...

TOEFL, IELTS ou Cambridge? Entenda as diferenças

Para quem pretende estudar ou trabalhar no exterior algumas exigências podem ser feitas pelas escolas, universidades ou empregadores, especialmente com relação a fluência na língua do país e outros certificados de conhecimentos específicos. Se você faz parte desse grupo de pessoas que quer viver fora do país por um período, ou por tempo indeterminado, provavelmente já ouviu falar em testes como o TOEFL e o IELTS e sabe que eles tem um papel bastante importante na conquista da sua vaga de emprego ou de estudante em um curso ou faculdade.

Você sabe para que servem esses testes e quais as principais diferenças entre cada um deles? Confira o nosso artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto, para se preparar ainda mais e realizar seu sonho no exterior!

TOEFL: o que é e para que serve?

O TOEFL é a sigla para Test of English as a Foreign Language, que em bom português significa algo como Teste para ter o Inglês como Lingua Estrangeira. Resumidamente o TOEFL é um teste de proficiência da língua, muito exigido por cursos de inglês, colégios e algumas faculdades.

Esse teste é dividido em duas provas, que vão exigir do aluno conhecimentos em Listening (compreensão oral da língua) e Speaking (fala) e Reading (leitura) e Writing (escrita). Uma das grandes características do TOEFL é que essa prova é aplicada por um computador e, por esse motivo, a grande maioria das questões são de múltipla escolha (com exceção das de speaking, que são gravadas e enviadas para os responsáveis pela correção).

As durações de cada etapa (que valem 30 pontos cada) das provas são:

  • Speaking: 20 minutos;
  • Listening: 60 a 90 minutos;
  • Reading: 60 a 100 minutos;
  • Writing: 60 minutos.

O aluno pode alcançar a nota máxima de 120 pontos. Por ser uma tarefa difícil, a grande maioria dos cursos, escolas e faculdades aceitam alunos que pontuaram entre 80 a 90 pontos. Mestrados e doutorados no exterior que exigem o TOEFL podem ser mais exigentes – 100 pontos é a nota mínima.

O exame de proficiência realizado com o TOEFL tem validade de dois anos e pode ser aplicado em vários países de língua inglesa. Quando o prazo vence é necessário aplicar novamente para obter o certificado.

IELTS: o que é e para que serve?

O IETLS (International English Language Testing System – Sistema de Teste Internacional de Língua Inglesa) é também um curso de proficiência na língua inglesa, porém aplicado pela Universidade de Cambridge e pela British Council. A principal diferença entre o IETLS e o TOEFL está relacionada com o prazo de validade do certificado, visto que o de Cambrigde não tem vencimento. Apesar disso a grande maioria das universidades e escolas costumam exigir um certificado que tenha sido retirado em menos de dois anos e, por esse motivo, o IETLS pode ser refeito quantas vezes o aplicante precisar.

O IETLS também se divide entre Speaking, Listening, Writing e Reading porém sua prova é considerada mais difícil exatamente porque não é aplicada por um sistema definido em um computador.

As provas de speaking e listening são acompanhadas por um examinador treinado pela Universidade de Cambridge e as questões de writing e reading exigem do aplicante uma capacidade de analisar textos, gráficos e se expressar corretamente na língua inglesa, não somente em questões de múltipla escolha.

O estilo de pontuação do IELTS também é bastante diferente do TOEFL, visto que o aluno é classificado com escores de 1 a 9 em cada área do conhecimento linguístico (escrita, fala, leitura e escuta). Os avaliadores, com a ajuda desses escores, classificam o aplicante apto ou não para receber o certificado de proficiência.

Do you speak english?

CAMBRIDGE: o que é e para que serve?

O Cambridge ESOL é um departamento da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, voltado exclusivamente para a produção de exames de proficiência em língua inglesa.

Existem vários tipos de exames de Cambridge para diferentes finalidades. Todos reconhecidos no mercado e aceitos em empresas e universidades. Atualmente existem cerca de 2.700 centros autorizados em 130 países, oferecendo os exames Cambridge English.

Os principais certificações de inglês Cambridge são – nessa ordem de proficiência:

  • FCE (First Certificate in English)
  • CAE (Certificate of Advanced English)
  • CPE (Proficiency)

Você pode se inscrever para qualquer um deles, dependendo do seu nível de inglês; não é necessário obter antes a certificação no exame de nível inferior.

Cada exame de Cambridge tem formato e tempo específico.

Apenas para citar um exemplo: o FCE é dividido em cinco partes:

Reading (1 hora), Writing (1 hora e 20 minutos – são duas redações), Use of English (45 minutos), Listening (40 minutos) e Speaking (14 minutos).

Total: quase 4 horas de provas.

  • Validade do exeme Cambridge: não há prazo
  • Preço da certificação de inglês cambridge: variável – aproximadamente, 150 euros

Cada um dos testes apresentados acima tem suas aplicações e são exigidos em diferentes situações para quem pretende morar fora do país.

Quais deles você vai precisar fazer para alcançar o seu objetivo? Conte para a gente!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor