...

Como é o clima na Irlanda?

A Irlanda é um dos principais destinos de intercâmbio procurados por brasileiros que desejam aprender inglês e viver uma experiência no exterior. Entretanto, muitos estudantes se sentem inseguros ao tomar a decisão de ir para esse país da Europa, quando param para pensar na mudança de clima que poderão enfrentar ao sair do Brasil.

Se você acessou esse artigo em busca de informações sobre como é o clima na Irlanda, veio ao lugar certo!

Separamos aqui tudo o que você precisa saber antes de colocar os pés na terra do São Patrício!

Principais características do clima na Irlanda

O clima na Irlanda é sempre lembrado por seu grande volume de chuva – uma característica também muito encontrada na Inglaterra (mais especificamente em Londres). Apesar de ter um clima bastante úmido, as chuvas não são um grande problema para quem opta em passar um tempo na Irlanda, visto que são sempre de curta duração e intercaladas com bons períodos de sol.

A Irlanda também não é um país com invernos muito rigorosos ou verões extremamente quentes: o clima na Irlanda e região costuma ser ameno e equilibrado, o que garante a fácil adaptação dos brasileiros ao país. As temperaturas mais frias, abaixo dos 10ºC, só são sentidas em cidades localizadas mais ao norte do país, que não costumam ser os destinos principais dos intercambistas.

Estações do ano bem definidas

O clima na Irlanda é marcado por estações do ano bem definidas. Isso significa que é possível perceber quando você está no verão, primavera, outono e inverno, porém não é motivo para temer temperaturas extremas.

A primavera, que ocorre de fevereiro a abril na Europa, apresenta temperaturas mais baixas do que a mesma estação do ano no Brasil, podendo variar entre 8 e 15ºC. O verão, que ocorre de maio a junho, eleva significativamente a temperatura, porém não ultrapassando os confortáveis 25ºC mesmo nas cidades mais litorâneas.

No outono, diferentemente do Brasil, as temperaturas são um pouco mais altas, variando entre 14 e 18ºC – essa é, inclusive, a estação preferida de muitos intercambistas na região. O inverno, por sua vez, que ocorre de dezembro a março, pode trazer temperaturas próximas de 5 a 8ºC, com poucos riscos de nevasca ou neve, assim como de temperaturas negativas. Já entendeu um pouco do clima na Irlanda, quer conhecer um pouco mais sobre o clima de cada cidade.

O clima na Irlanda pode variar entre as cidades

A Irlanda é um dos maiores países em extensão na Europa, por isso é natural encontrar variações de temperatura entre as cidades espalhadas em seu terreno. Separamos abaixo os principais destinos de intercambistas na terra de São Patrício, para que você possa conhecer as características do clima da Irlanda em cada cidade:

Dublin

 

Dublin é a capital da Irlanda e, portanto, um dos principais – se não o principal – destino dos intercambistas que escolhem o país para estudar ou trabalhar por um período no exterior. A temperatura em Dublin é bastante amena, com  médias de 19ºC no verão e 8ºC no inverno. Apesar de apresentar um alto índice de chuva quando comparada com as outras cidades do país, Dublin não é tão chuvosa quanto Londres e Nova York, por exemplo.

Cork

 

Cork é uma cidade mais ao sul da Irlanda, que, portanto, apresenta um clima um pouco diferente de Dublin, que fica mais ao centro do país. Sua temperatura média no verão pode chegar a 15ºC, enquanto o inverno pode variar entre 5 a 8ºC. Lá as chuvas são mais constantes do que na capital, podendo chegar até a 152 dias com precipitações por ano.

Mesmo com essa característica, Cork também é uma das cidades mais ensolaradas do país – e uma das mais procuradas para intercâmbio na Irlanda – passando por apenas 60 dias por ano, em média, sem algum tipo de irradiação solar.

Galway

 

Galway é uma cidade universitária muito procurada por quem quer viver uma experiência diferente e divertida na Irlanda. Uma de suas características é o vento forte, que são trazidos pelo Atlântico Norte, e as temperaturas amenas, que não ficam abaixo dos 6ºC ou acima dos 20ºC no inverno e verão respectivamente.

Alta e baixa temporada

A alta temporada começa junto com o verão europeu, meados de junho. Esse período fica de junho até setembro, assim, os pontos turísticos ficam em alta, passagem aérea e hotelaria ficam com preços um pouco mais elevados. Apesar disso, é um momento ótimo para conhecer novas pessoas, de diferentes nacionalidades. 

A baixa temporada acontece entre os meses de novembro e abril. assim, o turismo, passagens aéreas e hotelaria ficam tranquilos e com preços mais baratos. Se você prefere o sossego, esse período é ideal para você, mas não se esqueça que você estará no período de outono e inverso, então prepare-se para o frio da Irlanda.

Melhores épocas do ano na Irlanda

Como o clima na Irlanda é ameno e com poucas variações nas estações do ano, não existe uma época em que a visita à região não seja recomendada. Assim como acontece em toda a Europa, o verão talvez seja a principal época do ano para o turismo no país, entretanto, o inverno, outono e primavera também tem seus charmes para quem vai viver na região durante essas estações.

Para não errar na mala por conta do clima na Irlanda, é preciso pensar em levar um pouco de tudo: não esqueça seus shorts, roupas de banho e chinelo, porém jamais deixe para trás um suéter e um casaco de chuva, mesmo que você esteja no verão!

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor