Página inicial / Dicas / Como colocar o intercâmbio no currículo?

Como colocar o intercâmbio no currículo?

Como colocar o intercâmbio no currículo

O intercâmbio é uma experiência pessoal e cultural que qualquer pessoa deveria poder viver. A oportunidade de crescer, mudar a maneira como você pensa e, principalmente, aprender com outras culturas é algo que nem sempre vamos conseguir fazer e, por isso, o intercâmbio surge como a alternativa perfeita.

Mas como fazer para colocar o intercâmbio no currículo? Nós separamos algumas dicas para você tornar esse sonho realidade. Confira!

Escolha o tipo de intercâmbio que você quer fazer

Escolher fazer um intercâmbio não significa apenas tomar a decisão de viver um tempo fora do país. É preciso saber exatamente o tipo de experiência que você quer ter, para começar a dar os primeiros passos na realização desse sonho.

Existem vários tipos de intercâmbios que você pode fazer:

  • Para estudar línguas;
  • Universitário;
  • Work and travel;
  • Para fazer trabalho voluntário;
  • Cultural.

Não importa qual o tipo de intercâmbio que você quer fazer, mas é importante tomar essa decisão antes de sair procurando uma oportunidade de viver essa experiência.

Pesquise os países que oferecem essa alternativa

Escolhido o tipo de intercâmbio que você quer fazer, o próximo passo é encontrar o país que oferece essa alternativa. Por isso, faça uma pesquisa relacionada ao tipo de intercâmbio que quer fazer e uma lista dos países que gostaria de viver por um período. Com essa lista em mãos, é mais fácil seguir para o próximo passo.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é, provavelmente, a etapa mais importante para a tarefa de colocar o intercâmbio no currículo ser concluída – especialmente se você vai bancar a sua própria experiência.

Por isso, escolhendo as possibilidades de países para te receber como intercambista, é hora de começar a fazer as contas: quanto custa viver por lá, comer, se locomover, se existe valor para emitir visto e, principalmente, quanto custa o curso que você quer fazer e a passagem para o país destino.

Coloque tudo em uma planilha e veja a opção que cabe de maneira mais confortável no seu bolso, sem esquecer que o intercâmbio deve sempre ser visto como um investimento na sua carreira profissional e vida pessoal.

Temos uma planilha financeira que pode te ajudar, baixe a sua aqui.

Procure saber o que você precisa fazer para ir para o país

O país destino que você escolheu demanda algum visto para intercambistas? É preciso tomar alguma vacina ou fazer algum checkup médico? Você precisa ter fluência em alguma língua ou um volume em dinheiro necessário para se sustentar por lá? Descubra absolutamente tudo que precisa para poder entrar no país em que vai fazer o seu intercâmbio sem dores de cabeça.

Entre em contato com uma agência especializada para cumprir todos os passos

Para viajar com tranquilidade e sem pensar nas dores de cabeça que organizar um intercâmbio pode resultar, entrar em contato com uma agência especializada para cumprir todos esses passos pode ser essencial. A agência vai te ajudar a encontrar os melhores projetos de intercâmbio para seu objetivo de vida e também te acompanhar em todos os passos para chegar a esse país.

Onde colocar no currículo

Após viver essa experiência, além de agregar na vida pessoal, o intercâmbio é um diferencial na hora de uma entrevista de emprego, mas onde colocar no currículo?

  • Intercâmbio Profissional: Informando o nome da empresa, cargo e o período da atividade junto com outras experiências profissionais.
  • Intercâmbio Acadêmico: Com o nome da instituição e data de inicio e fim e se o curso esta vinculado a uma graduação nacional, informe junto com o nome da instituição na parte de formação.
  • Intercâmbio de cursos de especialização: Nome do curso, instituição e período, em outras atividades.
  • Intercâmbio de Idioma: Breve descrição da experiência junto com o nome da instituição, em outras atividades
  • Intercâmbio de Trabalho Voluntário: Descrição da atividade  em outras atividades.
Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

anvisa

Certificado Internacional de Vacinação: O que é e como emitir para viajar

Alguns países  podem exigir, para entrada em seu território, um comprovante de vacinação para determinadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *