Página inicial / Canadá / Como é a cultura do Canadá? Conheça as tradições do país!

Como é a cultura do Canadá? Conheça as tradições do país!

cultura-do-canada

O Canadá é um país incrível, extremamente amigável e muito procurado para turistar ou até mesmo fazer intercâmbio. Mas você conhece a cultura do Canadá?

O que poucos sabem é que esse país, tão lembrado por seu clima gelado e pela relação de proximidade com os Estados Unidos, apresenta aspectos únicos.

A cultura do Canada conta com características que são valorizadas por sua população e admiradas em todo o mundo.

Nesse artigo, vamos aproveitar para contar um pouco mais sobre a história e a cultura do Canadá, para que você possa conhecer e se apaixonar por esse país. Confira!

Canadá: tudo em um só país

Quem quer aproveitar para conhecer vários cenários, hábitos e até climas diferentes em um único destino, deve ter o Canadá como uma das opções de visita. 

O país é caracterizado por seus contrastes, por isso você vai poder conhecer suas estações bem definidas – ou seja, verões muito quentes e invernos muito frios – grandes metrópoles e cidades históricas. 

Há ainda a possibilidade de visitar praias, campos e montanhas, estudar duas línguas diferentes e pisar em um dos territórios mais extensos do mundo (perdendo somente para a Rússia em tamanho).

Cultura do Canadá: Um país rico em diversidade

Pense em um país muito amigável e acolhedor. Esse é o Canadá! Por lá, você vai encontrar muita diversidade. Isso quer dizer que há pessoas de todos os tipos e culturas no país. E isso é demais!

Toronto, considerada a maior cidade do país, é considerada uma das mais multiculturais do mundo. A cidade recebeu imigrantes de todas as partes do mundo. Por isso, você verá um mix de cultura na cidade. 

Falando em Toronto, a cidade também é considerada uma das mais respeitosas às diferenças no mundo!

Veja também: Intercâmbio em Toronto – Tudo o que você precisa saber!

Todo mundo quer viver no Canadá (e o Canadá quer todo mundo)

O Canadá adotou, em 1971, uma política chamada de multiculturalismo, que permite que todas as culturas cultivadas pela população local sejam igualmente importantes para o desenvolvimento do país. 

É exatamente por isso que, cada lugar que você visita no Canadá parece um país diferente – e também por que todos os visitantes se sentem tão bem acolhidos no país.

O processo de imigração para o país é um dos mais amigáveis do mundo quando falamos em países desenvolvidos – e essa é uma das principais características da cultura do Canadá. 

A população local é acolhedora e os estrangeiros que optam por fazer intercâmbio no Canadá, tem muita facilidade de se adaptar à vida no país. 

Esse é um dos aspectos mais importantes da cultura do Canadá, afinal, quem não gosta de estar em um lugar que respeita sua cultura e te acolhe?

A religião cristã é a mais forte na região

Se você ainda não sabe qual é a religião do Canadá, ou seja, qual a religião mais forte por lá, te respondemos. 

A religião no Canadá é praticamente dominada pelo Cristianismo, visto que cerca de 40% da população declara ser católica e outras 30% protestantes. 

Mas, devido a política de multiculturalismo, indivíduos de outras religiões menos comuns – como o islã e o budismo – também são igualmente respeitados no país.

O canadense valoriza o transporte público

Você pode imaginar que, por ser um país desenvolvido, o Canadá oferece mais facilidades – e até mais condições financeiras – para seus habitantes comprarem transportes próprios, como carros e motos, correto? 

A grande verdade é que andar de transporte público também é uma das características da cultura do Canadá, visto que o sistema é eficiente e tem uma infraestrutura que faz inveja até mesmo em seus irmãos americanos.

Por lá, não há tanto preconceito com transporte público. Todos usam os ônibus, trens e metrôs para se locomover pelas cidades. 

O canadense é apaixonado por esportes

hockey-cultura-do-canada

Mesmo enfrentando frio e calor intensos ao longo do ano, os canadenses são verdadeiros apaixonados pela prática de esportes

É por isso que no inverno, atividades como o Hockey e o Ski são extremamente valorizados, enquanto no verão, o vôlei, a natação e até mesmo o futebol são alguns dos esportes favoritos da população local.

Aliás, o Hockey é, com certeza, o esporte mais popular no Canadá. Por lá, inclusive, há um torneio muito famoso, o National Hockey League. É como se fosse uma NBA do Hockey no gelo. 

Você sempre vai ver, portanto, algum canadense praticando alguma atividade física pelas ruas da cidade. O ambiente seguro e de qualidade favorece ainda mais essa motivação pela prática de exercícios.

O Canadá conta com dois idiomas oficiais

Não é segredo para quase ninguém que o Canadá conta com dois idiomas oficiais, que são falados em praticamente todo o seu território: o francês e o inglês

É claro que 80% dos canadenses que sabem falar francês moram na região francesa do país – província de Quebec. 

Dentre as cidades em que a população fala francês, a mais conhecida e Montreal. Mas se você vai para lá e só fala inglês, não se preocupe, pois o idioma também é falado por lá. 

Portanto, se você chegar falando inglês ou francês por lá, será bem recebido e compreendido no país.

Maple Leaf: o símbolo da cultura canadense

Não podemos falar sobre a cultura do Canadá sem mencionar a Maple Leaf. Você o que é isso?

A Maple Leaf é aquela folha vermelha que aparece na bandeira do Canadá. Durante o outono, você verá várias delas caindo das árvores no país. E são lindas!

Os feriados mais importantes no Canadá

Além dos feriados já comemorados na América do Norte, como o Dia de Ação de Graças, Natal, Páscoa, etc., o Canadá conta com dois feriados tradicionais. 

O primeiro deles é o Canada Day, que ocorre dia 1 de julho. Durante esse feriado, comemora-se a unificação das três províncias: Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick em uma só. 

Durante o Canada Day, há desfiles nas ruas, além de shows, concursos e. claro, shows de fogos de artifício. 

Outro feriado parte da cultura no Canadá é o Remembrance Day, que ocorre dia 11 de novembro e foi criado em homenagem aos soldados que lutaram nas duas guerras mundiais a fim de proteger seu povo. 

Antes mesmo de novembro, parte da população canadense passa a usar um broche com o desenho de uma papoula, símbolo do feriado, mostrando respeito aos combatentes.

Cultura do canadá: os pratos típicos e tradicionais do país

Apesar de ser muito multicultural, o Canadá conta com diversos pratos típicos e tradicionais entre seu povo. Entre eles estão: 

  • Poutine
  • Bagel
  • Maple Syrup
  • BeaverTails
  • Nanaimo Bar
  • Butter Tarts
  • Entre outros

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre os pratos típicos do Canadá, clique aqui!

O Canadá é um dos destinos mais famosos para intercâmbio

Justamente por ser um país multicultural e acolhedor, o Canadá é um dos países mais procurados para fazer intercâmbio. Isso porque, além de ser um destino barato, o Canadá conta com ótima infraestrutura e qualidade de vida.

Temos um post completo sobre quanto custa um intercâmbio no Canadá. Clique aqui para conferir!

 

Vídeo – Conheça as principais curiosidades e costumes do Canadá

Agora que você conhece um pouco mais sobre a cultura do Canadá, que tal saber 5 curiosidades sobre esse incrível país? Confira no vídeo abaixo!

Conhecer a cultura do Canadá e seus costumes é mais um motivo para se apaixonar pelo país. O que mais você quer conhecer sobre essa população? Conte para a gente!

Conhecer a cultura do Canadá é mais um motivo para se apaixonar pelo país. O que mais você quer conhecer sobre essa população? Conte para a gente!

Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

o-que-fazer-em-toronto

O que fazer em Toronto? Conheça os passeios mais imperdíveis pela cidade!

Você sabe o que fazer em Toronto? Te mostramos as principais atrações dessa cidade incrível …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *