...

Rotary intercâmbio: programa de intercâmbio para jovens!

Muitos jovens, que tem o sonho de realizar um intercâmbio de inglês, já procuraram por alternativas mais baratas para estudar fora do país e provavelmente já ouviram falar no Rotary Internacional.

O Rotary é uma das organizações mais famosas mundialmente quando o assunto é viver uma experiência de vida fora do seu país, por isso, a palavra intercâmbio também pode remeter a um de seus programas. 

Conheça o programa de intercâmbio da Rotary e como se inscrever!

O que é intercâmbio?

Antes de entendermos mais sobre o programa da Rotary, você sabe o que é um intercâmbio?

Se você procurar o termo intercâmbio no dicionário, vai encontrar significados como “troca, permuta” ou “relações de comércio ou culturais entre nações”.

Por isso, afirmamos que intercâmbio é uma experiência em que indivíduos passam estudando ou trabalhando em uma realidade completamente diferente da sua, seja ela dentro ou fora de seu próprio país.

Neste caso, a troca ocorre com os aspectos culturais que o jovem tem em contato em seu destino. Além dos conhecimentos de seu país em que ele compartilha.


Leia Mais em: O que é Intercâmbio?


Como funciona o intercâmbio?

Para fazer um intercâmbio é preciso, primeiramente, conhecer os tipos de programas disponíveis para a sua faixa etária e perfil de estudante. 

Apresentamos abaixo três modalidades diferentes, que fazem inclusive parte da proposta da Rotary:

  • Intercâmbio de línguas.
  • Intercâmbio universitário.
  • Intercâmbio profissional.
  • Intercâmbio de voluntariado.Saber como funciona cada modalidade de intercâmbio é importante para entender qual combina mais com o seu perfil.

Quer saber mais? Como funciona o intercâmbio? Confira todas as nossas dicas!


Agora que você já sabe um pouco mais sobre intercâmbio, deve ter ficado curioso para saber como o Intercâmbio Rotary Internacional pode ajudar a realizar o seu sonho passar um tempo fora do país.

Confira e fique por dentro de tudo!

Rotary intercâmbio: o que é?

Imagem: Rotary International / Divulgação

Rotary Intercâmbio é, provavelmente, o principal projeto da organização Rotary Internacional, que atua desde o início do século 20 enviando jovens de todo o mundo para viver experiências culturais fora de seus países.

Quando o Rotary Intercâmbio foi desenvolvido, somente os países que contavam com os clubes Rotary participavam desses programas, e eram poucos.

O primeiro deles foi realizado em 1929 pelo clube de Copenhagen, que recebeu vários alunos do ensino médio de outros países da Europa para estudarem em suas escolas.

A Segunda Guerra Mundial, entretanto, serviu como um período de hiato para este tipo de experiência que demorou para retornar. Durante este período, algumas fundações fecharam e outras decidiram prestar ajuda humanitária.

Somente em 1972 o Rotary Internacional resolveu incentivar a unificação dos programas dos Rotarys Clubs em todo o mundo, virando o principal nome do intercâmbio mundial.

Rotary intercâmbio: para quem é?

Hoje, o Rotary Intercâmbio pode ser encontrado em 150 países e leva cerca de 9000 estudantes anualmente para viver experiências incríveis fora no exterior.

Além dos mais de 32.000 clubes Rotary espalhados pelo mundo, os ex-intercambistas formam um time de voluntários que dá suporte a organização e ajudam na manutenção do intercâmbio de estudantes participantes dos programas da associação.

Brasil é um dos principais países, enviando anualmente um grande volume de estudantes para esses programas.

Por aqui, a procura pelo Intercâmbio barato da Rotary é alta. Só em 2011, a média de intercambistas foi de 1.300 jovens, o que representa 55% dos intercambistas da América Latina dentre os clubes Rotary.

Para poder ser um intercambista do Rotary é preciso ter idade entre 15 e 19 anos, estar cursando o ensino médio e ter uma vontade enorme de viver novas experiências e conhecer novas culturas, agindo sempre como um embaixador do seu país em terreno estrangeiro.


Veja também: Os lugares mais baratos para fazer intercâmbio


Rotary Intercâmbio: Como funciona o processo de inscrição?

Fase 1: aplicação

mãos assinando um contrato com caneta preta

Essa fase consiste no preenchimento de um questionário, que é praticamente um dossiê, com informações gerais sobre a saúde, histórico escolar e personalidade do candidato, respondida tanto por ele quanto por seus pais.

É necessário entregar o formulário com 4 cópias, pois caso aprovado pelo programa, as respostas serão enviadas para os países que são candidatos a receber o intercambista.

Fase 2: realização da prova

Nesta etapa, o intercambista faz uma prova, composta por 50 a 100 questões de diversos assuntos, incluindo conhecimentos gerais, língua inglesa, conhecimentos da Rotary e outros.

A prova só é realizada quando o número de candidatos ao intercâmbio é maior que o número de vagas.

Fase 3: entrevista

A entrevista, feita no Rotary Intercâmbio, tem como intenção avaliar e selecionar os candidatos mais preparados para viver essa experiência de intercâmbio cultural. 

Como foi citado, as regras podem variar de acordo com o distrito ou país. Se no distrito houver mais candidatos do que vagas, é provável que tenha mais de uma entrevista antes da decisão final.

Caso tenha mais vagas do que candidatos, o distrito aceita todos aqueles que estão preparados e qualificados. 

Outro ponto comum que acontece no Rotary Club é a entrevista com a família do candidato.

Vale ressaltar que o engajamento social do candidato conta muito no momento da entrevista. Então se você faz trabalho voluntário ou mesmo acompanha as ações da Rotary, suas chances aumentam.

Outra questão importante é que a família do intercambista precisa estar disposta a receber e hospedar alguém de outro país.

Fase 4: recebimento do formulário de garantia

Uma vez aprovado, o candidato recebe um certificado que garante a oportunidade de fazer o Rotary intercâmbio. Este documento é fundamental para agilizar o processo de visto para o país destino. 

O estudante deve fazer uma lista de países que gostaria de morar e nem sempre tem como garantia a primeira opção, mas vai conseguir uma vaga para qualquer um dos destinos que escolheu.

Com o formulário em mãos, basta aguardar e participar das palestras e atividades do intercâmbio Rotary enquanto se prepara para tirar os vistos e viajar.

Rotary intercâmbio: quais os tipos de intercâmbio oferecidos?

Existem dois tipos de intercâmbio na Rotary:

  • Longa duração: o intercambista cursa um ano letivo no exterior, vivendo na casa de uma ou mais famílias ao longo do programa;

Curta duração: o intercambista faz um programa de férias sem experiência acadêmica com duração de dois meses em casa de família.

Rotary intercâmbio: qual é o custo dos programas?

O custo do Rotary Intercâmbio varia de acordo com o país de destino e dos custos extras que o estudante pretende arcar.

Dependendo do distrito que ele se candidatar, ele poderá ter que arcar com uma taxa. A ex-intercambista Stefane, por exemplo, conta que precisou pagar cerca de 9 mil reais.

O lado bom é que esse valor é convertido em uma mesada para o estudante se manter durante o intercâmbio. Descubra o distrito mais próximo a você neste buscador

Os Rotary Clubes também se organizam para receber todos os intercambistas com a ajuda de famílias associadas, que vão arcar com acomodação e refeições desse estudante.

Gastos com viagens

Por  parte dos Intercambistas, os gastos são basicamente com as passagem aérea para o destino final, seguro viagem, visto, passaporte e outros documentos necessários para viver no país legalmente por um certo período. 

No que diz respeito aos bilhetes de avião, eles precisam ser do tipo válido por um ano com possibilidade de remarcação. Então, não são aceitos aqueles promocionais, comprados com milhas ou cortesia.

Também é recomendado que o estudante vá com uma quantia para cobrir outros gastos pessoais, eventuais. Ela pode depender do período do intercâmbio. 

Em um dos distritos de Santa Catarina, por exemplo, eles recomendam o mínimo de 500 dólares.

Agora que já aprendeu sobre o que é o Programa de Intercâmbio Rotary, que tal voltar a sonhar em realizar um intercâmbio com baixo custo?Procure pelo Rotary Club mais próximo e se informe sobre o formulário para participar do Programa de Intercâmbio Rotary.

Já pensou em fazer intercâmbio no destino dos seus sonhos? Compare orçamentos abaixo: 

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor