Página inicial / Dicas / Como aprender inglês sozinho na quarentena?

Como aprender inglês sozinho na quarentena?

aprender-ingles-sozinho-na-quarentena

Você está pensando em utilizar a quarentena para aprender inglês sozinho e tornar o momento de ficar em casa algo produtivo? Veio ao lugar certo.

A gente da Intercâmbio Direto sabe que o seu sonho não pode parar.

Por isso, trouxemos dicas imperdíveis para você utilizar esse tempo de reclusão para dar os primeiros passos em direção à fluência.

Depois que tudo voltar ao normal você vai estar pronto para fazer seu intercâmbio e melhor: conhecendo pessoas do mundo inteiro e mandando ver na língua inglesa.

Aprender inglês sozinho pode ser um grande passo na sua jornada de estudos.

Até porque, você já deve ter reparado que todo professor diz que o aluno no final precisa praticar o que viu em sala de aula em casa. Mas como fazer isso

Aprender inglês sozinho: como fazer?

Para se tornar um autodidata ao aprender inglês, você primeiro precisa entender que precisar se dedicar de maneira constante. Tenha em mente que é preciso:

  • Definir um objetivo: todos querem falar o mais perfeitamente possível, mas qual o foco que você está dando à língua? É para viajar? Realizar uma prova? Conversar com amigos?
  • Ter um planejamento de estudos: você precisa saber qual conteúdo vai ser visto durante a semana. É o simple past? Ou expressões idiomáticas?
  • Se dedicar às quatro competências do  idiomas: listening, speaking, reading e writing.
  • Encontrar sites e plataformas que auxiliem na sua jornada.

Aprender inglês em casa: um caminho de autodescoberta

Muita gente não sabe, mas há diversos modos de aprender um idioma do que o simplesmente pegar um bloco de gramática e lê-lo do início ao fim.

O próprio Mairoo Vergara, que se tornou referência em ensino de inglês no Brasil, concorda com isso.

O especialista explica que é muito mais prático se dedicar à língua em uso e utilizar a gramática como forma de consulta.

Não podemos esquecer que cada um tem seu modo particular de aprendizado. O que significa dizer que ao aprender inglês sozinho, você vai precisar descobrir qual maneira se adequa mais a seu estilo.

Há pessoas que se sentem mais à vontade com conteúdos visuais, enquanto outras preferem se dedicar a materiais em áudios. Por isso, não se acanhe no momento de descobrir o que é melhor para você.

Teste como você se desenvolve ao:

  • Assistir séries em inglês.
  • Ler materiais em inglês. Você pode acompanhar a BBC ou New York Times, por exemplo.
  • Ouvir podcast. Eles tem adquirido diferentes roupagens e você pode se dedicar a ouvir aqueles destinados aos beginners, se for seu caso.
  • Escutar músicas em inglês, e não esqueça: sing along!

 

Se você estiver em um nível mais avançado confira nossas dicas de sites para conversar em inglês.

Motivação: por que você quer aprender inglês sozinho em casa?

Ter energia para começar e iniciar seus estudos vai fazer você chegar mais longe nos estudos do que qualquer fórmula mágica.

Então, por quê não anotar o que te leva a aprender o novo idioma e deixar em um local visível em seu quarto?

Há outras técnicas para manter a motivação em alta, como ter um painel de fotos dos lugares que você quer visitar ou ainda colar um post-it no espelho do banheiro.

O mais importante é ter sempre em mente que você é capaz de estudar sozinho e em breve estará gastando sua fluência com nativos.

Veja também: 7 motivos para fazer intercâmbio

A organização faz parte do seu aprendizado

O primeiro passo para aprender em casa é ter seu cantinho dos estudos. Não é preciso muita coisa: uma mesa, um celular, um caderno e lápis já ajudam bastante.

Conseguir organizar isso de maneira pragmática fará seu cérebro entender que o momento é de estudo. Depois disso você pode definir um roteiro do material a ser visto durante a semana.

Então, é melhor ter em mente se você já sabe quanto tempo vai querer dedicar diariamente e se já sabe seu nível. Para todo caso, Carina Fragozo, linguista e pesquisadora, facilitou boa parte do trabalho.

Ela criou um roteiro que pode ser seguido tanto por beginners quanto por intermediates, confira.

Praticando o listening, speaking, reading e writing em inglês

como-aprender-ingles

Essas são as quatro habilidades essenciais para desenvolver sua fluência.Você pode praticar cada uma dessas habilidades de dentro de casa, mesmo estando em quarentena.

Vale lembrar que quanto mais inicial seu nível, mais será necessário dedicar seu tempo com atividades de “imput”. São aquelas nas quais você é exposto à língua de maneira passiva, ou seja, principalmente na escuta e na leitura.

Listening e writing: o inglês do dia a dia 

Já falamos que você pode escutar podcasts e assistir filmes. Mas é preciso que você tenha atenção e não apenas deixe a informação passar por você.

Para isso, faça anotações das novas expressões e conteúdos que você absorveu depois da prática. O EngVid é um site no qual você pode conferir se compreendeu o que foi passado realizando exercícios e quizzes. Procure pela professora Ronie e você vai se divertir bastante.

Pratique speaking e reading juntos!

Como isso é possível? É uma velha técnica que te ajudou a ser alfabetizado em português: leitura em voz alta.

Pegue short stories em inglês e leia em voz alta para começar. Algumas formas de dificultar a atividade são: se gravar ou acelerar o ritmo da leitura.

E que tal adicionar tongue twisters à suas atividades? Os trava-línguas são divertidos e permitem aprender inglês de maneira descontraída.

Aprenda inglês do zero com a ajuda da internet

Você provavelmente já deve ter lido nosso artigo com os 10 melhores sites para aprender inglês sozinho e online.

Mas como tudo que é bom pode melhorar, vamos dar uma olhada em dois que estão em alta.

Aprenda inglês com vídeos no Youtube

ingles-online

O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, e é muito eficiente para quem quer aprender inglês.

No Youtube, você encontrará diversos professores, que vão te ensinar tudo sobre como falar melhor inglês. 

Para começar recomendamos os vídeos de inglês aqui da Intercâmbio Direto. Aqui, nosso Teacher Nathan te ensinará dicas e hacks para você turbinar seu inglês. 

Ted talks: palestras incríveis em inglês

As Tedtalks são palestras com cerca de meia hora de duração que falam sobre os assuntos mais diversos.

Geralmente, o foco está em tecnologia, humanismo e educação. O melhor da plataforma é que eles possuem temas que com certeza vão dialogar com algo do seu gosto pessoal. Dê uma olhada!

Aproveite tanto para praticar a escuta como anotar cada expressão nova que seja usada por um dos lecturers.

Duolingo: aprenda inglês sozinho

O Duolingo revolucionou o ensino de idiomas quando há seis anos lançou sua aplicação gratuita, de modo a democratizar o aprendizado.

Mas atualmente, Duolingo já deixou de ser uma simples aplicação e possui diversas plataformas de ensino, como: 

Duolingo Stories

As atividades do site fazem com que o estudante acompanhe pequenas histórias e seja convidado a completar espaços em branco, responder questões e até mesmo revisar vocabulário. 

Tiny Cards

São flashcards colaborativos sobre os mais diversos temas. Lá você encontra desde frutas a verbos. O melhor é que você também pode contribuir e criar um baralho que vai ajudar outras pessoas a aprender inglês.

E você sabe que a melhor forma de aprender é ensinando, não é? Dá uma olhada lá e comente com a gente qual cartas são as suas preferidas.

É possível aprender inglês sozinho na quarentena!

Agora você já pode dizer que tem as ferramentas para aprender inglês sozinho nesta quarentena.

A gente da Intercâmbio Direto sabe que este é um momento delicado, mas está fazendo de tudo para que você consiga passar por ele da melhor maneira possível.

E melhor, com gás para fazer aquele intercâmbio que vai mudar sua vida quando tudo voltar ao normal.

Confira mais dicas de como aprender em casa neste vídeo com o Teacher Nathan:

Compartilhe este post com seus amigos para eles também aprenderem inglês e não esqueça de acompanhar a gente no Youtube e no Instagram para estar por dentro de todas as novidades!

Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

tour-virtual-pontos-turisticos-intercambio

Tour virtual: conheça os principais pontos turísticos do mundo sem sair de casa!

O tour virtual pode ser uma ótima alternativa para você conhecer o mundo sem precisar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *