...

Intercâmbio para trabalhar: Vantagens e Desvantagens

Você já pensou em intercambio para trabalhar? Uma excelente alternativa para quem não tem muita grana é contar com a oportunidade de trabalhar nas horas vagas.

Alguns países permitem que o aluno estude e trabalhe para poder complementar sua renda enquanto está fora de sua terra natal: Africa do Sul, Austrália,Irlanda e Nova Zelândia são alguns desses destinos.

Apesar de parecer uma ótima solução para os seus problemas, optar por essa alternativa para se sustentar fora do Brasil tem suas vantagens e desvantagens – e é exatamente sobre elas que vamos falar agora nesse artigo.

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de trabalhar durante o intercâmbio de inglês e faça sua escolha!

Intercâmbio para trabalhar: as Vantagens

Grana extra para pagar estudos e lazer

Sem sombra de dúvidas, trabalhar durante o intercâmbio de inglês  é uma ótima maneira de conseguir fazer uma grana extra, e vai te ajudar a pagar não somente os seus estudos, mas também os seus gastos com lazer na região.

Muitos brasileiros conseguem acumular um dinheiro que seja o suficiente para permitir que eles vivam confortáveis durante o intercâmbio de inglês, podendo usar o dinheiro que tinha guardado para estudar no exterior ou até mesmo diminuindo o suporte financeiro oferecido por alguém no Brasil complementando os custos.

Treinar a língua local

lingua

Uma outra grande vantagem é ter a oportunidade de praticar o seu aprendizado no dia a dia.

Como no seu trabalho tudo será tratado em inglês, não vai existir maneira melhor de se forçar a tentar se comunicar em outra língua com seus chefes e colegas de trabalho. 

Ter experiência no CV quando voltar ao país de origem

Trabalhar fora do país também pode ser uma experiência e tanto para o seu currículo quando decidir voltar para a casa.

Muitas empresas apreciam candidatos que tiveram experiências de trabalho fora do Brasil, por acreditar que eles se expuseram mais a situações diferentes e adquiriram uma interessante experiência de vida.

Fazer mais amizades com nativos

É no ambiente de trabalho que você fará mais amizade com os nativos ao estudar no exterior.

Como no seu curso de inglês é natural que você encontre somente intercambistas para se socializar e criar laços de amizade, o trabalho é o ambiente perfeito para fugir do óbvio e conhecer gente que realmente vive e conhece a cidade em que você se encontra.

Desvantagens

Não aproveitar para conhecer melhor o país

Quem trabalha no horário livre no período de aulas geralmente fica com o tempo mais restrito para poder aproveitar os momentos de lazer que o novo país proporciona. É difícil sair para conhecer os pontos turísticos da cidade, almoçar em bons restaurantes e até mesmo curtir uma balada a noite.

Esses pequenos momentos de lazer vão ser escassos, até porque você precisa cumprir o horário de trabalho para conseguir manter o emprego.

Não conseguir fazer viagens para outros destinos próximos aos finais de semana ou no período de férias da escola

Se você não consegue nem mesmo aproveitar a cidade direito, imagine viajar no final de semana ou no período de férias da escola?

Não se esqueça que, nesses momentos, é provável que você esteja trabalhando para fazer uma graninha extra e, para poder viajar e aproveitar os feriados e férias, somente pedindo demissão ou negociando uns dias com seu chefe.

Se dedicar apenas ao trabalho e deixar de lado a escola e o curso de inglês

trabalhar

Muitas pessoas acabam se dedicando tanto ao trabalho que esquecem de aproveitar o intercâmbio de inglês, deixando de lado o empenho necessário no curso de inglês.

O problema aqui é com relação ao seu objetivo: se você foi visitar o país com a intenção de aprender a língua, deixar com que o trabalho te atrapalhe nessa conquista pode ser extremamente frustrante quando voltar para a casa, por isso atente-se neste ponto.

 

A alta procura por empregos, facilita os subempregos

Acredite, por mais que você tenha um bom currículo e se considere um bom trabalhador, é muito comum as pessoas que viajam para fora para estudar e trabalhar aceitarem ser encaixados em cargos chamados menos formais.

Trabalhos como auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, babás e outras oportunidades que pagam pouco relativamente pouco comparado a outras profissões e demandam muito do profissional são as mais encontradas por intercambistas que querem ganhar aquela graninha extra.

Se você está de acordo com essa situação, não verá grandes problemas em agarrar essas oportunidades. Entretanto, muitos estudantes se frustram com a dificuldade de encontrar boas vagas de emprego fora do país.

Agora que você já sabe sobre as  vantagens e desvantagens de trabalhar durante o intercâmbio de inglês, queremos saber: qual será a sua decisão? Conte para a gente e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor