...

Países permitidos Estudar e Trabalhar com Visto de Estudante

Morar em outro país para estudar uma outra língua, ou para complementar a graduação ou pós-graduação, é uma experiência gratificante. Apesar de ser o sonho de muitas pessoas, a grande maioria delas não consegue cumprir esse desejo, visto que precisam de suporte financeiro para poder viver de maneira confortável no exterior.

Uma maneira de conseguir passar um período fora do Brasil sem comprometer as finanças pessoais é conseguir trabalhar legalmente no país onde você está estudando durante o período do seu intercâmbio. Nem todos os países permitem essa estratégia que muitos arrumam para sustentar um período longe de casa, porém em alguns deles é possível trabalhar legalmente mesmo tendo obtido somente o visto de estudante. Confira, no nosso artigo, quais países permitidos estudar e trabalhar legalmente enquanto passa por um período de estudos!

Estados Unidos

VISTO F-1
Visto americano F-1 permite exercer funções em seu ambiente acadêmico, em trabalhos dentro do campus da sua instituição.

Os Estados Unidos são sempre apontados como um dos países mais rígidos quando o assunto é trabalhar e estudar em suas cidades quando você não é americano. Apesar disso, é possível conseguir fazer uma graninha em terras americanas quando você está lá para estudo.

O visto F-1, que é geralmente obtido por quem vai fazer cursos de língua durante o período integral ou por quem vai fazer ensino superior no país, permite que o aluno trabalhe no Campus onde estuda por até 20 horas por semana. Vale a pena reforçar que é obrigatório, nesses casos, que a instituição de ensino seja a empregadora do aluno, para que você consiga trabalhar legalmente.

Para alunos que estão fora do país por mais de um ano, é possível tentar um novo visto com permissão para trabalhar fora do Campus, porém para isso é preciso pedir permissão ao serviço de imigração americano.

Canadá

O Canadá é um país que costuma receber de maneira positiva estrangeiros que vão trabalhar ou estudar no país. Em 2014 entrou em vigor a nova regra de visto de estudante para o Canadá, a qual proíbe o trabalho para intercambistas matriculados em curso de idioma.

Para o estudante trabalhar legalmente em território canadense existe escolas de inglês com a parceria de Colleges privados que oferecem um curso profissionalizante.

Esse curso consiste em aulas de matérias variadas com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Para esse tipo de curso é necessário tirar o visto no Brasil, a permissão de trabalho é de até 20 horas semanais durante o período de curso e 40 horas semanais durante o período de estágio obrigatório. A duração do programa desse curso é de um ano, sendo seis meses de aula mais seis meses de estágios.

Com essa mudança de regra, o Governo Canadense facilitou para os alunos de curso de graduação e pós-graduação com duração de no mínimo seis meses. A nova legislação permite que eles possam trabalhar no máximo 20 horas semanais fora do campus das instituições, sem ter de solicitar a autorização.

Austrália

A Austrália segue o mesmo passo do Canadá no quesito receptividade aos estrangeiros. O país permite trabalhar com o visto de estudante, inclusive para os alunos de intercâmbio.

Se você optou por fazer intercâmbio de inglês e curso de graduação e pós-graduação em terras australianas é preciso seguir as regras do governo para conseguir trabalhar legalmente no País. Os estudantes de inglês devem estar matriculado em curso de inglês com duração de 14 semanas e carga horária de 20 horas semanais.

O visto de estudante para todos os tipos de cursos são tirados no Brasil e dão aos estudantes permissão de trabalhar por até 40 horas quinzenais em período escolar (podendo trabalhar horas ilimitadas nas férias do curso).

australia


Na Austrália o contrato de trabalho é feito por hora, por esse motivo o estudante pode negociar melhor o seu tempo de trabalho durante a semana, podendo até aumentar o seu salário dependendo da tarefa que executa em sua rotina.

Uma boa maneira de garantir um bom “salário” é estudar antes as propostas de emprego e conhecer a média de valor pago por hora em trabalhos oferecidos para estudantes na cidade em que você vai morar.

Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, para trabalhar é preciso estar matriculado em uma escola de boa qualidade (seja ela de línguas ou universidade) e que lhe ocupe por período integral. O curso que o estudante vai fazer deve durar, no mínimo 14 semanas, para que ele possa ter o direto de trabalhar no país. Com esse quesito preenchido, são permitidas 20 horas de trabalho semanais, entretanto para estudantes com curso superior á 12 meses, podem trabalhar em período integral durante as férias do curso. 

Irlanda 

A República da Irlanda tem sido um dos destinos mais escolhidos por estudantes brasileiros, pois oferece muitas vantagens principalmente para quem pretende estudar e  trabalhar no exterior por um longo período.

Em outubro de 2015, o governo irlandês mudou algumas regras na permissão de trabalho para cursos de longa duração. O estudante que planeja trabalhar em território irlandês deve estar matriculado em um curso de inglês de pelo menos 25 semanas (6 meses),sendo assim, possível trabalhar 20 horas semanais durante o período do curso e 40 horas semanais nas férias, desde que as férias coincidem de maio á agosto (verão irlandês) e recesso de fim de ano (e de 15 de dezembro a 15 de Janeiro).

https://youtu.be/onz6iTcOZ1U

Você pretende estudar e trabalhar legalmente em algum desses países? Tem dúvidas ou experiências que gostaria de compartilhar com a gente?

 

Estude e trabalhe no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor