...

Erros dos intercambistas

Intercambistas são pessoas que, na grande maioria das vezes, estão abertas para as várias experiências que vão viver quando estiverem fora do país. Entretanto, ser uma pessoa que sabe que o inesperado vai atingi-lo a qualquer momento, não significa que você deixe de cometer algumas falhas no planejamento e realização dessa experiência.

Que tal conferir quais são os principais erros dos intercambistas e se planejar para evitá-los?

Não pesquisar sobre o destino

É claro que você, ao fazer um intercâmbio, vai pesquisar sobre o destino que vai lhe acolher pelos próximos meses. Entretanto, a maioria dos intercambistas não faz uma pesquisa realmente profunda sobre o destino e, por isso, pode descobrir que escolheu o lugar errado para a experiência.

Para quem é tranquilo com relação a mudanças, esse é um erro fácil de driblar, mas para quem tem dificuldade de mudanças de expectativas, essa pode ser uma falha que coloca o intercâmbio todo a perder.

Achar que vai se adaptar facilmente ao frio ou calor

Sabe aquelas fotos lindas que você vê das pessoas nos dias frios e de muita neve, ou com aquele sol escaldante brilhando lindamente no céu? Lembre-se que elas realmente só ficam bonitas no momento em que você clica aquela imagem.

Se você não é tolerante a temperaturas muito extremas, seja para o frio, quanto para o calor, não cometa a falha de escolher um lugar – ou uma época do ano – em que você terá que enfrentá-las. Esse é um erro dos intercambistas dos mais clássicos.

Timing para viver a experiência

Você já deve ter ouvido muita gente falando – inclusive a gente – sobre não existir mais aquela questão de “idade certa” para fazer intercâmbio, visto que essa é uma decisão totalmente pessoal, correto? Mas existe um negócio que você precisa acertar para fazer a viagem na hora certa. Esse negócio é o timing.

Tem muita gente que toma a decisão de fazer intercâmbio porque acha que está na hora de viver essa experiência e acaba voltando pra casa antes do tempo, porque não se adaptou e porque sentiu saudade de casa. Por isso, entender o seu timing é importante para saber se você está pronto para ficar longe de casa e embarcar na sua experiência internacional. Não cometa o erro de ir apenas por pressão da família, amigos ou até mesmo do trabalho. O resultado pode não ser satisfatório.

Achar que vai fugir dos problemas lá fora

Aquela ilusão do brasileiro que viver fora daqui é a melhor maneira para fugir dos problemas, sejam eles com relação a sua cidade ou a sua vida pessoal, é uma das maiores vilãs da rotina de um intercambista.

Quando você vai viver em um lugar, seja ele em qualquer lugar do mundo, vai ter que aprender a lidar com seus defeitos também, afinal, nada é perfeito.

Por isso, você pode ter que enfrentar trânsitos, professores chatos, ter dificuldades para fazer amigos, não se adaptar à língua, ter que controlar dinheiro, aguentar o frio, não encontrar infraestrutura adequada para o que deseja e muito mais.

Por isso, não escolha o destino do seu intercâmbio pelo o que você sonha que ele é, ou para fugir de seus problemas, escolha pela experiência que ele pode te oferecer – mesmo quando ele não estiver sendo perfeito.

Não fechar o intercâmbio com uma agência profissional

Fechar o intercâmbio todo sozinho pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e tomar as decisões no seu ritmo, certo? Mas isso também pode lhe fazer não escolher o destino ideal para seus objetivos e esquecer de vários detalhes que podem mudar a sua experiência no exterior.

Por isso, contratar o serviço de uma agência profissional é a única maneira de partir seguro para experiência de sua vida. Não cometa o erro de querer tomar decisões tão importantes completamente sozinho!

Quais desses erros dos intercambistas você já cometeu? Conte para a gente!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor