal é que você vai ter a oportunidade de conhecer os pratos típicos locais, pois você comerá as refeições tradicionais preparadas por sua família.

Pode criar uma relação de família com a família

Sabe aquelas pessoas que voltam do intercâmbio com uma relação próxima com a Host Family que os abrigou nesse período? Pois é, você pode ter o mesmo quando opta por esse tipo de residência.

A convivência é tão intensa com a sua Host Family durante o período de intercâmbio que é bastante natural que você crie uma relação de família com eles – e que ela dure até mesmo após a sua volta para a casa. Ao voltar para o Brasil, você terá a sensação de agora ter duas famílias!

Menor sensação de solidão

Como você está dentro de uma casa de família, é natural que os sentimentos de solidão – que podem te atingir durante o intercâmbio – não sejam tão comuns assim no seu dia a dia. Afinal, você terá uma casa sempre com algum movimento por lá – e com alguém para conversar a qualquer momento.

Ter o apoio de uma Host Family será importante para te motivar e te ajudar a aproveitar mais seu intercâmbio!

Potencializar o aprendizado do idioma

Ficar em uma casa de família fará com que você fale o dioma 24 horas por dia, afinal, você precisará se comunicar com eles. Dessa forma, esse tipo de acomodação pode ser um grande aliado para você potencializar seu aprendizado no idioma. Pense que ficar em uma Host Family, além de te proporcionar uma experiência sem igual, será como um intensivão de inglês.

Desvantagens de ficar em uma casa de família

Como qualquer opção de acomodação, há os prós e os contras que precisam ser colocados na balança na hora da sua decisão. Confira alguns contras de se ficar em uma Host Family:

Você pode não se adaptar à família

Existe um risco, quando você opta de viver com uma Host Family, de simplesmente não haver um “fit” na relação com a família que te recebeu. Muitos intercambistas passam por essa experiência de não se adaptar ao estilo de vida da família e, por isso, podem pedir para trocar de casa ou então não viver um bom período de experiência por lá.

Maior dificuldade para se virar sozinho

Quando você tem uma família para resolver tudo para você, é natural que a habilidade de se virar sozinho fique de lado – e isso é um fator que pode fazer falta durante um intercâmbio. A expectativa é que você aprenda a fazer tudo por conta própria quando estiver vivendo fora e uma host family pode atrapalhar esse processo se ela for muito presente.

Você não vai ter tanta privacidade

Quem vive com uma Host Family, naturalmente, vai sentir a mesma sensação de voltar a viver na casa dos pais. Você acaba tendo que dar satisfação para tudo, dividir espaço com “irmãos” e ajudar nas tarefas da casa. Para quem está fazendo intercâmbio para poder ganhar essa “independência”, talvez a Host Family não seja a melhor opção.

Como lidar com a sua Host Family?

Ficar em casa de família é uma experiência incrível, mas que oferece desafios aos intercambistas. Por isso, é importante que você saiba lidar com sua família postiça, a fim de ter uma estadia incrível durante todo seu programa de intercâmbio. Confira, a seguir, algumas dicas para lidar com sua nova família:

Seja flexível e tenha a mente aberta

Tenha em mente que, durante seu intercâmbio de inglês, você conviverá com uma família de verdade. E é claro, cada família tem seus costumes, hábitos e tradições. Por isso, vá com a mente aberta e seja flexível. Procure levar as coisas numa boa, afinal, tudo conta como experiência.

E lembre-se: fazer intercâmbio é imergir em uma nova cultura. Por isso, abra sua mente para experimentar novos sabores e conhecer novas tradições.

Pergunte

Como assim, pergunte? Bem, você estará chegando em uma nova família, e, claro, você não sabe 100% quais são os costumes e hábitos dela. Por isso, não tenha medo de perguntar. Por exemplo, pergunte até que horas eles ficam fora de casa, ou mesmo se há alguma tarefa da casa que você precisará ajudar.

Além de te ajudar a se integrar com a família, você também poderá praticar sua conversação em inglês. Quer coisa melhor do que isso?

Quanto custa um intercâmbio com Host Family?

O valor de um programa de intercâmbio com acomodação em casa de família irá variar de acordo com o destino, período e câmbio. Fizemos um post completo com todos os valores que você precisa saber para fazer um intercâmbio, clique aqui e confira!

Como ficar em casa de família?

O primeiro passo antes de escolher a opção de Host Family é fechar um programa de intercâmbio. Para isso, você precisa de uma agência que te ajude com todo esse processo.

Aqui na Fluencypass, contamos com consultores especialistas nos melhores destinos que vão te ajudar a escolher o melhor programa de intercâmbio e acomodação para você.  Enfim, você terá todo o suporte que precisar. Tudo isso com pacotes com até 40% de desconto.

E tudo isso sem cobrar qualquer taxa de agência!

Somos a maior agência online de intercâmbio da América Latina e já fomos destaque na Exame e Folha de São Paulo. Além disso, contamos com 5 estrelas em avaliação e zero Reclame Aqui!

PENSANDO EM FAZER UM INTERCÂMBIO?

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor