...

Intercâmbio High School: O que você precisa saber

Intercâmbio High School é um dos tipos mais tradicionais e conhecido pela grande maioria dos jovens e adolescentes é o realizado ainda no Ensino Médio conhecido como High School.

Se você vem pesquisando sobre intercâmbios para morar ou estudar fora do país, provavelmente já ouviu falar sobre esse tipo de programa.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o intercâmbio high school com a ajuda do nosso artigo?

O que é o Intercâmbio High School?

O intercâmbio high school é um programa de experiência internacional em que o estudante cursa parte do seu ensino médio no exterior.

Os jovens que podem contar com essa oportunidade unem a interessante experiência de conhecer o sistema estudantil de outro país, além de vivenciar outra cultura e valores.

Os destinos mais procurados para a realização são os Estados Unidos, seguidos do Canadá e Inglaterra. Apesar disso, vários outros destinos não tradicionais oferecem essa oportunidade.


A maior vantagem em escolher esse o intercâmbio high school é que o jovem pode participar sem mesmo ter nenhum conhecimento sobre o idioma, mas ele voltará da temporada fora de casa com uma boa evolução na língua estrangeira, já que o estudante fica imerso no convívio com outros nativos.

Como funciona?

Neste tipo de intercâmbio, os alunos devem iniciar o processo de busca por vagas em escolas com seis meses de antecedência.

Assim que selecionados, se hospedam em casas de famílias selecionadas, a seleção das famílias é feita após uma extensa análise de documentos preenchidos e enviados pelo participante, que contam um pouco de seus hábitos, suas características e também de sua família.

Encontrar a família que se encaixa perfeitamente no estilo do estudante é um dos passos importantes desse programa, para que a experiência do participante no exterior seja única e inesquecível.

Como funciona os estudos?

As disciplinas que devem ser estudadas pelo aluno variam de país para país. Nos Estados Unidos, especificamente, a escolha das disciplinas na escola também é uma etapa importante da organização do intercâmbio high school.

Como o modelo de ensino americano é bastante flexível, os alunos têm a oportunidade de estudar disciplinas que lhe interessam mais, e com as quais tem mais afinidade.

Essa é uma característica muito interessante para o intercambista, que pode colocar no currículo escolar uma disciplina que tradicionalmente não estudaria no seu país e com essa  nova descoberta, ir se preparando para escolha de um curso universitário.

Intercâmbio High School: alunos brasileiros e internacionais

Outra questão confusa para os alunos é a de repetir na escola do Brasil durante o intercâmbio. Ressaltamos que em todos os destino (exceto Argentina e Japão), o aluno recebe um currículo escolar ou transcript da escola estrangeira para validar tudo o que estudou durante o intercâmbio.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para que seja válido o currículo, o aluno deve obrigatoriamente cursar durante o período fora de casa: Matemática e Língua, Ciências, Estudos Sociais e Educação física. Fora essas, o aluno poderá  fazer outras matérias de sua escolha.

O estudante ainda deve escolher, com o auxílio da agência de intercâmbio responsável, a preferência por escola particular ou escola pública.

Escolas Particulares no Exterior

Nas escolas particulares geralmente os alunos usam uniformes e são reconhecidas pelo prestígio acadêmico, tradição, os esportes que oferecem, entre outros. Já nas escolas públicas, o ambiente é mais descontraído e o intercambista estuda junto com outros estudantes nativos.

Com tudo isso, o grande charme do intercâmbio é a oportunidade de conhecer mais a cultura de um país e permitir um maior desenvolvimento do estudante, que terá que fazer novos amigos, estudar e conviver em um ambiente totalmente fora da sua zona de conforto.

Todos os participantes, sem exceção, voltam para a casa com uma visão diferente de vida e com um comportamento muito mais tolerante.

Qual é a idade para fazer o Intercâmbio High School?

O intercâmbio high school é um programa com foco em jovens com faixa etária entre 15 e 18 anos e que pretendem cursar um ano ou um semestre do ensino médio fora do seu país de origem.

Durante esse período de estudos no exterior, o intercambista frequenta escola como qualquer jovem nativo.

Quais agências vendem o Intercâmbio High School?

Para poder participar de um intercâmbio high school é interessante procurar o auxílio de agências especializadas nesse tipo de programa estudantil.

É muito importante antes de contratar a agência de intercambio, verificar se ela tem boas avaliações, principalmente no programa escolhido e se os preços condizem com o estipulado no mercado, você pode conferir as avaliações nas páginas das agências em nosso guia e também solicitar a comparação de orçamento.

Qual o melhor período para o Intercâmbio High School?

O intercâmbio high school, independentemente se o participante opta pelo programa de seis meses ou um ano, sempre acompanha o calendário escolar do país de destino.

Recomenda-se que os alunos que vão para países do hemisfério norte embarquem no segundo semestre, que é quando se inicia o ano letivo na grande maioria dos países, nos meses de agosto ou setembro.

Já para quem optou por países do hemisfério sul o embarque costuma acontecer em fevereiro ou abril, embora essa escolha seja mais rara.

Quais os destinos mais procurados no Intercâmbio High School?

Os destinos mais procurados para quem quer realizar o intercâmbio high school são os países de língua inglesa. Os Estados Unidos é a opção que fica no topo da lista, seguido por Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Inglaterra. Países de língua não inglesa, como a Suíça, a Alemanha e a França, também são destinos populares.

intercambio high school

Quanto custa um Intercâmbio High School?

O valor do intercâmbio high school pode ter valores que variam de acordo com o destino escolhido e até mesmo com a duração do programa que o estudante procurou fazer. Segundo Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Culturais (Belta), o custo para esse tipo de programa pode variar de US$ 7.000,00 ate US$ 78.000,00 (se tratando de escolas particulares ou internatos). Os programas realizados em escolas americanas são, tradicionalmente, os mais baratos, podendo ter valores que variam entre $7.000,00 e $10.000,00. Os programas mais caros, por sua vez, são aqueles realizados em países menos tradicionais (geralmente na Europa).

O valor completo de um programa de intercâmbio high school deve incluir:

  • A matrícula da escola;
  • O custo para viver com a família hospedeira;
  • Um seguro viagem;
  • Suporte 24h do programa de intercâmbio;
  • O transfer do aeroporto até a casa de família e da casa da família até o aeroporto;

Os custos com material escolar, passagem, alimentação na escola e despesas pessoais devem ser considerados como valores extras, que não estão inclusos na taxa que você paga para a agência de intercâmbio.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor