...

Perguntas frequentes de intercambistas

O intercambista é uma pessoa com sede de novidades e pronto para enfrentar os desafios que esse período no exterior pode proporcionar, certo? Mas assim como qualquer outra pessoa, ele também tem algumas dúvidas sobre o que vai encontrar quando estiver por lá.

Nesse artigo, tentamos responder as perguntas mais frequentes feitas por um intercambista, para deixá-lo menos ansioso nas vésperas da viagem.

Qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio?

Sim! Existem vários modelos de intercâmbio para atender a todos os tipos de gente: estudantes, profissionais formados, interessados em estudar línguas, para quem quer fazer cursos livres ou atividades culturais. Tudo que você precisa para fazer um intercâmbio é ter vontade de viver a experiência e se planejar (financeiramente e em tempo) para isso.

Existe idade mínima para participar dos programas?

A idade mínima para os intercâmbios varia de acordo com o programa que deseja fazer. Geralmente, os intercâmbios podem começar a ser feitos aos 16 anos (programas de high school) e atendem qualquer tipo de pessoa até a vida adulta (até mesmo idosos já podem fazer programas de intercâmbio diferentes)!

Posso trabalhar enquanto estou no intercâmbio?

A possibilidade de trabalho no período de intercâmbio varia tanto com a escolha do programa que você vai realizar, quanto com as regras do país que vai te receber. Por isso, para saber se você vai poder fazer alguns “bicos” fora do Brasil, é importante conversar com a agência que vai realizar o intercâmbio para você.

Posso fazer o intercâmbio com um amigo?

Pode sim! Muitas pessoas optam em ir com amigos para fazer um intercâmbio e viver a experiência com um pouquinho mais de conforto e segurança emocional. Entretanto, é interessante escolher o modelo certo de intercâmbio para que vocês possam aproveitar juntos a experiência, porém sem deixar de conhecer outras pessoas ou aprender novas coisas!

Preciso ficar em casa de família?

O modelo de hospedagem em casa de família é o tradicional para intercâmbios de high school, visto que atende ao objetivo desse tipo de programa. Entretanto, para os intercâmbios de língua, trabalho ou de graduação ou pós-graduação, essa não é uma opção obrigatória. Você pode optar por alugar imóveis, quartos ou até mesmo viver em hotel durante esse período.

Eu preciso de visto para fazer intercâmbio?

Na grande maioria das vezes, sim. Até mesmo para os países em que não é necessário visto de turista para brasileiros, dependendo do tempo de intercâmbio pode ser necessário a obtenção de um visto para permanecer por lá. Por isso, sempre consulte com sua agência de intercâmbio qual o visto correto para ser solicitado antes de marcar sua viagem.

Posso viajar por um período depois do meu intercâmbio?

Tudo vai depender do seu tipo de intercâmbio e, principalmente, do seu tipo de visto. Em alguns modelos, como os vistos de trabalho temporário nos EUA, o intercambista tem direito de ficar mais algumas semanas no país, mas precisa voltar antes do visto vencer para evitar problemas.

Por isso, tire essas dúvidas também com a sua agência de intercâmbio para entender exatamente quais as regras aplicadas ao país que você vai visitar e o visto que vai obter.

Essas perguntas te ajudaram a tirar algumas dúvidas sobre o intercâmbio? Tem mais? Entre em contato com a gente e descubra mais sobre essa incrível experiência no exterior!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor