...

Passaporte Europeu: Quem tem direito?

O passaporte Europeu é um dos mais valorizados por quem gosta de viajar e procura oportunidades fora do país. Para a sorte de muitos brasileiros e habitantes da América Latina, é muito fácil encontrar descendentes de italianos, espanhóis, portugueses e outras nacionalidades europeias por aqui, visto que muitos imigrantes europeus buscaram a América Latina para recomeçar suas vidas no período de colonização e, em seguida, no período de guerras.

Apesar de ser fácil encontrar um descendente europeu em qualquer canto do Brasil, algumas nacionalidades tem exigências bastante específicas quando o assunto é tirar passaporte europeu por aqui. Nesse artigo, explicamos tudo que você precisa saber para tirar passaporte europeu no Brasil e assim facilitar seu intercâmbio para o exterior, andando pelo mundo como um europeu!

Passaporte Europeu: Origem Italiana

 

O passaporte italiano é, muito provavelmente, o mais fácil de se tirar por aqui. Tudo que você precisa é ter um descendente paterno que nasceu na Itália (ou materno nascidos após 1948 no Brasil). Para mulheres, casar com um italiano também pode lhe garantir passaporte – e consequentemente para filhos de casais entre brasileiros e italianos.

É preciso ter em mãos a sua certidão de nascimento, a certidão de casamento dos descendentes italianos ou a certidão de óbito.

Caso você venha requisitar o passaporte europeu no Brasil, o prazo pode variar de 1 a 5 anos, enquanto para quem mora na Itália, esse prazo pode ser reduzido para 3 meses a um ano.

Passaporte Europeu: Origem Portuguesa

Para os descendentes de portugueses o caminho do passaporte europeu pode ser um pouco mais complicado. Eles só são oferecidos para filhos de mãe ou pai português nascidos no estrangeiro, para netos de portugueses, estrangeiros casados com portugueses há mais de três anos ou imigrantes que vivem em Portugal por mais de seis anos.

A documentação é extensa. Você vai precisar da sua certidão de nascimento autenticada, a certidão de nascimento do pai, mãe ou avós portugueses e, para os casos de imigrantes, cópias do comprovante de residência, carteira de identidade, formulário preenchido do consulado e certidões criminais negativas – tudo reconhecido em cartório.

O prazo para análise e entrega do passaporte é curto, podendo chegar a três meses.

Passaporte Europeu: Origem Espanhola

Quem pretende tirar o passaporte espanhol precisa: ser filho ou neto de espanhol (bisnetos com até 18 anos também podem), ser casado com espanhol e residir no país por um ano, morar por 10 anos ininterruptos na Espanha.

Os documentos necessários são a certidão de nascimento, certidão de casamento com espanhol, certidão de casamento dos pais, documento espanhol dos pais ou avós e carteira de identidade dos pais e avós (caso residam no Brasil).

O prazo de emissão e aprovação do passaporte europeu pode chegar a cinco meses após a entrevista realizada no consulado.

Passaporte Europeu: Origem Alemã

Somente descendentes de alemães que imigraram para o Brasil é que tem direito de obter o passaporte alemão. Por isso, esse é um dos passaportes europeus mais difíceis de se conquistar para brasileiros.

Você precisa ter em mãos sua certidão de casamento dos descendentes ou de óbito, para conseguir comprovar a relação. Todo o processo, longo e burocrático, pode chegar a três anos.

https://youtu.be/FilYmDEGoBo?list=PLzd_RwJsq_hHutI2KVOmPHd9Lo1p8gyby

Conquistar o passaporte europeu é o sonho de muitos brasileiros – e muitos obstinados podem consegui-lo com facilidade graças às suas origens europeias. Você é descendente de algum povo europeu? Já tentou tirar o passaporte europeu antes? Conte para a gente!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor