Página inicial / Dicas / Visto Negado: O que fazer para ele ser aprovado

Visto Negado: O que fazer para ele ser aprovado

visto

Você provavelmente já sabe que, para viajar para alguns países (ou viver lá por alguns meses ou anos) é preciso tirar um visto. Os procedimentos de visto de cada país são diferentes – alguns mais complexos e outros bastante simples – mas todos correm o risco, mesmo que pequeno, de serem negados.

Mas é possível evitar a negação da emissão de um visto? Nesse artigo damos algumas dicas para você minimizar os problemas relacionados a essa solicitação.

 

Conheça o processo completo da emissão de visto

Como afirmamos anteriormente, os processos para emissão de visto variam muito de país para país. Por isso, conhecer aquele relacionado ao seu destino é a melhor maneira de minimizar os riscos de cometer alguma falha nesse processo e correr o risco de ter o visto negado.

Procure por informações sobre o visto que você quer obter e leia tudo sobre ele (desde blogs com dicas, até as regras oficiais publicadas nos sites dos governos).

 

Solicite o tipo certo de visto

Muitos países emitem vários tipos de visto diferentes, cada um aplicado para uma situação ou objetivo específico. Alguns são para turismo, outros para estudo e também têm alguns países que permitem estudar e trabalhar com o visto de estudante. Por isso, uma maneira de evitar ter seu visto negado é saber exatamente para qual tipo de permissão que você vai solicitar (e se você se encaixa em todos os critérios).

 

Tem entrevista? Chegue mais cedo e se prepare para as respostas

A entrevista é uma etapa importante para a emissão  em alguns países (como para o processo de visto dos Estados Unidos). Por isso, se você precisa passar por ela, deve estar atento à dois detalhes importantes: chegar mais cedo para não perder o horário e estar preparado para qualquer tipo de pergunta que possa ser feita para você.

 

Leve toda a documentação necessária (e a não necessária também)

Documentação é um detalhe muito importante para quem não quer ter o visto negado. Em processos mais exigentes, como o americano, a apresentação das informações de viagem, hospedagem, seguro de viagem e até de dinheiro que será levado é extremamente importante para conseguir a permissão de entrada no país sem dor de cabeça.

Para quem gosta de não arriscar, levar alguns documentos extras que podem ser solicitados na hora da entrevista nunca é demais. Informações de imóveis adquiridos, compra de bens (como carros), matrícula em universidade, contrato de emprego e tudo que possa mostrar seus vínculos com o Brasil e seu objetivo de voltar para a casa podem ajudar a garantir um visto aprovado.

 

Esteja tranquilo durante a entrevista

Se você não está mentindo ou omitindo nenhuma informação durante a entrevista de emprego, sabe que não tem nada a temer na hora de conversar com um funcionário da imigração. Por isso, não precisa ficar nervoso quando chegar a sua vez de falar. Tudo que você precisa mostrar para esse funcionário é tranquilidade, mesmo que você não seja tão fluente no inglês (caso as perguntas não sejam feitas no português). A tranquilidade vai te deixar mais próximo de um visto aprovado.

 

Não fale mais do que o necessário

A confiança excessiva também pode ser um problema para não ter o visto negado. Quem fala demais, oferecendo informações que as vezes não são necessárias e que podem comprometer a avaliação do funcionário do consulado, pode se complicar. Por isso, tenha em mente que você só deve falar sobre o que lhe foi perguntado – e nunca tente de explicar demais. Passe apenas a informação necessária e básica.

 

Nunca perca a paciência

O processo de emissão do visto pode ser demorado – especialmente a etapa da entrevista, que costuma ser longa. Por mais entediante e processual que tudo possa parecer, você deve se controlar para não perder a paciência. Não brigue com os funcionários do consulado, não discuta com ninguém e sempre mantenha a calma. Quanto mais conformado você estiver com a provável demora, mais tranquilo conseguirá passar por todo o processo.

Você já passou por alguma solicitação de visto antes? Conte para a gente suas experiências!

 

Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

Carta de recomendação Acadêmcia

Carta de recomendação: O que é e para quem pedir?

Para estudar em muitas universidades ao redor do mundo, ter apenas uma boa nota nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *