...

Como aprender inglês sozinho na quarentena?

Você está pensando em utilizar a quarentena para aprender inglês sozinho e tornar o momento de ficar em casa algo produtivo? Veio ao lugar certo.

A Fluencypass sabe que o seu sonho não pode parar. Por isso, trouxemos dicas imperdíveis para você utilizar esse tempo de reclusão para dar os primeiros passos em direção à fluência.

Depois que tudo voltar ao normal você vai estar pronto para fazer seu intercâmbio e melhor: conhecendo pessoas do mundo inteiro e mandando ver na língua inglesa.

Aprender inglês sozinho pode ser um grande passo na sua jornada de estudos.

Até porque, você já deve ter reparado que todo professor diz que o aluno precisa praticar o que viu em sala de aula em casa. Mas como fazer isso?

Aprender inglês sozinho: como fazer?

Para se tornar um autodidata ao aprender inglês, você primeiro precisa entender que precisar se dedicar de maneira constante.

Tenha em mente que é preciso:

  • Definir um objetivo: todos querem falar o mais perfeitamente possível, mas qual o foco que você está dando à língua? É para viajar? Realizar uma prova? Conversar com amigos?
  • Ter um planejamento de estudos: você precisa saber qual conteúdo vai ser visto durante a semana. É o simple past? Ou expressões idiomáticas?
  • Se dedicar às quatro competências do  idiomas: listening, speaking, reading e writing.
  • Encontrar sites e plataformas que auxiliem na sua jornada.

Aprender inglês em casa: um caminho de autodescoberta

Muita gente não sabe, mas há diversos modos de aprender um idioma do que o simplesmente pegar um bloco de gramática e lê-lo do início ao fim.

Especialistas explicam que é muito mais prático se dedicar à língua em uso e utilizar a gramática como forma de consulta.

Não podemos esquecer que cada um tem seu modo particular de aprendizado. O que significa dizer que ao aprender inglês sozinho, você vai precisar descobrir qual maneira se adequa mais a seu estilo.

Há pessoas que se sentem mais à vontade com conteúdos visuais, enquanto outras preferem se dedicar a materiais em áudios. Por isso, não se acanhe no momento de descobrir o que é melhor para você.

Teste como você se desenvolve ao:

  • Assistir séries em inglês.
  • Ler materiais em inglês. Você pode acompanhar a BBC ou New York Times, por exemplo.
  • Ouvir podcast. Eles tem adquirido diferentes roupagens e você pode se dedicar a ouvir aqueles destinados aos beginners, se for seu caso.
  • Escutar músicas em inglês, e não esqueça: sing along!

Se você estiver em um nível mais avançado confira nossas dicas de sites para conversar em inglês.

Motivação: por que você quer aprender inglês sozinho em casa?

Ter energia para começar e iniciar seus estudos vai fazer você chegar mais longe nos estudos do que qualquer fórmula mágica.

Então, por que não anotar o que leva você a aprender o novo idioma e deixar em um local visível em seu quarto?

Há outras técnicas para manter a motivação em alta, como ter um painel de fotos dos lugares que você quer visitar ou ainda colar um post-it no espelho do banheiro.

O mais importante é ter sempre em mente que você é capaz de estudar sozinho e em breve estará gastando sua fluência com nativos.

Veja também: 7 motivos para fazer intercâmbio

A organização faz parte do seu aprendizado

O primeiro passo para aprender em casa é ter seu cantinho dos estudos. Não é preciso muita coisa: uma mesa, um celular, um caderno e lápis já ajudam bastante.

Conseguir organizar isso de maneira pragmática fará seu cérebro entender que o momento é de estudo. Depois disso você pode definir um roteiro do material a ser visto durante a semana.

Então, é melhor ter em mente se você já sabe quanto tempo vai querer dedicar diariamente e se já sabe seu nível.

Quem estuda com a Fluencypass, por exemplo, tem todo esse caminho facilitado, pois nossa plataforma organiza de maneira dinâmica seus estudos.

Por lá você aprende com vídeos, quizzes, exercícios e outras estratégias didáticas:

Praticando o listening, speaking, reading e writing em inglês

Essas são as quatro habilidades essenciais para desenvolver sua fluência.Você pode praticar cada uma delas dentro de casa, mesmo estando em quarentena.

Vale lembrar que quanto mais inicial seu nível, mais será necessário dedicar seu tempo com atividades de “imput”. São aquelas nas quais você é exposto à língua de maneira passiva, ou seja, principalmente na escuta e na leitura.

Listening e writing: o inglês do dia a dia 

Já falamos que você pode escutar podcasts e assistir filmes. Mas é preciso que você tenha atenção e não apenas deixe a informação passar por você.

Para isso, faça anotações das novas expressões e conteúdos que você absorveu depois da prática.

Pratique speaking e reading juntos!

Como isso é possível? É uma velha técnica que ajudou você a ser alfabetizado em português: leitura em voz alta.

Pegue short stories em inglês e leia em voz alta para começar. Algumas formas de dificultar a atividade são: se gravar ou acelerar o ritmo da leitura.

E que tal adicionar tongue twisters à suas atividades? Os trava-línguas são divertidos e permitem aprender inglês de maneira descontraída.

É possível aprender inglês sozinho na quarentena!

Agora você já pode dizer que tem as ferramentas para aprender inglês sozinho nesta quarentena.

A gente da Fluencypass sabe que este é um momento delicado, mas está fazendo de tudo para que você consiga passar por ele da melhor maneira possível.

Por isso, preparamos o Ebook 400 palavras do inglês em 30 dias que vai acelerar seu aprendizado do inglês.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor