ELAP – programa futuros líderes nas américas

Ganhar uma bolsa de estudo em umas das maiores potências do mundo, Canadá, parece um sonho não é? Mas esse sonho se tornou realidade desde 2009. Para quem nunca ouviu falar, apresentamos o ELAP – Emerging Leaders in the America Program (Programa Futuros Líderes nas Américas).

O ELAP foi criado para fomentar o desenvolvimento de uma nova geração de líderes nas Américas e no Caribe através do intercâmbio de curta duração (4-6 meses) para estudo ou pesquisas no níveis universitários, graduação e pós-graduação.

Em 2009 o primeiro ministro Harper, anunciou o programa com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo estreitando relações entre as instituições de ensino superior do Brasil com as do Canadá.

Concebidas mais de 400 bolsas por ano, os temas de estudo ou pesquisa prioritários são relacionadas a disciplinas que envolvem a boa governança, prosperidade, paz, segurança e desenvolvimento econômico.

No Brasil, muitos estudantes foram contemplados nesses últimos seis anos do programa ELAP. São bolsistas de diversas áreas entre elas, engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação e muitas outras. Os estudantes aptos para se candidatar a uma vaga devem estar matriculados em instituições de ensino superior no Brasil  que mantém um acordo de cooperação com instituições canadense. Para mestrado ou doutorado, que não haja um acordo de intercâmbio formal entre as instituições, podem ser aceitas candidaturas que envolvem uma colaboração nova ou estabelecida entre professores de instituições canadense e brasileira.


LEIA TAMBÉM:CANADÁ CONFIRMA VISTO ELETRÔNICO PARA BRASILEIROS


Para ter direito a bolsa, o estudante deve permanecer matriculado na instituição de ensino do país de origem enquanto estiver realizando o programa ELAP no Canadá. As bolsas consistem no valor de $7.200 dólares canadenses por 4 meses e $9.700 dólares canadenses por 6 meses, incluindo por parte da instituição canadense os gastos com transporte aéreo, visto para o Canadá e taxa de autorização para o trabalho, seguro saúde, despesas com moradia, despesas com transporte público, livros e equipamentos necessários para o estudo ou pesquisa,exceto computadores.

Para completar, alguns dos bolsistas serão convidados para participar de uma viagem de estudo afim de conhecerem um panorama sobre o regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Para saber mais sobre os programas acadêmicos oferecidos pelas as instituições canadenses, o bolsista pode consultar as páginas da Associação de Universidades e Faculdades do Canadá e do Colleges and institutes Canada.

O processo de aplicação para bolsas do programa ELAP estão fechadas para 2015-2016. Mas se você se interessou, não deixe de acessar o site oficial do programa ELAP para acompanhar as novidades e saber mais sobre esse programa.

Contato:

Embaixada do Canadá

Assessoria para Assuntos de Educação

Tel.: (61) 3424-5400

Fax: (61) 3424-5490

e-mail: academic.bsb@international.gc.ca ou academique.bsb@international.gc.ca.


Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:



Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor