...

Como lidar com a saudade de casa?

A saudade de casa é um dos sintomas mais comumente manifestados por intercambistas que fazem esse programa com qualquer tipo de duração. Não importa se você está apenas uma semana longe de casa ou um ano, em um determinado momento o “banzo” (como é chamada a saudade de casa) acaba batendo.

Mas como fazer para lidar com a saudade de casa, visto que você não vai poder desistir dessa experiência que lutou tanto para conquistar? Separamos algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio!

Criar uma rotina para conversar com a família durante a semana (sem exageros)

Uma boa maneira de minimizar os sintomas da saudade de casa é mantê-los por perto sempre que possível.

Agendar um horário na semana para sempre falar com eles é uma ótima maneira de sentir que você está longe, mas está perto. Com a ajuda da internet, hoje você pode fazer ligações com vídeo de qualidade e se sentir como se estivesse em casa.

Mas nada de fazer dessa ligação algo diário – lembre-se que para viver o intercâmbio intensamente é preciso ter capacidade de se desligar um pouco.

Compartilhar fotos e experiências na internet

Outro grande benefício que a internet pode promover para você matar as saudades de casa é compartilhar as fotos e experiências que está vivendo no exterior para as pessoas que ama.

Poste fotos no instagram, conte histórias no Facebook, mande e-mails sempre com novidades. Ver que as pessoas estão interagindo com você, mesmo estando longe, dá uma maior sensação de que elas estão próximas e lhe deixa menos saudoso e com sensação de ausente.

Fazer amigos que lhe trazem segurança

Muitas pessoas conseguem se apoiar nos amigos para conseguir se sentir mais seguro quando o assunto é lidar com as saudades de casa.

Procure fazer amizades que te façam bem e que compartilhem com você experiências em comum e objetivos em comum. Na hora do aperto da saudade, serão eles os responsáveis por segurar a sua onda e lhe fazer se sentir mais acolhido nesse período no exterior.

Se dedicar às novas experiências

Mergulhar a cabeça nas novas experiências também é uma grande chance de lhe ajudar a lidar com a saudade de casa. Quando a saudade bater, essa é a hora de ir pra rua e conhecer novos lugares, fazer novos amigos e aproveitar ao máximo esse período fora do país, afinal, você sabe que batalhou muito para estar ai, né?

Preparar alguma comidinha que te lembra a casa

Bateu a saudade e você tem intimidade com a cozinha? Essa é a hora de preparar aquele prato que é característico da sua terra – ou da sua casa. O arroz com feijão que só sua mãe faz, aquela massa que seu pai é craque ou até o ovo mexido do irmão podem ajudar a matar a saudade de casa quando ela bater forte. Lembre-se que a alimentação tem laços fortes com lembranças emocionais nossas e, por isso, pode te levar de volta a alguns momentos em família rapidamente com apenas algumas garfadas!

Lembrar de aproveitar até o último segundo

Mesmo com a saudade de casa batendo pesado, o pensamento que você sempre deve carregar consigo é que deve aproveitar o intercâmbio até o último segundo – afinal, ele acaba. Logo você estará de volta para matar todas as saudades de casa e das pessoas que ama!

Por isso, aproveite essa chance para fazer dessa uma oportunidade e experiências únicas!

Você está sofrendo com as saudades de casa no intercâmbio? Conta pra gente como tem lidado com isso!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor