...

Tudo sobre os costumes e cultura do Canadá!

 

Que tal conhecer mais sobre a cultura do Canadá?

Sabia que você também pode ouvir este post? Basta dar o play abaixo e escutar! 👇👇👇

Canadá é um país incrível, extremamente amigável e muito procurado para turistar ou até mesmo fazer intercâmbio. Mas você conhece a cultura do Canadá?

O que poucos sabem é que esse país, tão lembrado por seu clima gelado e pela relação de proximidade com os Estados Unidos, apresenta aspectos únicos.

O país conta com características, que são valorizadas por sua população e admiradas em todo o mundo. Nesse artigo, vamos aproveitar para contar um pouco mais sobre a história e as tradições canadenses, para que você possa conhecer e se apaixonar por esse país. Confira!

Quais são as tradições do Canadá?

Mulher de pé em penhasco olhando para o lago no Canadá

Quem quer aproveitar para conhecer vários cenários, hábitos e até climas diferentes em um único destino, deve ter o Canadá como uma das opções de visita.

O país é caracterizado por seus contrastes, por isso você vai poder conhecer suas estações bem definidas, ou seja, verões muito quentes e invernos muito frios.

Há ainda a possibilidade de visitar praias, campos e montanhas, estudar duas línguas diferentes e pisar em um dos territórios mais extensos do mundo.

Pense em um país muito amigável e acolhedor. Esse é o Canadá! Por lá, você vai encontrar muita diversidade. Isso quer dizer que há pessoas de todos os tipos e culturas no país. E isso é demais!

Você também pode gostar: É possível estudar inglês no Canadá? 

Tudo sobre o Canadá: História e imigração

A descoberta dos territórios canadenses foi feita pelo navegador John Cabot, da Inglaterra, em 1497. Já sua colonização iniciou-se com os franceses em 1554. Ao longo dos anos houveram muitas disputas por terras entre a Inglaterra, Canadá e Até as treze colônias (Estados Unidos). 

Por essas disputas, foi emitido pelos ingleses o ato de Quebec, que permitiu os franceses no Canadá. Por isso, até hoje temos reflexos das disputas na sociedade atual, tal como os dois idiomas oficiais (inglês e francês) nas regiões. 

O Canadá adotou, em 1971, uma política chamada de multiculturalismo, que permite que todas as culturas cultivadas pela população local sejam igualmente importantes para o desenvolvimento do país. 

É exatamente por isso que, cada lugar que você visita no Canadá parece um país diferente – e também porque todos os visitantes se sentem tão bem acolhidos no país.

O processo de imigração para o país é um dos mais amigáveis do mundo quando falamos em países desenvolvidos – e essa é uma das principais características da cultura do Canadá. 

Com isso, o governo aumenta o número de mão de obra qualificada e ainda trás mais jovens para o país, visto que hoje possui uma alta população idosa. Religião do Canadá

Se você ainda não sabe qual é a religião do Canadá, ou seja, qual a religião mais forte por lá, te respondemos. 

A religião no Canadá é praticamente dominada pelo Cristianismo, visto que cerca de 40% da população declara ser católica e outras 30% protestantes., mas, devido à política de multiculturalismo, indivíduos de outras religiões menos comuns – como o islã e o budismo – também são igualmente respeitados no país.

Curiosidades culturais do Canadá

  • Nome oficial: Canadá
  • Onde fica o Canadá: América do Norte
  • População do Canadá: 38.747.254
  • Religião: Catolicismo: Catolicismo, Protestantismo e outras.
  • Idioma: Inglês e francês
  • Capital do Canadá: Ottawa
  • Principais cidades do Canadá: Toronto, Montreal, Vancouver, Quebec, Ottawa, Niagara Falls

Agora que você sabe o principal sobre o destino, vamos conhecer alguns aspectos da cultura canadense:

O canadense valoriza o transporte público

Você pode imaginar que, por ser um país desenvolvido, o Canadá oferece mais facilidades – e até mais condições financeiras – para seus habitantes comprarem transportes próprios, como carros e motos, correto? 

A grande verdade é que andar de transporte público também é uma das características da cultura do Canadá, visto que o sistema é eficiente e tem uma infraestrutura que faz inveja até mesmo em seus irmãos americanos.

Por lá, não há tanto preconceito com transporte público. Todos usam os ônibus, trens e metrôs para se locomover pelas cidades. 

Esportes na cultura canadense

Homem jogando hóquei com uniforme do Canadá
Hóquei no Canadá

Mesmo enfrentando frio e calor intensos ao longo do ano, os canadenses são verdadeiros apaixonados pela prática de esportes. 

É por isso que no inverno, atividades como o Hockey e o Ski são extremamente valorizados, enquanto no verão, o vôlei, a natação e até mesmo o basquete são alguns dos esportes favoritos da população local.

Aliás, o Hóquei é, com certeza, o esporte mais popular no Canadá. Por lá, inclusive, há um torneio muito famoso, o National Hockey League. É como se fosse uma NBA do Hockey no gelo. 

Você sempre vai ver, portanto, algum canadense praticando alguma atividade física pelas ruas da cidade. O ambiente seguro e de qualidade favorece ainda mais essa motivação pela prática de exercícios.

O Canadá conta com dois idiomas oficiais

Não é segredo para quase ninguém que o Canadá conta com dois idiomas oficiais, que são falados em praticamente todo o seu território: o francês e o inglês

É claro que 80% dos canadenses que sabem falar francês moram na região francesa do país – província de Quebec

Dentre as cidades em que a população fala francês, a mais conhecida é Montreal. Mas se você vai para lá e só fala inglês, não se preocupe, pois o idioma também é falado por lá. Portanto, se você chegar falando inglês ou francês por lá, será bem recebido e compreendido no país.

Maple Leaf: o símbolo da cultura canadense

Bandeira do Canadá com símbolo do Maple Leaf ao centro

Não podemos falar sobre a cultura do Canadá sem mencionar a Maple Leaf. Você sabe o que é isso?

A Maple Leaf é aquela folha vermelha que aparece na bandeira do Canadá. Durante o outono, você verá várias delas caindo das árvores no país. E são lindas!

Os feriados mais importantes no Canadá

Além dos feriados já comemorados na América do Norte, como o Dia de Ação de Graças, Natal, Páscoa, etc., o Canadá conta com dois feriados tradicionais: 

  • Canada Day, que ocorre dia 1 de julho. Durante esse feriado, comemora-se a unificação das três províncias: Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick em uma só. Durante o Canada Day, há desfiles nas ruas, além de shows, concursos e é claro, shows de fogos de artifício. 
  • Remembrance Day, que ocorre dia 11 de novembro e foi criado em homenagem aos soldados que lutaram nas duas guerras mundiais a fim de proteger seu povo. Antes mesmo de novembro, parte da população canadense passa a usar um broche com o desenho de uma papoula, símbolo do feriado, mostrando respeito aos combatentes.

Gastronomia no Canadá- Qual é a comida típica? 

Apesar de ser muito multicultural, o Canadá conta com diversos pratos típicos e tradicionais entre seu povo. Entre eles estão: Poutine, Bagel, Maple Syrup, BeaverTails, Nanaimo Bar e Butter Tarts.

Um dos mais famosos pratos do Canadá é o Poutine, que nada mais é do que batata frita com cheddar e molho de carne. É fácil de encontrar em qualquer lugar da região.

Já o Maple Syrup, é aquele molho que vemos nos filmes, colocado em cima das panquecas, que a gente achava que era Mel, mas na verdade, é extraído da árvore do maple leaf.

Além disso, como existe uma grande influência dos Estados Unidos na cultura do Canadá, os hambúrgueres são muito comuns… Veja o cardápio de uma das hamburguerias de lá na imagem ao lado:

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre os pratos típicos do Canadá, clique aqui!

O Canadá é um dos destinos mais famosos para intercâmbio

Justamente por ser um país multicultural e acolhedor, o Canadá é um dos países mais famosos para intercâmbio. Isso porque, além de ser um destino barato, o Canadá conta com ótima infraestrutura e qualidade de vida.

Compare orçamentos de intercâmbio para o Canadá. É online e gratuito:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor