...

Como dirigir no exterior

Para poder usar a sua carteira de motorista no exterior, é preciso seguir algumas orientações sobre documentação necessária para mostrar que você está apto para assumir essa responsabilidade no país.

Nesse artigo, mostramos tudo que você precisa para entender como dirigir no exterior:

Quais documentos preciso para dirigir no exterior?

Para dirigir no exterior você precisa entender que cada país pode ter uma regra diferente sobre essa questão. Na América do Sul, por exemplo, você precisa de um documento que chama Seguro Carta Verde, que vai lhe proteger contra acidentes e permitir que você dirija. Entretanto, na Argentina e no Uruguai, basta levar consigo a carteira de motorista brasileira.

Na América do Norte e em boa parte da União Europeia, é necessário apenas ter a carteira de motorista brasileira. Entretanto, é recomendado solicitar uma permissão nacional para dirigir (PID) para não passar por problemas no exterior. Para quem vai ficar mais de três meses nesses destinos, a PID passa a ser obrigatória.

Na Oceania, África e Oriente Médio a solicitação da PID é obrigatória para quem quer dirigir por lá.

Como tirar o PID?

O PID é um documento traduzido em oito idiomas que comprova a sua capacidade de dirigir um carro. Para obtê-la é preciso solicitar a mesma ao Detran, apresentando sua CNH dentro da validade.

Existe uma grande lista de países que exigem o PID e essa lista pode ser facilmente encontrada no Detran. Entretanto, mesmo para os países que não exigem a comprovação, é mais seguro levá-la consigo para qualquer viagem para o exterior que você pretenda dirigir.

Existe idade mínima para dirigir lá fora?

No Brasil é preciso ter 18 anos para tirar a carteira de motorista, entretanto, a regra pode mudar em outros países. Na Europa, por exemplo, a idade mínima é de 25 anos para estrangeiros.

Na América do Norte, apesar da grande maioria dos países liberar habilitação para habitantes aos 16 anos, para estrangeiros a idade mínima também é 25 anos. A mesma regra se aplica a maioria dos países da América do Sul com exceção de Chile, Paraguai e Uruguai (22 e 23 anos, respectivamente).

Devo fazer seguro para dirigir?

Apesar de não ser obrigatória a contratação de seguro de carro na grande maioria das vezes que você for alugar um veículo no exterior, é recomendável ter consigo um seguro para qualquer eventualidade.

Um bom seguro de viagem pode lhe ajudar a se sentir mais protegido quando precisar dirigir no exterior.

Você vai dirigir no exterior? Já preparou sua documentação? Tire suas dúvidas sobre o assunto com a gente!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor