...

Como é a imigração nos EUA?

A chegada nos Estados Unidos é um momento de tensão até para os viajantes mais experientes. Passar pela imigração americana pode significar ter que responder algumas perguntas e enfrentar rígidos procedimentos de segurança e, por isso, é preciso estar pronto para não demonstrar nervosismo e entender que tudo não passa de uma checagem de informações – e se você não tem nada a dever, não deve temer.

Quer se preparar para a imigração nos EUA? Nesse artigo contamos como ela acontece!

No embarque e no voo

No momento do checkin as companhias americanas já tem como protocolo conferir o visto válido em seu passaporte e fazer alguns questionamentos sobre sua mala. Essa já é uma primeira triagem, que vai ser reforçada quando você pousar em terreno americano.

No voo, antes de pousar, você recebe um formulário de declaração de alfândega. Lá, vai preencher dados pessoais, de viagens anteriores e do seu voo, para entregar ao responsável por sua imigração. Atente-se para responder todas as perguntas de maneira correta, para evitar dores de cabeça quando for conversar com o oficial de imigração.

Imigração na chegada ao país

Como acontece com qualquer outro país no exterior que você pretende visitar, ao pousar em solo americano e sair do avião, você será direcionado ao setor de imigração dos Estados Unidos. Basta seguir a indicação “Non-US Citzens” ou perguntar a um funcionário do aeroporto.

Para quem já visitou os EUA ou tem visto do tipo B1 ou B2, o processo de checagem das informações é feita com a ajuda de quiosques automatizados, que torna tudo mais rápido e eficiente. Em alguns casos, quando há dificuldade de checagem de alguma informação, você será direcionado ao guichê com o funcionário da imigração.

Caso você não possa utilizar esse sistema, ou se sinta mais seguro passando pelo funcionário, siga para a fila da imigração e leve consigo o fomulário preenchido em avião, mantendo também o passaporte em mãos.

Quando chegar ao guichê o funcionário vai lhe fazer algumas perguntas básicas, após checar seu documento: para onde você vai, qual o propósito da viagem, onde vai ficar e por quanto tempo e até mesmo se você já esteve nos EUA antes. Responda tudo tranquilamente e de maneira direta, preferencialmente em inglês. Caso tenha dificuldades em falar a língua, peça por ajuda ao funcionário para que ele possa providenciar algum tipo de tradutor.

Os mais precavidos também costumam levar consigo em papel impresso alguns documentos de hotel, passagem, seguro de viagem e mais alguns que possam te ajudar a comprovar as respostas.

Quando for liberado, você vai tirar fotos e registrar suas digitais para entrada no país.

Buscando as malas

A última etapa da sua imigração é buscar as malas, que estarão te esperando na esteira. Você vai precisar apresentar o seu comprovante de bagagem para poder levá-la consigo para o lado de fora do aeroporto, por isso, não perca o documento entregue para você no check-in.

Na saída pra o aeroporto, você pode ser convidado a ter a mala inspecionada, como mais um processo de segurança. Fique tranquilo e aguarde a finalização da avaliação do conteúdo da sua mala, que é feita por especialistas nesse tipo de verificação.

Passou por tudo isso? Agora é só ser feliz e curtir o seu destino americano de viagem! Ainda tem alguma dúvida sobre o processo de imigração nos EUA? Conte para a gente!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor