...

Um mês de intercâmbio vale a pena?

Muitas pessoas tem o sonho de realizar um intercâmbio de línguas, mas as vezes não contam com a disponibilidade de tempo – e até mesmo financeira – para conseguir fazê-lo virar realidade.

Um mês de intercâmbio, portanto, surge como uma importante alternativa para esses perfis de aluno. Mas passar 30 dias estudando uma língua, realmente vale a pena? Abaixo apresentamos algumas dicas que vão lhe ajudar a fazer esse tipo de intercâmbio tão proveitoso quanto um de três, seis ou 12 meses.

Faça um mês de intercâmbio quando você tiver uma noção básica da língua que pretende aprenderum mês de intercâmbio

Imagine só passar um mês em um país que você não tem a menor noção de como se comunicar na língua local? 30 dias não serão suficientes para lhe ajudar a aprendê-la de maneira eficiente e sair de lá fluente.

Por isso, intercâmbios de um mês são ideais para alunos que querem aperfeiçoar o que já sabem e melhorar a relação com a língua. Para iniciantes, essa opção pode não ser tão proveitosa.

Tenha em mente que você precisará de uma carga horária intensa

Cursos de um mês devem aproveitar ao máximo seu tempo naquele país de destino. Por isso, funcionam como um grande intensivão da língua – e você precisa estar pronto para absorver esse tanto de informação.

Por isso, escolha um curso que lhe dará uma carga horária alta, garantindo bons resultados. Cursos com duração de manhã e tarde são excelentes opções, te deixando livre no período da noite e nos finais de semana para a diversão.

um mês de intercâmbioDedique-se para aproveitar ao máximo seus aprendizados

Dedicar-se não significa apenas frequentar as aulas e as atividades propostas pelo curso. É preciso também tirar um tempinho para rever as matérias e estudar aqueles temas que lhe deixaram com mais dúvida.

Lembre-se que, apesar do cansaço – e da possível preguiça – você só terá 30 dias para aproveitar ao máximo esse período para aumentar seu conhecimento sobre uma determinada língua.

Explore seus momentos de lazer e do dia a dia para praticar

Nesses 30 dias, faça uma promessa com você mesmo: você só vai falar português quando for extremamente necessário. Ou seja, você vai explorar ao máximo os seus momentos na rotina – ou até mesmo no lazer – para falar a língua. Não tenha medo de errar ou passar vergonha: quanto mais você usar seus aprendizados, mais fluente vai ficar na prática.

Fuja dos grupos de brasileiros ou portuguesesum mês de intercâmbio

É natural que, uma vez longe do seu país, você procure por pessoas que falam sua língua – até mesmo como uma maneira inconsciente de se sentir seguro. Recomendamos, entretanto, que você tente fugir dessa situação confortável.

Ter amigos brasileiros ou portugueses vai significar menos tempo realmente tendo que praticar a língua inglesa – afinal, vocês vão falar português – e convenhamos, você tem pouco tempo para realmente colocar em prática o que investiu para aprender por lá.

Se você prestar atenção a esses detalhes, sem sombra de dúvidas, um mês de intercâmbio será uma experiência incrível e proveitosa. Vale lembrar que, mesmo com o tempo curto e o alto nível de dedicação, você ainda terá a oportunidade de conhecer uma outra cultura e destino nos tempos livres.

Está pensando em fazer um intercâmbio de inglês? Entre em contato com a gente!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor