Página inicial / Austrália / OSHC Austrália: Como funciona?

OSHC Austrália: Como funciona?

Se você decidiu que a Austrália é o destino ideal para o seu intercâmbio e ouviu falar sobre o seguro saúde obrigatório, mais conhecido como OSHC Austrália,  mas ainda não entendeu muito bem como funciona ou tudo que ele oferece, este artigo é para você!

sistema de saúde australiano

 

O Overseas Student Health Cover (OSHC) é o seguro saúde obrigatório para estudantes que pensam em passar um tempo na Austrália. Ele só é válido a partir do momento em que você entra no país e somente em território australiano.

Se durante o seu intercâmbio você quiser visitar outro destino como Nova Zelândia, infelizmente não terá a cobertura do seguro. Por conta disso, contratar um seguro viagem acaba se tornando uma boa opção, pois ele ajudará na cobertura do traslado de Brasil à Austrália e demais viagens para outros países.

É importante saber também que sem o OSHC, o visto não será aprovado e consequentemente a entrada no país será negada. Além disso, ele deve ser emitido de acordo com o período de estadia na Austrália.

Falando um pouco sobre a cobertura, você tem total liberdade para escolher qualquer tipo de médico e caso a sua consulta seja feita em umaseguro-de-viagem clínica, o seguro paga entre 60% a 85% da taxa cobrada pelo Medicare Benefits Schedule (MBS), que tem os valores determinados pelo governo Australiano.

Caso o valor do seu tratamento médico exceda a cobertura do seguro, você pode pagar a diferença. O seguro também cobre emergências onde é necessário uma ambulância e se houverem exames a parte, ele pagará apenas uma porcentagem desse valor.

No geral, os tratamentos médicos em uma clínica são mais baratos pois situações mais simples podem ser resolvidas por lá. Caso seja algo grave, você será direcionado pro hospital que tem o custo mais elevado. Em alguns casos, os tratamentos possuem uma taxa elevada, podendo chegar até $600 dólares por dia.

Um ponto importante que vai te ajudar a não ser surpreendido em relação aos custos é ligar pro consultório e verificar os valores antes mesmo de passar pelo procedimento pois se for uma clínica com uma qualidade superior, o valor vai ser um pouco mais caro, dessa forma, o seguro não cobrirá tudo e você terá que pagar do seu bolso.

 

O processo de consulta não ocorre como no Brasil, isso significa que você não será encaminhado diretamente para o especialista e sim para um “clínico geral” que ajudará com tudo o que for preciso e caso seja muito necessário um tratamento mais específico, o médico preencherá uma carta de referência e irá te direcionar para outro profissional.

O que o OSHC Austrália cobre?

As seguradoras OSHC podem oferecer uma gama de diferentes produtos. No entanto, no mínimo, cada produto OSHC deve cobrir os seguintes casos:

– O valor do benefício listado no Medicare Benefits Schedule para serviços fora do hospital (clínica geral)

– 100% da taxa Medicare Benefits Schedule para pacientes que necessitam de serviços médicos (cirurgia)

– Acomodação na ala compartilhada no Hospital público

– Acomodação na ala compartilhada no Hospital privado (apenas para os hospitais que têm acordos contratuais com a seguradora de saúde do estudante)

– Alguns dispositivos protéticos

– Benefícios farmacêuticos até US $ 50 por item farmacêutico até um máximo de 300 dólares por ano para uma sociedade simples (US $ 600 para uma sociedade familiar).

– Serviços de ambulância

 

No âmbito das políticas OSHC, provedores de OSHC podem impor períodos de espera para o seguinte:

– Tratamento durante os primeiros 12 meses de convênio para pré-existentes condições médicas, deficiência e relacionados com a gravidez.

– Tratamento durante os 2 primeiros meses de convênio para pré-existentes condições psiquiátricas.

 

O que o OSHC Austrália não cobre?

Se o seu visto tem duração menor de 3 meses , o seguro não cobre serviços médicos relacionados à gravidez. Se a duração do visto for maior, o seguro oferece benefícios para esse tipo de serviço.

  • Tratamentos médicos ou deficiências diagnosticadas antes de você chegar na Austrália
  • Reprodução assistida, como fertilização in-vitro
  • Tratamentos já receitados antes de você viajar para a Austrália
  • Serviços dentais
  • Fisioterapia
  • Serviços ópticos

Segue abaixo a lista de algumas empresas australianas que podem te ajudar em relação a contratação do seguro e lá você consegue encontrar maiores informações sobre o que os seguros cobrem e pode decidir qual é o melhor para você.

Australian Health Management OSHC

www.ahm.com.au/7323/OSHC

BUPA Australia

www.overseasstudenthealth.com

Medibank Private

www.medibank.com.au/Client/StaticPages/OSHCHome.aspx

OSHC Worldcare

www.oshcworldcare.com.au

NIB OSHC

www.nib.com.au/home/newtonib/overseasstudents

 

Você está pensando em fazer seu intercâmbio na Austrália? Esse conteúdo com tudo sobre Austrália te ajudou a lembrar de informações importantes para você planejar sua viagem? Compartilhe com a gente outras dúvidas que você precisa solucionar!

 

Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

dolar-australiano

Comprovação financeira na Austrália

  O governo australiano divulgou, em 2017,  mudanças nas regras do visto emitido para estudantes. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *