...

Intercâmbio na Europa: Saiba tudo do continente dos sonhos

A Europa é considerada, até hoje, o continente mais importante do mundo por diversos aspectos. Boa parte da força econômica, da ciência e do entretenimento tem origem nesses países. É exatamente por isso que os olhos estão sempre voltados para a Europa e tudo que acontece por lá.

No dia a dia de um intercambista, essa situação não é muito diferente. A Europa está sempre como um dos destinos de interesse desse possível estudante ou trabalhador temporário, por conta do sonho que é viver nesse canto do mundo por algum período de tempo.

Se você é desses intercambistas que pretende fazer um intercâmbio na Europa, que tal saber algumas coisas importantes sobre essa escolha?

intercâmbio na Europa

Destino charmoso e que atrai estudantes de todos os cantos

A Europa é, além de um poderoso continente, um dos destinos mais charmosos do mundo, com sua arquitetura histórica que se mescla com as modernas, sem contar os hábitos tradicionais de suas populações, que dividem o mesmo espaço, mas representam diferentes nações.

Na Europa, além dos europeus de diferentes países, você vai conhecer e encontrar estudantes e imigrantes de todo o mundo. Lá é a terra onde todos se encontram, mesmo que nem sempre os europeus pareçam muito abertos para isso.

Cada país tem sua regra de visto e permissão de estudos/trabalho

intercâmbio na Europa

Por ser um continente que abriga pequenos países em um mesmo território, muitas vezes nos esquecemos que a Europa não é um país – e por isso não precisa se comportar como um. Cada país, portanto, tem sua regra não apenas com relação ao visto, que pode ser semelhante nos países que fazem parte da união europeia, mas também com relação à permissão para tempo de estudo e trabalho.

Para o intercambista, portanto, é preciso estar atento não apenas a essas regras para o país que escolheu como destino, mas a todas as outras que são aplicadas no local onde vai morar.

Prepare-se para o aspecto financeiro

É preciso ser realista quando o assunto é dinheiro para fazer um intercâmbio na Europa: esse não é um destino barato para brasileiros e, por isso, é preciso estar preparado economicamente para tal.

Como em muitos países da Europa não é permitido trabalhar legalmente se você não é um local, é preciso fazer o planejamento financeiro correto para não passar apertos por lá.

Mesmo que você escolha um destino em que a moeda não é o Euro, é importante se preocupar com o tanto de dinheiro que você vai precisar gastar por lá.

Hábitos e clima podem ser muito diferentes do Brasil

A Europa é, naturalmente, um continente de temperaturas mais baixas do que o Brasil. Isso signfiica que no inverno, em alguns destinos, o termômetro pode chegar a níveis que vão abaixo dos 0ºC – o que pode incomodar alguns brasileiros que são muito bem adaptados ao calor.

Não é apenas o clima que assusta os brasileiros na ida para a Europa, os hábitos de vida também podem ser diferentes dos que encontramos aqui e a “frieza” do povo europeu pode incomodar em alguns momentos.

Viver na Europa é uma experiência únicaintercambio na europa

Mesmo com todas as adversidades, viver na Europa e uma experiência única e que, uma vez que ela lhe é oferecida, é preciso agarrá-la com unhas e dentes. Você vai se desenvolver como pessoa, aluno e profissional, vivendo experiências em um continente tão tradicional e tão diferente do nosso por um tempo. Não deixe os desafios fazerem com que você desista desse sonho!

https://youtu.be/FilYmDEGoBo?list=PLzd_RwJsq_hHutI2KVOmPHd9Lo1p8gyby

Está pronto para escolher um país da Europa como seu destino de intercâmbio? Venha fazer um orçamento com a gente!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor