Página inicial / Dicas / Passos para planejar seu intercâmbio

Passos para planejar seu intercâmbio

191725-como-se-planejar-financeiramente-para-fazer-um-curso-de-especializacao

O intercâmbio é a realização de um sonho para muitas pessoas que querem viver uma experiência fora do país. Entretanto, assim como qualquer outra viagem, o intercâmbio é uma ideia que demanda planejamento para sair tudo do jeitinho que você sonhou.

Se você está tomando os primeiros passos nesse sonho, que tal conferir esse guia que vai lhe ajudar a não esquecer de nada?

Escolha o tipo de intercâmbio que quer realizar

Para realizar o intercâmbio que atinge suas expectativas, precisa primeiro escolher o tipo de programa que deseja fazer.

Vai estudar uma língua? Completar o ensino médio ou superior? Quer fazer uma faculdade inteira no exterior, ou um curso de pós-graduação? Quer apenas trabalhar por um período fora do país ou fazer um estágio na sua área de formação? Ou deseja fazer um intercâmbio cultural ou social? São várias as possibilidades de fazer um intercâmbio e você precisa, primeiramente, saber qual delas se encaixam no seu desejo!

Avalie os países que oferecem essa opção

Escolheu o modelo de intercâmbio que quer fazer? Então é chegada a hora de avaliar quais países oferecem essa opção de programa. Alguns modelos, como work and travel ou intercâmbios sociais só são oferecidos por alguns países que permitem ao intercambista trabalhar no país de destino. Por isso, escolher o programa é um passo anterior à escolha do seu destino de viagem.

Leve em consideração o seu orçamento

Um intercâmbio é uma atividade que custa dinheiro, mas que você consegue planejar de acordo com o orçamento separado para isso. Por isso, conhecer o quanto de dinheiro você pode gastar vai lhe ajudar a escolher o tipo de intercâmbio, o destino e também a duração do programa que quer fazer.

Faça um desenho do orçamento que você terá disponível, sempre considerando um valor maior do que o planejado para cobrir as possíveis emergências, e entender qual programa cabe confortavelmente no seu bolso.

Comece a fazer a pesquisa por opções de moradia e outros custos

Orçamento definido, que tal começar a pesquisar as suas opções de moradia e outros custos que vai ter durante a viagem? Essas contas, além de te ajudar a tornar o sonho do intercâmbio mais real, também vão lhe ajudar a montar um orçamento mais fiel às suas necessidades quando estiver fora do país.

Pesquise por passagens aéreas

A pesquisa por passagens aéreas também pode ser uma boa maneira de conhecer os valores envolvidos com o seu intercâmbio – além das possibilidades de data e horários de chegada e saída no país de destino. Por isso, acompanhe o preço das passagens e aproveite as ofertas imperdíveis que podem surgir para comprá-las.

Busque por uma orientação de agência especializada nesse tipo de serviço

Para garantir que todos os passos que você tomou estão de acordo com tudo que você precisa para um intercâmbio perfeito, vale a pena contar com a ajuda de uma agência especializada nesse tipo de serviço para não deixar faltar nenhum cuidado. Por isso, contrate uma agência de confiança e especializada nesses programas!

 

Você vai fazer um intercâmbio? Que tal contar com nossa ajuda para tornar esse sonho realidade?

Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

Passagem-para-estudantes

Como viajar de graça

Viajar é bom demais, não é mesmo? É uma ótima oportunidade para aprender uma língua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *