Página inicial / Dicas / Certificado Internacional de Vacinação: O que é e como emitir para viajar

Certificado Internacional de Vacinação: O que é e como emitir para viajar

anvisa

Alguns países  podem exigir, para entrada em seu território, um comprovante de vacinação para determinadas doenças. Esse comprovante não é a sua carteirinha de vacina tradicional, mas sim o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

Que tal aprender mais sobre ele e como emiti-lo?

O que é o Certificado Internacional de Vacinação?

O Certificado Internacional de Vacinação, ou CIVP, é um documento que permite que você prove para as autoridades de imigração de outros países que você está devidamente vacinado contra doenças que podem ser consideradas endêmicas em determinadas regiões.

Alguns países exigem essa comprovação por dois motivos: ou tentar evitar a entrada de determinadas doenças em seu território, ou para prevenir o visitante do contágio por uma enfermidade local. Esse controle ajuda a evitar epidemias locais e mundiais.

 

Devo emitir o meu Certificado Internacional de Vacinação?

Mesmo que você não tenha a intenção de viajar para um local que exija a apresentação do CIVP, é importante pensar em emitir esse documento assim que possível. Ter ele em mãos lhe ajuda a evitar dores de cabeça caso você opte por viajar, ou passar em escala, por algum local que exija essa comprovação. E saiba que, em países em que essa comprovação é obrigatória, se você não tem o CIVP é imediatamente barrado e proibido de seguir viagem.

Para poder viajar sempre tranquilo, é importante garantir que você tem o CIVP com você!

Quem pode emitir esse certificado?

No Brasil, todo brasileiro e estrangeiro vacinado em território nacional pode emitir o CIVP caso vá viajar para um destino que exija essa comprovação. O documento vale para qualquer faixa etária, sendo que crianças podem emiti-lo a partir dos 9 meses de idade.

Como eu descubro que o meu destino exige esse documento?

A melhor maneira de saber se o seu destino de viagem exige o Certificado Internacional de Vacinação é consultar o site da ANVISA (ou da embaixada do país que você vai visitar). Recomendamos essa prática porque a lista de países que exigem ou não esse documento pode mudar bastante e você não quer ser pego de surpresa, certo?

 

Como eu posso emitir o meu certificado?

Você pode emitir o CIVP em um processo online no site do Portal de Serviços do Governo Federal. Para isso, você precisa estar com o seu cartão de vacinas em dia, cadastrar um usuário e senha, apresentar documento de CPF e de identidade, além dos comprovantes das vacinações.

O processo é rápido e, uma vez que o pedido do documento seja aprovado, você vai receber por email uma orientação para imprimir seu certificado. E pronto!

Para quem não conseguir fazer a emissão do documento online, é possível também fazer essa solicitação de maneira presencial, buscando uma unidade de atendimento da ANVISA em sua cidade que preste o serviço.

Quem não pode se vacinar pode emitir um atestado de isenção da vacina, com a ajuda de um modelo que o próprio site da ANVISA disponibiliza. Ele deve ser preenchido e assinado por um médico de sua confiança e pode ser apresentado na imigração do seu país de destino.

Veja também: Fazer uma viagem de turismo ou intercâmbio?

Será que você escolheu o melhor destino para sua viagem? Descubra baixando o comparador de destinos. É gratuito:

 

Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

capital da nova zelândia

Qual a capital da Nova Zelândia?

  Você já se perguntou qual a capital da Nova Zelândia? E você já imaginou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *