...

Como é o Clima no Canadá?

Quer se sentir acolhido, mesmo em temperaturas abaixo de 0°? Pois bem, seu intercâmbio está prestes a dar asas e torna-se realidade em um dos países mais respeitados e aclamado pelo mundo!

Estamos falando da superpotência: Canadá! Um país de pluralidade cultural evidente, qualidade de vida inigualável e exímio em suas paisagens; sem contar com a cordialidade que o Canadá proporciona a quem aterrizar por essa terra extraordinária!

Esse modo acolhedor que o país proporciona não refere-se apenas à boa receptividade das pessoas que lá residem, mas também ao clima inerente do país em suas estações do ano.

Para aquelas pessoas que acreditam na  teoria de que o país apresenta apenas temperaturas abaixo de 0, iremos desmistificar essa teoria já!

Saiba tudo sobre como é o clima no Canadá!   

O clima do Canadá é frio?

Whistler ski resort no canadá

Engana-se quem pensa que o frio é predominante no Canadá o ano todo. Pelo fato do país ser dotado de grandes variações climáticas e as estações do ano serem bem definidas, as temperaturas médias do inverno e do verão, em todo o país, variam de acordo com a região, possibilitando que você mergulhe em mares ou  tempestades de neve!

Os canadenses chamam o seu país de “True North’’(verdadeiro Norte) do planeta. Pois, quanto mais ao norte se vai, mais frio será.

O fato do país possuir características contrastante de temperaturas e, onde o inverno impera fortemente em baixíssimas temperaturas, as cidades estão prontamente precavidas e estruturadas para proteger a população. Exemplo disso, foi  a infraestrutura construída  de abrigos subterrâneos com calefação e uma vasta área acolhedora para dias de extremo frio, a qual conecta metrôs, hospitais, escolas e centros comerciais mais relevantes.

Antes de decidir a região a ser escolhida, avalie a época do ano que você irá viajar e qual o clima no Canadá que combine e mais adapte com você!

Como é o clima do Canadá em cada estação:

Clima do Canadá no Inverno (Dezembro a Março)

Você com certeza já ouviu falar do aterrorizante frio do Canadá. Toneladas de neve, poucas pessoas saindo às ruas, o sol se pondo às 17h… essas são algumas características muito comuns desta estação.

Mas isso não é motivo para terror algum! Muitos brasileiros gostam de viajar para o país nessa época do ano para desfrutar de algo completamente diferente do que se vê no Brasil.

As cidades são muito bem adaptadas à essa época do ano, então todos os lugares fechados, como bares, lojas, museus e casas noturnas possuem sistema de calefação. Até para se locomover de um lugar a outro, você não sentirá frio, pois o transporte público também tem aquecimento.

As temperaturas podem atingir os -30°C! Quanto mais ao norte do país, mais rigoroso será o inverno. Toronto, Vancouver e Montreal, cidades muito buscadas para intercâmbio, estão suscetíveis a receber esse frio intenso.

Estações de ski e snowboard recebem turistas do mundo todo nessa época do ano.

Clima do Canadá na Primavera (Março a Junho)

As temperaturas são bem agradáveis nessa época do ano, mas costumam oscilar bastante. As mínimas podem iniciar em -8°C e atingir até 25°C. As chuvas também são menos recorrentes. Para os amantes de flores e natureza, os passeios em parques e lugares ao ar livre são uma excelente pedida, pois as paisagens são de tirar o fôlego!

Clima do Canadá no Verão (Junho a Setembro)

Dia de sol no Canadá

O verão canadense lembra bastante o que temos aqui no Brasil. Isso é excelente para quem não abre mão de passeios em praias e deseja encontrar pessoas do mundo todo. As cidades ficam cheias de estrangeiros, prontos para aproveitar os grandes festivais, shows, atividades culturais e infinitas opções de lazer outdoor.

Os dias no verão também duram mais! Por volta das 5h amanhece e você terá até as 21h para curtir a luz do sol.

Quanto às temperaturas, elas ficam entre 15°C e 30°C. Porém, quanto mais ao norte do país, mais extremas as temperaturas se tornam. Da mesma forma que o inverno é mais rigoroso, o verão ocorre na mesma intensidade, atingindo até os 40ºC!

 

Clima do Canadá no Outono (Setembro a Novembro) 

Floresta no outono no Canadá

Não tem como não se apaixonar pelas diferentes tonalidades que as árvores ganham no outono canadense. Verde, amarelo, laranja, vermelho, todas misturadas. E quando as folhas caem, espalham beleza por todo canto, como se o chão se tornasse um gigante tapete. Sim, essa época do ano é como nos filmes!

Comparado com o verão, o país já não recebe tantos turistas, mas as cidades continuam oferecendo diversas opções de entretenimento e cultura.

As temperaturas oscilam entre -4°C e 18°C, podendo variar de acordo com a província.

Como é o clima nas principais cidades do Canadá?

Por ser um dos maiores países do mundo, o clima do Canadá será diferente em cada região. Há lugares em que o frio do inverno não é tão rigoroso e o verão é bem intenso.

Por outro lado, há locais com inverno muito forte e verão com temperaturas mais amenas. Tudo vai depender da cidade em que você quer fazer intercâmbio. Confira as principais a seguir:

Vancouver

A cidade conta com temperaturas mais agradáveis, onde o inverno não é tão severo e  o verão não tão tórrido. Vancouver é mais chuvosa e, neve por lá, certamente será mais difícil de se encontrar.

Essa cidade é ideal para aqueles que preferem um clima mais quente em relação às cidades Toronto e Montreal. Para se ter uma ideia, raramente os termômetros ficam abaixo de 0 durante o inverno em Vancouver.

Por ser uma cidade com bastante verde, ou seja, parques e locais dedicados à natureza, Vancouver é um ótimo lugar para passeios ao ar livre, mesmo no inverno!

Confira abaixo um quadro com as médias de temperatura anuais em Vancouver:

Temperaturas por mês em Vancouver

 Montreal

A característica marcante de Montreal é: invernos mais rigorosos! O cenário coberto com branco de neve é um espetáculo à parte! Até o verão é friozinho nesta região. 

Por ser uma cidade bem fria, Montreal conta com uma passagem subterrânea de mais de 30 km de extensão, o RÉSO. A passagem liga diversas atrações e serviços da cidade.

Para os amantes de frio e muita neve, eis o lugar ideal! Veja, abaixo, a tabela de temperatura anual em Montreal:

Clima em Montreal por mês

Toronto

Não muito diferente de Montreal, Toronto possui, em geral, temperaturas bem baixas. O clima da cidade é um pouco mais quente que Montreal e ainda mais quente que Quebec, que fica mais ao Norte do Canadá.

Nos dias frios, a população de Toronto também usa uma cidade subterrânea que liga os principais pontos da cidade, chamada Path.

Confira, na tabela abaixo, a média anual de temperatura em Toronto:

Não vai ficar em nenhuma das cidades que falamos acimaEntão confira, logo abaixo, as temperaturas médias mensais (°C) em diversas cidades canadenses:

Clima nas cidades do Canadá

Qual é a melhor época do ano para visitar o Canadá?

Em relação a melhor temporada para ir ao Canadá, é subjetivo e divide opiniões. A mais procurada é o verão, que compreendem os meses de junho a setembro.

Porém, a oscilação de temperaturas depende muito da região do país. Ao Sul, o verão começa no final de maio e início de setembro e, já ao norte, inicia-se em junho e termina em setembro.

O clima quente proporciona eventos ao ar livre, maior número de pessoas transitando pelas cidades; bares e restaurantes movimentados.

Clique aqui e saiba mais sobre qual é a melhor época para fazer intercâmbio no Canadá!

Já pensou em estudar no Canadá? Faça um orçamento online e gratuito:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

Vídeo – 5 motivos para fazer intercâmbio no Canadá

https://www.youtube.com/watch?v=TdVEXjU-Fmo&feature=emb_logo&ab_channel=Fluencypass

Depois de desmistificado o clima no Canadá, ficou alguma dúvida? Você conhece alguma particularidade do clima no Canadá e quer dividir com a gente? Comente aqui!

Ah, e se você está pensando em fazer um intercâmbio no Canadá, clique no banner abaixo e faça um orçamento online e gratuito com a melhor agência online de intercâmbio para o Canadá! Não cobramos taxa de agência!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor