...

Cultura da Austrália – Conheça a cultura e tradições da Austrália!

Para quem vai fazer um intercâmbio na Austrália, conhecer a cultura local é uma boa maneira para driblar as saudades de casa – e até mesmo esquecer um pouco a distância entre Brasil e Austrália.

Além de ser um dos países mais seguros do mundo para morar, a Austrália ainda conta com uma altíssima qualidade de vida e uma natureza incrível. Há muito o que falar sobre esse incrível país que vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. 

Se você optou por estudar, trabalhar ou visitar a Austrália, mas ainda não tem nem ideia sobre o que vai encontrar por lá, esse artigo sobre a cultura australiana veio para lhe ajudar! 

Descubra tudo sobre a cultura da Austrália, e já comece a se preparar para viver nesse incrível canto do mundo!

Qual a Cultura da Austrália?

Homem com a bandeira da austrália nos ombros

A Austrália tem uma cultura de hospitalidade e boa recepção com estrangeiros. Os australianos são bastante informais e adoram a vida noturna. Seus principais esportes são críquete e Rugby, enquanto na culinária a Costelinha ao molho de churrasco e o peixe com batata são os preferidos.

Povo receptivo 

O australiano, diferentemente dos americanos e dos europeus, é um povo bastante descontraído e receptivo para os turistas. 

A Austrália, portanto, é considerada um dos países mais acolhedores do mundo e se orgulha disso, fazendo questão de divulgar sua característica multicultural e suas origens miscigenadas.

Atualmente, na Austrália, quase metade de sua população é formada por estrangeiros – especialmente se considerarmos que muitos australianos têm pais que não nasceram no país. 

Qual é o idioma da Austrália?

O idioma local, entretanto, continua sendo o inglês, o que facilita a comunicação entre todos os diferentes imigrantes que encontraram uma nova casa no país.

Essa mistura de culturas tomou força entre as décadas de 50 e 80, quando muitos imigrantes europeus e latinos fugiram de crises políticas e econômicas em seus respectivos países e buscaram abrigo em outro continente, a Oceania.

Uma das economias mais fortes e estáveis do mundo

A cultura da Austrália é caracterizada também por sua forte economia, sendo considerada uma das economias mais fortes e estáveis de todo o mundo. 

Nos últimos 25 anos, o país passou por um constante crescimento econômico graças à melhora de suas políticas públicas e à sua regulação com taxa de juros baixa.

Algumas das principais fontes de renda do país são a mineração (principalmente de diamante, carvão e alumínio), a agricultura (que produz principalmente trigo, cevada, uva e algodão), a indústria de alimentos, de papel e de tecnologia, o turismo e também as pequenas empresas (que representam cerca de 30% da economia local).


Veja também: Quanto custa um intercâmbio na Austrália?


Descontração e informalidade é a regra na Austrália

Uma forte característica da cultura da Austrália é a descontração e a informalidade nas relações pessoais

Lá todo mundo se chama pelo primeiro nome – inclusive nos ambientes profissionais. Da mesma forma, termos formais para pedir desculpas ou licença não são utilizados nesses ambientes, porém os australianos são bem educados em geral. 

As gírias e abreviações estão muito presentes na comunicação dos australianos também. O básico good morning (bom dia) é frequentemente abreviado para g’day. Breakfast (café da manhã) abreviado para breaky, afternoon (tarde) vira arvo, e por aí vai.

Inicialmente, muitos estrangeiros (principalmente europeus) se assustam com tamanha informalidade, entretanto, os brasileiros costumam se adaptar muito bem a essa situação.

Valorização da cultura local

Exatamente por ser um país influenciado pela chegada de diferentes etnias no território, e também pela forte cultura aborígene presente na Austrália, o país respeita muito todas essas diferentes características dos seus povos

Os estados por lá são incentivados a trabalhar a cultura australiana e, por isso, contam com centros (como companhias de teatro e de música) que estimulam a população local a desenvolver esse lado criativo e artístico.

Esportes fazem parte do dia a dia na Austrália

Austrália no mapa mundi

Falar de cultura da Austrália e não falar de esportes é praticamente impossível. Devido ao clima tropical do país e da excelente relação com a natureza, os australianos adoram praticar atividades ao ar livre

O rugby e o críquete são os esportes mais populares da Austrália, mas lá também podemos ver o futebol, o surfe e muitas outras atividades que se beneficiam dos dias bonitos e agradáveis do país. 

Ah, e quando os australianos não estão praticando esportes, há grandes chances de estarem se divertindo enquanto estão assistindo a uma partida. Esportes com certeza estão na lista de pontos fortes da cultura australiana!  


Veja também: Como é o clima na Austrália?


Vida noturna agitada

Os australianos adoram beber cerveja (a Austrália é um dos países que mais consome cerveja no mundo!) e não negam uma festa. Isso tudo é verdade, porém tudo por lá começa e acaba cedo (principalmente nas cidades menores). 

Como você já deve ter percebido, os australianos valorizam muito o dia e a natureza. Em razão disso, os bares abrem e as baladas começam em torno das 20 horas, e fecham suas portas no máximo às 2 da manhã. Em cidades maiores, como Sydney, você talvez encontre algumas baladas que terminem um pouco mais tarde. 

Grande parte da população vai dormir antes das 22:00 e acorda bem cedo para caminhar na praia e praticar esportes. Isso já faz parte da tradição da Austrália!

Cultura da Austrália: Música, artes e cinema

A arte australiana é muito bem representada pela cultura aborígene, povo que residia no território antes da chegada dos primeiros colonizadores. A cultura desse povo é repleta de símbolos que se manifestam não só nos objetos (como em boomerangs), mas no próprio corpo das pessoas. 

Curiosidade: as pinturas aborígenes são consideradas as mais antigas expressões iconográficas do planeta! 

Passando para o cenário da música, o país é lar de grandes nomes como a banda AC/DC, Hoodoo Gurus, Midnight Oil e Men at Work. Você sabia disso? 

Já no campo do cinema, o filme Mad Max e o Crocodilo Dundee se destacam como as principais obras do cinema australiano. 

A atriz Cate Blanchett, que participou de grandes filmes como O Curioso Caso de Benjamin Button, O Senhor dos Anéis, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, entre muitos outros, também é australiana.

Cultura da Austrália: Principais feriados

O ano sempre começa com uma grande comemoração na Austrália. Dia 26 de janeiro os australianos comemoram o Australian Day, o feriado mais importante do país. Esse dia é sinônimo de festa e do clássico churrasco australiano. 

Outro dia importante é o dia 25 de abril, quando os australianos e neozelandeses homenageiam os soldados das Forças Armadas (ANZAC) das suas nações que participaram da Primeira Guerra Mundial. 

O boxing day (geralmente no dia 26 de dezembro, exceto quando o dia 26 cai em final de semana) é um dia de grande liquidação nas lojas do país. O boxing day já está incorporado na cultura da Austrália e é um dia muito esperado por lá. 

Gastronomia da Austrália: multicultural 

Coala australiano na árvore

O multiculturalismo encontrado na Austrália também está presente na culinária do país, que mistura muito a gastronomia inglesa com a aborígene.

Um dos pratos típicos da Inglaterra, o fish and chips, também é um prato típico australiano. O fish and chips nada mais é que peixe frito com batata frita, e você irá encontrar em toda parte no país! 

Em muitos cardápios você também verá o famoso ribs on the barbie. A costela assada coberta com molho barbecue é muito apreciada pelos australianos, que em geral adoram um churrasco. 

Mas não se iluda, o churrasco australiano é muito diferente do brasileiro. Por lá o churrasco (também chamado de BBQ ou barbie) é feito em uma espécie de grill, com salsichas e hambúrgueres (inclusive feitos de carne de canguru). 

Uma coisa muito bacana é que essas churrasqueiras (que para nós parecem mais umas chapas grill) estão presentes em quase todos os parques da Austrália, e podem ser usadas de forma gratuita por qualquer pessoa! 

Mudando para a parte das sobremesas, não podemos deixar de citar os lamingtons. Esses bolinhos de chocolate com cobertura de coco são uma sobremesa bem simples, mas deliciosa! 

E você sabia que a Austrália é uma grande produtora de vinho? Seu espaço nesse setor vem sendo conquistado e admirado por apreciadores mundiais. 

Qual é a religião da Austrália?

A Austrália não tem religião oficial, porém o país é predominantemente cristão (cerca de 55% das pessoas do país se identifica como cristão). 

Mas, devido ao país ter recebido pessoas de todas as partes do mundo, ele respeita muito todas as crenças. 

Informações gerais da Austrália:

  • Idioma: inglês
  • Capital: Camberra 
  • Voltagem: 220V
  • Moeda: dólar australiano 
  • Política: parlamentarismo

A Austrália é um ótimo país para fazer intercâmbio

Já pensou em viver de perto a cultura e os hábitos de um dos países mais famosos do mundo? A Austrália é um dos destinos mais procurados para fazer intercâmbio!

E se eu te disser que além disso, por lá você também pode trabalhar e se sustentar enquanto estuda inglês? Demais, não é?

E o melhor é que um intercâmbio na Austrália não é tão caro! Aqui na Fluencypass, temos pacotes com até 40% de desconto!

Ao fazer um orçamento online e gratuito conosco, você terá a sua disposição um consultor especialista em Austrália que te ajudará em tudo!

Além disso, você terá um suporte 5 estrelas 7 dias por semana antes, durante e depois da sua viagem!

Isso tudo sem pagar nada a mais! Não cobramos qualquer taxa de intercâmbio!

QUERO FAZER INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor