Qual é o Clima na Austrália?

Que a Austrália fica do outro lado do Brasil, todos sabem. Mas será que vale a pena atravessar o continente para fazer um intercâmbio na terra dos coalas e cangurus?

A Austrália é o maior país da Oceania e banhado pelos oceanos Pacífico e  Índico, não fazendo fronteiras com nenhum outro país. Milhares de intercambistas procuram o país primeiro pela sua beleza e, segundo, pela possibilidade de trabalho legal.

Provavelmente, você já escutou a frase de brasileiros que já foram ou estão na Austrália “ A Austrália é o Brasil que deu certo”. E a premissa não deixa de ser verdade, pelo fato das coisas funcionarem muito bem lá.

Porém, como em qualquer outro país, os problemas existem; e lá, estão relacionados ao meio ambiente, no que se refere às atividades ameaçadoras por parte dos  humanos e por espécies de vegetais e animais invasores. A questão da mudança climática é uma preocupação que vem crescendo a cada dia  na Austrália por conta disso.

Apesar desse inconveniente climático que o país enfrenta, pode ter certeza ainda vale super a pena atravessar mares e montanhas para conhecer o clima na Austrália de pertinho! O país tem muito a oferecer a todos que o escolhem como destino.

Clima na Austrália

Brasileiros que amam o clima do nosso país, na Austrália irão se sentir em casa! Assim como no Brasil, o clima na Austrália é muito agradável e desprovidos de  temperaturas extremas.

Sol, praia, calor e muitas atividades ao ar livre são a essência do país na maioria dos dias do ano. É um país com muito verde, tendo mais de 90% do território da Austrália coberto por algum tipo de vegetação.

O clima do  país divide-se em suma: Tudo o que está acima do trópico de Capricórnio é considerado Clima Tropical, e o que estiver abaixo é considerado Clima Temperado.

A zona tropical, ao norte, abrange 40% da Austrália. O restante fica na zona temperada. Porém, há variações de temperaturas, devido a grande extensão do país.

As regiões temperadas têm as quatro estações bem definidas, enquanto a zona tropical tem apenas duas – o verão úmido e o inverno seco.

No inverno, de junho a setembro, as temperaturas oscilam constantemente. A manhã é sempre um pouco mais fria, geralmente em torno de 5ºC e, ao passar do dia, pela tarde, as temperaturas sobem e podem atingir 20ºC. À noite, a temperatura cai novamente, voltando a esfriar bastante. Podemos presenciar neve em alguns pontos da Austrália, principalmente nas montanhas, entre New South Wales e Victoria, onde a temperatura pode chegar a 5º abaixo de zero  e as estações de esqui lotam neste período. Já ao Norte da Austrália, o inverno é mais ameno.

Agora, o verão…. Prepare-se para dias bem quentes e ensolarados nos meses de dezembro a março. Nesta época, os termômetros podem chegar a 40ºC facilmente em todas as cidades. Ventos quentes podem te pegar desprevenido e fazer com que você procure um ar-condicionado o mais perto e rápido  possível. Brincadeiras a parte, passe um bom protetor solar e vá curtir essa estação maravilhosa, as praias ficam super agitadas e o sol irradia toda a beleza que o país proporciona.


Abaixo, a tabela indica a média geral climática na Austrália durante o ano. Logo a seguir, das cidades mais procuradas: Sydney, Melbourne e Brisbane.

Médias de temperaturas gerais na Austrália durante o ano

Sydney

médias de temperaturas em sydney
Sydney tem uma média de 12º no inverno

O inverno em Sydney é moderado e sua média é de 12ºC e o verão é bem quente, na média de 35ºC .

Melbourne

Médias de temperaturas em Melbourne

Já Melbourne é um caldeirão inconstante climático. Uma hora chove, outra faz sol, eleva a temperatura, cai temperatura, tudo em um dia só.

Brisbane

Média de temperaturas em Brisbane

Em Brisbane os verões são quentes e chuvosos e invernos amenos e secos.No verão o calor e as chuvas são constantes,chove muito nessa época .

O clima na Austrália é muito tentador para os brasileiros. Muito sol e calor como muitos estão acostumados! Que tal fazer as malas e partir para uma aventura nesse país?

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor