...

Como trabalhar no exterior legalmente?

O sonho de muitas pessoas é morar fora do país, seja para estudar, trabalhar no exterior, ou até para fazer os dois juntos. 

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é, com certeza, uma das opções mais vantajosas para quem opta por fazer um intercâmbio. 

Essa combinação proporciona para o intercambista um melhor aperfeiçoamento no idioma do país, além da possibilidade de retomar parte do investimento financeiro feito para viver essa experiência. 

Porém, com esse sonho, surgem algumas dúvidas, principalmente sobre como trabalhar no exterior legalmente

Pensando nisso, fizemos esse artigo para explicar para você tudo sobre trabalhar no exterior para brasileiros, e como trabalhar fora de forma legal. Confere aí!

Trabalhar no exterior para brasileiros

O primeiro passo para quem busca trabalhar no exterior é saber o requisito básico aplicável para todo e qualquer país: idade mínima de 18 anos completos. 

Em segundo plano, vem a escolha de um país que aceite essa modalidade de intercâmbio, ou seja, de estudo + trabalho

Dentre eles, alguns grandes exemplos que o intercambista poderá escolher para trabalhar com maior facilidade são a Irlanda, a Austrália e a Nova Zelândia

Para cada país, há requisitos específicos para trabalhar legalmente. Esses requisitos devem ser obrigatoriamente observados pelo intercambista. 

É importante dizer que é o estudante responsável por encontrar trabalho no país escolhido entre as oportunidades lá oferecidas. 

Abaixo, fizemos uma síntese dos requisitos para trabalhar em cada país, porém para auxiliar você de forma mais completa nesse processo recomendamos contatar a Fluencypass, agência especializada nesse assunto e que está totalmente disponível para sanar suas dúvidas. 

Trabalhar na Irlanda

A Irlanda é o destino favorito daqueles que estão com um orçamento apertado, mas não conseguem deixar de lado o sonho de realizar um intercâmbio. É um dos países em que o estudante poderá trabalhar com mais facilidade. 

Além disso, a recepção do povo irlandês e a facilidade na obtenção do visto são outros grandes motivadores para escolher esse país. 

Com o visto de estudante, o intercambista que quer trabalhar, e escolheu a Irlanda como destino, deve estar matriculado em um curso com duração mínima de 25 semanas, com pelo menos 15 horas semanais de aula. 

Dessa forma, ele terá permissão para trabalhar 20 horas por semana durante o período letivo, e no período de férias, poderá trabalhar 40 horas semanais. 

Você pode fazer seu intercâmbio na Irlanda em Dublin, ou em cidades menores, como Cork, Galway e Limerick. Confira todas as opções de cursos em diversas cidades da Irlanda aqui

Descubra tudo sobre intercâmbio de estudo + trabalho na Irlanda e os motivos que levam esse país a ser tão requisitado pelos brasileiros clicando aqui.

Trabalhar na Austrália

Ahhh, a Austrália! Quem nunca sonhou em visitar esse país? Com certeza a Austrália está entre os países mais queridinhos dos brasileiros. 

E uma boa notícia: trabalhar na Austrália para brasileiros não é uma tarefa complicada. 

Com o visto de estudante, qualquer estudante que estiver matriculado em um curso de idioma, ou em um profissionalizante, com duração mínima de 14 semanas e carga horária semanal de, no mínimo, 20 horas tem direito a trabalhar.

O estudante poderá exercer a profissão por até 20 horas por semana no período letivo. Já no período de férias, o estudante poderá trabalhar por até 40 horas semanais. 

Conheça toda as cidades e escolas que você pode fazer seu intercâmbio na Austrália aqui, entre elas a famosa cidade de Sydney, Melbourne e Brisbane. 

Ainda, tire todas as suas dúvidas sobre trabalhar na Austrália legalmente nesse post completo! 

Trabalhar na Nova Zelândia

A Nova Zelândia, país conhecido pelas suas incríveis belezas naturais, é um destino que vem ficando cada vez mais famoso e buscado pelos brasileiros. 

O intercambista que estiver regularmente matriculado em um curso de idioma reconhecido como Categoria 1 pela New Zealand Qualifications Authority (NZQA), com duração mínima de 14 semanas e carga horária semanal de, no mínimo, 20 horas, poderá trabalhar legalmente na Nova Zelândia por até 20 horas semanais. 

Ainda, para cursos que ultrapassem 12 meses de duração, o estudante também poderá trabalhar em turno integral no período de férias. 

Como alternativas às cidades de Auckland e Wellington, a cidade de Nelson e Queenstown são opções menos procuradas, mas igualmente incríveis, para um intercâmbio na Nova Zelândia.

Saiba todas as regras sobre intercâmbio de estudo + trabalho na Nova Zelândia neste post completo!

Trabalhar no Canadá

Estudar e trabalhar no Canadá é o sonho de muitos, porém não é um dos países mais fáceis para isso – mas é possível.

Por muito tempo o país ofereceu um programa chamado Trabalho e Estudo, que permitia que os intercambistas que estivessem regularmente matriculados em um curso de idioma pudessem também trabalhar no país. 

Todavia, a legislação foi alterada e hoje, é apenas possível trabalhar no Canadá legalmente (com visto de estudante) se o intercambista estiver matriculado em uma universidade ou college

Nesse caso, será permitido trabalhar até 20 horas semanais

O programa é dividido em duas partes: 50% do tempo o aluno estará em sala de aula, e os outros 50% em um trabalho ou estágio. 

Ainda, há outra divisão, o self-placement (no qual o próprio aluno irá buscar um estágio) e o full-placement (quando as escolas é que são responsáveis por apresentar algumas empresas ao estudante). 

Para aqueles que ainda não estão seguros no idioma, uma opção é fazer um curso de língua antes, e depois aplicar para entrar em uma universidade ou college, podendo assim trabalhar legalmente no Canadá. 

Montreal, Vancouver e Toronto estão entre as cidades canadenses mais procuradas pelos intercambistas, afinal, elas oferecem ótimas escolas de inglês e uma qualidade de vida sem igual. 

Saiba tudo sobre estudar e trabalhar no Canadá clicando aqui

Trabalhar em Malta

Malta, um pequeno país recheado de belezas naturais e de praias incríveis, vem se tornando um destino queridinho dos brasileiros. 

O processo para trabalhar em Malta é um pouco mais complicado do que em outros países, então continue lendo para entender melhor. 

Primeiro de tudo, é necessário dizer que o estudante que pretende trabalhar em Malta deve estar regularmente matriculado em um curso de idioma com duração superior a 90 dias. 

Regularmente matriculado em um curso com duração superior a 90 dias, o estudante poderá trabalhar por até 20 horas por semana nas áreas listadas e permitidas pelo governo do país. 

Para tanto, será necessário solicitar o visto “National Long Stay” e, só após o visto aprovado, poderá o estudante procurar um emprego. 

Depois de encontrar um emprego, este deve apresentar uma candidatura ao Jobsplus com informações sobre o emprego (ou a oferta de emprego) e aguardar a concessão da licença. 

Após a concessão da licença, o estudante poderá trabalhar legalmente desde que já esteja estudando por, no mínimo, 90 dias no país. 

Para esclarecer suas dúvidas sobre estudar e trabalhar em Malta, clique aqui e fale com a gente!

Trabalhar nos Estados Unidos

Os Estados unidos é um dos países mais complicados quando o assunto é trabalhar no exterior legalmente. 

O visto concedido para quem vai fazer curso de idioma ou cursar ensino superior nos Estados unidos (visto F-1) permite que o aluno trabalhe no Campus da universidade onde estuda por até 20 horas semanais. 

Em outras palavras, é obrigatório que a instituição de ensino seja a empregadora do estudante. Sim, é um pouco complicado, mas não impossível!

Trabalhar na Inglaterra

Se você está interessado em fazer seu intercâmbio na terra da rainha, saiba que é possível trabalhar na Inglaterra com visto de estudante! 

O país permite que o estudante trabalhe por até 20 horas semanais durante o período letivo e, durante as férias, em tempo integral. 

O processo para obtenção do visto é relativamente simples, descubra como obter o seu visto para Inglaterra aqui

Ainda não sabe qual escola de inglês escolher para estudar na Inglaterra?

Estudar e trabalhar no exterior proporciona uma experiência ainda mais completa ao intercambista, sem falar que é algo muito valorizado pelo mercado de trabalho brasileiro. 

Mas como começar esse processo? Em primeiro lugar, você precisa falar com quem entende do assunto!

Aqui na Fluencypass, você conta com um consultor especializado exclusivo, que vai te ajudar em todo o planejamento do seu intercâmbio. Resolvemos toda a burocracia para você. 

Além disso, oferecemos suporte 5 estrelas antes, durante e depois do seu intercâmbio. Estaremos sempre à sua disposição para ajudar. 

E sabe quanto a mais você paga por isso? NADA. Não cobramos qualquer taxa de agência. 

Está esperando o quê para colocar essa experiência no seu currículo? 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor