Estudar e Trabalhar em Malta: É recomendado?

Malta tem se tornado um destino europeu cada vez mais procurado para quem quer viver a experiência de estudar no exterior e dar uma alavancada no inglês, já que o inglês também é língua oficial no país.

O clima tropical e o estilo de vida tranquilo e divertido da população local são alguns dos motivos que fazem de Malta um destino ideal para fazer seu intercâmbio de inglês.

Muitas pessoas também se questionam sobre a oportunidade de trabalhar nesse país e, dessa maneira, conseguir reduzir os custos relacionados com a estadia, alimentação escolas e diversão por lá... Se você é uma dessas, fique tranquilo.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre as oportunidades de estudar e trabalhar em Malta. Confira!

É possível estudar e trabalhar em Malta?

Tendo em vista o tanto de oportunidades que estão surgindo e a qualificação dos profissionais, o governo maltês decidiu facilitar seu período no país e agora os brasileiros tem permissão de trabalhar durante seu intercâmbio de inglês. 

A permissão de trabalho é dada após a aplicação do visto de estudante, feita na capital de Malta, Valletta.

Passo a passo para estudar e trabalhar em Malta:

Aplicação do visto de estudante

O processo de aplicação do visto de estudante deve ser iniciado após a terceira semana no país. Fizemos esse vídeo com todo o passo a passo para solicitar seu visto de estudante. 

Como aplicar a vagas?

Assim como fazemos no Brasil, hoje a procura de vagas de emprego em Malta também acontecem na internet.

O que também é muito comum é rodar a cidade em busca de oportunidades de trabalho, mas a busca na internet tem sido a maneira mais eficiente e prática para empregadores e empregados se encontrarem.

Onde encontrar oportunidade de trabalho em Malta:

Aqui separamos uma lista de sites ou plataformas mais usados pelos intercambistas que encontraram vagas de trabalho em Malta.

Malta Jobs

Contam com muitas vagas de emprego em que não há exigência de formação universitária: garçons, faxineiros, babás e várias outras oportunidades de meio período ou diárias de trabalho.

Top Jobs Malta

Nesse site existem vagas de emprego de todos os tipos: os que não demandam formação universitária e vagas para profissionais qualificados.

Jobs in Malta

Esse é o maior site de empregos do país (algo como a Catho, que temos aqui no Brasil) e pode oferecer oportunidades em todas as áreas.

Além disso, aposte em: 

  • Andar pelas áreas centrais das cidades e ver oportunidades de vagas.
  • Conversar com colegas e profissionais da escola e ficar por dentro de oportunidades de trabalho.

Requisitos para trabalhar e estudar em Malta 

Trabalhar nesse país não é uma oportunidade para qualquer pessoa. Há certos requisitos que precisam ser preenchidos para trabalhar e estudar em Malta:

  • Ter um intercâmbio superior a 90 dias.
  • Frequentar um curso de inglês em uma escola habilitada pelo governo maltês.
  • Ter boa frequência no curso.
  • Fazer um curso com no mínimo 15 horas semanais.
  • Trabalhar apenas 20 horas por semana.
  • Comprovação de renda para o tempo que for permanecer na ilha, sendo 75% do salário maltês.
  • Ter visto de estudante válido para o período.
  • Falar inglês, mesmo que de maneira simples, é uma das principais exigências das vagas de trabalho em Malta. Até para quem vai aceitar vagas de empregos em que o uso do inglês não é necessário, os empregadores exigem o mínimo da capacidade de comunicação para conseguir trabalhar por lá.

Por que estudar em Malta?

Malta é um dos destinos mais interessantes para brasileiros na Europa, principalmente por fazer parte do tratado de Schengen.

O tratado de Schengen nos possibilita estudar e morar no país pelo um período de 90 dias utilizando o visto de turista. Assim, você tem sua entrada facilitada para vider em um país rico em arquitetura, história e belezas naturais.

Atualmente, Malta é o destino com o melhor custo x benefício para realizar um intercâmbio de inglês, justamente por ser um país barato e muito confortável para viver na União Europeia.

O clima de Malta é tropical e muito parecido com o clima do Brasil, o povo Maltês está acostumado a lidar com estrangeiros e, para quem gosta de diversão e uma vida noturna agitada, o país é o destino ideal.

Contudo, caso você tenha cidadania europeia sua situação é facilitada, já que brasileiros com cidadania portuguesa, italiana, espanhola etc. podem trabalhar em qualquer vaga com um período de trabalhor superior a 20 horas semanais.

Qual é o salário médio pago em Malta?

Como você vai trabalhar como estudante, precisa ter em mente que seu salário vai ser condizente a vaga. E essas normalmente são de funções mais elementares.

Garçons, serviço de limpeza, auxiliares de cozinha, hostess, camareira e outros cargos similares.

Para esses cargos a média de salário é de € 3 a € 5 por hora.

Além disso, esses valores variam de acordo com o local de trabalho e se for em alta ou baixa temporada.  

Oportunidades de empregos que pagam melhor são mais difíceis de serem conquistadas, porque Malta é um país pequeno. Também temos que considerar que sua economia gira em torno da importação de vários serviços e produtos que não consegue desenvolver em sua região.

A dica é se preparar, pesquisar e não desistir dessas vagas. Você também pode fazer parte de grupos no Facebook para estar por dentro das oportunidades de emprego por lá.

Estudar e trabalhar em Malta vale pena?

ilustração de menina trabalhando remotamente
ilustração de menina trabalhando remotamente

Como vimos, dá sim para ter um dinheiro que vai ajudar nas suas despesas diárias. Além disso, o mais importante é ter contato com pessoas de outras esferas e praticar seu inglês.

Mas tem outra possibilidade se você quer ter uma renda superior: trabalhar remotamente.

É possível, sim, conseguir tirar uma grana extra em Malta realizando trabalhos à distância para empresas aqui no Brasil e que oferecem esse tipo de atividade profissional.

O famoso trabalho freelancer também ajuda muitos profissionais que vão em busca de aprimorar seu nível no inglês no exterior sem perder o vínculo na carreira profissional em solo brasileiro.

Algumas empresas de TI, marketing e comunicação já trabalham com muitos de seus colaboradores em um sistema de  Home Office (trabalho em casa).

Essa pode ser a solução ideal para muitos profissionais que desejam acelerar o seu nível de inglês estudando no exterior.

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona o programa estudo e trabalho em Malta, consegue decidir se esse tipo de programa em Malta vale ou não para você nesse momento?

Estude em Malta. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor