...

Qual é o prato típico da Irlanda? As 10 comidas mais famosas

A Irlanda é um país incrível e muito encantador, tanto é que todos que o visitam ou moram por lá, voltam completamente apaixonados com os irlandeses e sua cultura.

Por falar em cultura, um dos aspectos mais importantes dessa manifestação cultural de qualquer população é a alimentação. E se você vai realizar uma viagem ou intercâmbio na Irlanda, ou um intercâmbio, esse artigo tem o intuito de lhe ajudar a conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas da Irlanda.

Fizemos uma lista para que você já possa escolher, de uma vez por todas, qual é a comida típica da Irlanda que provavelmente vai ganhar o seu coração. Confira!

Qual é a comida mais famosa da Irlanda?

 De modo geral, a Irlanda não se destaca muito no mundo da gastronomia. São utilizados poucos ingredientes nos pratos e seus preparos são bem simples. Mas com certeza é uma gastronomia única e você vai gostar!

Ah, e uma curiosidade, é que a maioria dos pratos típicos da Irlanda são feitos com babata, que é um ingrediente que causou a imigração de milhares de irlandeses para o Canadá e EUA para fugir da grande fome, após uma praga atingir uma boa parte das safras de batata da época. Vamos falar um pouquinho sobre cada um? 

1- Irish Breakfast

O Irish Breakfast, ou desjejum irlandês, é provavelmente um dos itens da culinária irlandesas mais tradicionais que você vai saborear. Ele é composto de uma generosa xícara de chá preto ou café, e salsichas, bacon, chouriço, ovos, feijão doce e torradas.

Irlandeses gostam de saboreá-lo após uma noite de intensas bebedeiras, para combater a ressaca, mas não é consumido com frequência por ser um prato bem reforçado, é mais comum nos finais de semana.

Irish Breakfast com linguiça feijão ovos
Irish Breakfast enviado por uma intercambista na Irlanda

2- Shepherd’s Pie

Essa torta de carne bovina ou de carneiro com purê de batatas é uma comida típica da Irlanda, mas também bastante popular na Inglaterra, onde pode ser encontrada com muita facilidade em qualquer restaurante tradicional.

De qualquer maneira, vale a pena provar a versão irlandesa dessa iguaria.

3- Dublin Coddle

O Dublin Coddle, que é um prato irlandês típico da capital Dublin, também pode ser encontrado em diferentes cantos do país. Ele é uma refeição preparada com batatas, bacon e linguiça defumada, geralmente bem acompanhado de uma deliciosa cerveja local – mais comumente a Guiness, é claro.

4- Porridge

Seu café da manhã vai ser muito diferente do que está acostumado a consumir no Brasil. O Porridge, que é uma comida típica da Irlanda, é um tipo de mingau feito com aveia, milho ou quinoa, porém sempre acompanhado com fatias generosas de frutas ou doces.

Imperdível e delicioso para aquecer as manhãs frias dessa região do globo.

5- Fish and Chips 

Esse com certeza é um dos pratos mais tradicionais da Irlanda, e apesar de não ter sido criado lá, é bem consumido pelos irlandeses. Inclusive ele é bem simples de ser feito, já que é um peixe empanado e frito com batatas fritas e algum molho.

fish and chips da irlanda
fish and chips da irlanda

6- Irish Stew

O tradicional ensopado irlandês tem um charme a parte quando o assunto é culinária irlandesa.

Preparado com carne de cordeiro, batatas, cenoura, alho e aipo, você ainda pode terminar de temperá-lo com um pouco de Guiness ou Whisky para amolecer mais a carne e dar um sabor incrível ao prato.

Sobremesas e Doces típicos da Irlanda

Nada melhor do que uma boa sobremesa para encerrar uma refeição digna de respeito, não é? Por isso vamos conhecer também os famosos doces irlandenses.

1- Pudim de Carragenina 

É um pudim feito com uma alga vermelha, o musgo irlandês, lavada e fervida com leite. Após ser aquecida, a alga cria um tipo de gelatina, misturada com açúcar, extrato de baunilha e ovo. Geralmente é servida fria e com frutas vermelhas.

2- Trufas de chocolate com whisky

Você já deve saber, que os irlandeses são super fãs de cerveja e whisky, e além de tomar essas bebidas, elas também são super utilizadas em receitas irlandeses. Inclusive nesse doce

3- Irish Porter Cake

Esse é um bolo tradicional na Irlanda, bem comum de ser encontrado nas festas de Saint Patrick’s Day ou antes do natal. Esse doce é a mistura de um bolo comum, com frutas secas, cerveja preta (Guinness por aqui novamente) e especiarias 

E se quiser aprender como fazer o Porter Cake separamos esse vídeo pra você:

Então, gostou de conhecer mais sobre a culinária Irlandesa? 

Sabemos que é muito difícil se acostumar com as comidas e pratos de uma cultura diferente da sua, mas é uma experiência que vale muito a pena já que nada melhor do que a comida pra de fato conhecer um local. 

Mas não se preocupe caso não se acostume com os ingredientes e temperos irlandeses! Se estiver fazendo seu intercâmbio ou viagem para o exterior ainda é possível que você encontre restaurantes com comidas de todos os lugares do mundo!

Além disso, é possível encontrar mercados e comprar algumas comidas brasileiras para cozinhar lá. Mas lembre de experimentar tudo antes, pra se conectar ainda mais com a cultura local, ok?  

Já imaginou estudar inglês na Irlanda? Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio dos sonhos:

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor