...

O que é Pathway no Canadá? Como morar e estudar por lá!

Pathway no Canadá: o que é? Como funciona? Precisa de visto? Vamos responder tudo isso e muito mais neste post! Confira!

Muitos brasileiros têm marcado o Canadá no mapa como próximo destino, seja para viajar, trabalhar ou mesmo estudar. Hoje em dia esse processo tem cada vez mais se simplificado.

Sem falar que o mercado globalizado cada vez mais cobra pessoas com alta qualificação e habilidades linguísticas.

Assim, é possível utilizar o período no Canadá para ambos os objetivos, as Universidades e Colleges canadenses têm se aprimorado cada vez mais e contribuído para o título de 10º país com melhor educação no mundo.

Sabendo disso, nós da Fluencypass preparamos esse post que explica mais sobre o Pathway no Canadá, um tipo de curso que pode te preparar para estudar no lugar com uma dos melhores sistemas educacionais do mundo!


Veja também: Como fazer intercâmbio no Canadá: passo a passo!


O Pathway é a mesma coisa que curso de proficiência?

Quando estão organizando os documentos para aplicar para um College no Canadá, os estudantes geralmente ficam em dúvida se o Pathway é a mesma coisa que uma prova de proficiência.

O Pathway no Canadá não é a mesma coisa que um teste como o TOEFL ou o IELTS, mas pode ter a equivalência se a nota no final do curso for alta.

Entenda…

O que é o Pathway?

Como o sistema de ensino no Canadá é diferente de outras partes do mundo, o setor da educação entende que muitos podem ter dificuldade para se adaptar.

Neste contexto, o Pathway é uma espécie de curso preparatório para a faculdade no Canadá.

Mas por que um curso preparatório para fazer uma faculdade

Em primeiro lugar, o Pathway pode ajudar o aluno a melhorar seu inglês, de forma que ele tenha um nível compatível com o inglês usado no ambiente acadêmico (vamos falar mais sobre isso daqui a pouco). 

Em segundo lugar, o Pathway serve para o aluno de acostumar com o chamado self study: 

Conviva com o self study

Diferentemente do que ocorre nas universidades brasileiras, no Canadá é aplicado um modelo que é chamado de self study. O aluno assiste a aula e as discussões que ela pode conter e, em seguida, toma sozinho o seu rumo de estudo. 

Ele é o responsável por desenvolver seus seminários, palestras e trabalhos, para aprender sozinho o que precisa para se tornar um profissional.

O professor, nessa realidade, é um mero transmissor da disciplina, não atuando como um “facilitador” do ensino, como acontece no Brasil. 

Por isso é que os canadenses são mais independentes para desenvolver sua própria carreira universitária e profissional.

Isso é ensinado de maneira muito enfática no Pathway, para minimizar o choque que os alunos – especialmente os brasileiros – podem ter com esse tipo de cultura de estudo. A fluência da língua obtida no Pathway também pode ajudar muito nessa adaptação.

Vale, contudo, lembrar que o Pathway não se trata do College em si, como muitos pensam, mas é como um degrau para se chegar no College melhor preparado.

No primeiro, o aluno aprende a se expressar oralmente em inglês, escrever artigos, organizar seminários… Enquanto no segundo, já se espera que o aluno tenha todas as habilidades de um estudante de curso superior.

Outra confusão que é preciso esclarecer é que o Pathway não favorece a retirada de permissão para trabalho. Trabalhar no Canadá só é possível quando o estudante está num curso de Universidade, ou College ou técnico. 


Veja também: Intercâmbio no Canadá: a melhor e mais barata agência!


Motivos para fazer o Pathway no Canadá

Entendendo o Pathway como uma das etapas para se ingressar melhor preparado no ensino superior, é possível elencar alguns motivos para se fazer o Pathway.

Você pode fazer este tipo de curso no Canadá com o intuito de atingir um nível de inglês compatível com o que será requisitado no período da faculdade. 

Isso é muito importante, já que na maioria das vezes o aluno está acostumado com o modelo de cursos de idiomas ou com as situações informais. Enquanto na faculdade, é preciso fazer uso de termos científicos, debater e escrever sobre textos complexos. 

O Pathway também é uma ótima alternativa para chegar ao College entendendo bem como é a estrutura dos trabalhos solicitados e como realizar esses tipos de apresentações.

Um outro motivo que faz muitos intercambistas realizarem o Pathway é a facilidade com que se faz a mudança de status de turista para estudante.

Como funciona o Pathway?

A primeira solicitação que a instituição de ensino fará é a do teste de nivelamento do aluno. 

Esse processo ajuda a entender qual o perfil do estudante e definir quanto tempo ele precisará fazer de Pathway, visto que alunos com menor proficiência terão que se dedicar mais que os mais fluentes, e vice-versa.

Esse tipo de nivelamento é muito específico de cada escola e pode ser desde uma prova online a uma entrevista por Skype.

Depois de se descobrir o nível de inglês do aluno, o próximo passo é definir a extensão do curso que pode ser de até 3 meses de duração. 

Por isso, é tão importante o nivelamento, uma vez que os alunos que possuem conhecimentos mais amplos da língua inglesa não precisarão dedicar tanto tempo de estudos, podendo diminuir a carga horária.

Os alunos que não têm proficiência nem mesmo para fazer o Pathway precisam fazer cursos de idioma e se adequarem até conseguirem realizar esse curso.

Se esse é o seu caso, clique aqui e conheça as melhores escolas de inglês no Canadá!

Nós, da Fluencypass, te conectamos com as melhores escolas de inglês no Canadá sem cobrar taxa de agência!

Precisa de Visto para fazer o Pathway?

Se o Pathway tem duração de até 24 semanas, não é preciso se incomodar com visto de estudante, podendo permanecer no Canadá livremente com o visto ou permissão de turista.

Quanto ao período de estudo, se a intenção é fazer o College logo na sequência, vale a pena estar atento a data de início e escolher as datas do Pathway com um intervalo que possibilite a mudança do visto para estudante.


Veja também: Como tirar o visto para o Canadá


Investimento mais em conta para os bolsos brasileiros

Ao contrário dos cursos de graduação e pós-graduação, o Pathway é um investimento mais barato para o brasileiro. Ele pode chegar a custar até 50 ou 60 mil reais menos para o seu bolso e abrir um caminho enorme para você escolher a formação certa e aumentar seu tempo de permissão de estadia no país.

Agora que você já sabe o que é e como fazer o Pathway no Canadá, talvez esteja interessado em outros artigos do nosso blog.

Já falamos sobre como estudar e trabalhar no Canadá, falamos de valores para intercâmbio de 1 mês, 3 meses e até 1 ano!

Então fique por dentro de nossos posts para estar em dia sobre tudo do Canadá!

Se você ainda está na dúvida sobre qual tipo de intercâmbio fazer, fale com nossos especialistas em Canadá! Faça um orçamento online gratuito:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor