...

Média de mercados na Europa

Fazer compras no exterior pode parecer uma atividade cara, especialmente se você tem mania de converter os valores gastos em valores de Real. Mas como “quem converte não se diverte” é preciso pensar diferente quando for gastar dinheiro fora do país, especialmente em um lugar em que a nossa moeda vale muito menos.

Sempre que for fazer compras, especialmente em supermercados e mercados, lembre-se de pensar em volume de dinheiro. Com 20 dinheiros, o que consigo comprar aqui? E o que conseguiria comprar no Brasil? É esse tipo de comparação que você precisa fazer para entender realmente o valor do que está levando para a casa, e para entender o que é caro ou não.

Na Europa essa regra se aplica muito bem e é possível entender direitinho qual é aquele mercado barato e qual vai lhe fazer gastar mais dinheiro. Nesse artigo, discutimos um pouquinho sobre a média de preços que você vai gastar nesse continente para fazer as compras de comida e coisas de mercado!

O país mais barato é Portugal

A Europa é um continente naturalmente caro, mesmo quando pensamos em volume de dinheiro e não valor do Euro sobre o Real. Viver por lá é caro e, como eles vivem em crises econômicas recorrentes, é natural se sentir com pouca grana por lá.

Portugal, entretanto, é um país que parece fugir a essa regra. Viver por lá é realmente mais barato, mesmo comparado com o Brasil, e fazer compras de mercado é uma atividade que vai lhe ajudar a economizar.

Uma família de quatro pessoas pode gastar cerca de 350 euros por mês para fazer as compras de mercado e viver confortavelmente por lá.

Irlanda é o país de língua inglesa com os melhores valores

Não tão barato quanto Portugal, mas confortável para os bolsos dos estudantes (especialmente para os que trabalham por lá) a Irlanda é um destino que também faz o valor do dinheiro render em mercados. Com cerca de 400 euros por mês uma família de quatro pessoas pode ser bem alimentada e viver de maneira confortável por lá.

Se você ainda recebe algum tipo de salário por lá, é natural que se sinta mais tranquilo para fazer compras em valores maiores ou de produtos de maior qualidade!

Inglaterra, Malta e outros países europeus

Quanto mais na zona “turística” da Europa você estiver, maiores serão os valores gastos nos mercados nesse continente. Por isso é que fazer compras na Espanha, Itália, França, Malta e outros países nessa região pode ser algo mais pesado para seu bolso. Estime uma média de 450 a 500 euros para uma família de 4 pessoas nesses países.

Para a Inglaterra, os valores podem ser bem mais altos, especialmente por conta da valorização da libra. Mas lembre-se, pense sempre em dinheiros e não em conversão. Dessa maneira, você vai ver que a Inglaterra não é um país tão caro assim e que os mercados oferecem até mesmo boas opções de refeições completas (com prato principal, bebida e sobremesa) para todas as horas por até três pounds.

Assim como fazemos no Brasil, para fazer compras da maneira correta e econômica na Europa é preciso pesquisar bastante. Por isso, tire um tempinho de sua rotina para conhecer os mercados e seus preços, caso você precise economizar nesse tipo de consumo quando estiver fora do país.

Quanto você costuma gastar com mercado no Brasil? Quanto espera gastar no intercâmbio? Conte para a gente!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor